Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 601Q474311 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 602Q223738 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física. Um desses aspectos afirma que o professor deve "reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (BRASIL, 1998; p. 19) O trecho em destaque refere–se ao ✂️ a) Princípio da Inclusão. ✂️ b) Princípio da Eficiência. ✂️ c) Princípio da Diversidade. ✂️ d) Princípio do Gênero. ✂️ e) Princípio do Desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 603Q933840 | Educação Física, EsporteQual evento esportivo internacional ocorre a cada quatro anos e reúne países de todo o mundo em um espetáculo global? ✂️ a) Copa do Mundo da FIFA ✂️ b) Torneio de Wimbledon ✂️ c) Super Bowl ✂️ d) NBA Finals Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 604Q841212 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de: ✂️ a) Demonstração. ✂️ b) Reeducação postural. ✂️ c) Trampolim acrobático. ✂️ d) Competição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 605Q837147 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021Provas de atletismo realizadas em setores específicos do estádio, cujas dimensões são determinadas pelas regras internacionais, e compreende o arremesso do peso, o lançamento do dardo, do disco e do martelo e os saltos à altura, à distância, triplo e com vara. São: ✂️ a) Provas de pista ✂️ b) Provas de campo. ✂️ c) Provas rústicas ✂️ d) Provas combinadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 606Q841514 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No voleibol indoor, as posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma: ✂️ a) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 1 (frente-esquerda), 2 (frente central) e 3 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 4 (traseira esquerda), 5 (traseira central) e 6 (traseira direita). ✂️ b) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 3 (frente-esquerda), 4 (frente central) e 5 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 2 (traseira central) e 3 (traseira direita). ✂️ c) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 6 (traseira central) e 5 (traseira direita). ✂️ d) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 607Q835628 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) São as mais comuns e apareceram mais fortemente no campo científico nas décadas de 60 e 70. Em função de sua generalidade falam pouco sobre os componentes que as formam ou como o conceito pode ser operacionalizado, normalmente incorporam ideias de satisfação/insatisfação e de felicidade e descontentamento e por essa razão o conceito destaca-se como subjetivo e individual. ✂️ b) Dividem o conceito numa série de partes, componentes ou dimensões que contribuem para a qualidade de vida global, podendo ainda identificar um ou mais componentes como essencial. Essas definições são melhores operacionalizáveis e podem abranger tanto questões objetivas (como estado de saúde e capacidade funcional, nível socioeconômico, etc.) como subjetivas (julgamento pessoal sobre a satisfação com a vida, autoestima, etc.). ✂️ c) Trata-se de uma subdivisão das definições por componentes. Nestas definições um ou mais componentes são focalizados e analisados mais detalhadamente. Normalmente este tipo de definição é usado na área da saúde na qual são privilegiados certos aspectos específicos de cada quadro patológico. ✂️ d) São normalmente definições globais que especificam um ou mais componentes, tratando, por exemplo, da satisfação geral da vida, dando ênfase ao aspecto físico, mas não analisando o contexto social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 608Q471609 | Educação Física, Analista de Esporte e Lazer, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME GrupoAs capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional: ✂️ a) Coordenação. ✂️ b) Força. ✂️ c) Velocidade. ✂️ d) Resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 609Q474440 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Embora os termos crescimento e desenvolvimento sejam indissociáveis, há tecnicamente importante distinção entre ambos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Desenvolvimento é o processo de se tornar maduro, com progressiva aquisição da forma adulta, ou seja, corresponde essencialmente ao progresso para o estado biológico maduro. ✂️ b) Crescimento está relacionado ao processo de alteração das funções corporais com o passar do tempo. ✂️ c) Desenvolvimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativo que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ✂️ d) Desenvolvimento corresponde ao processo de aquisição das complexas funções corporais com o avançar da idade. ✂️ e) Crescimento corresponde às alterações fisiológicas que repercutem em um melhor desempenho físico associado ao avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 610Q473948 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJCom relação aos sistemas de defesa que podem ser utilizados pela modalidade esportiva do basquete, o sistema de defesa por zona pode ser classificado em defesas pares e defesas ímpares. Dessa forma, em relação às defesas pares, podemos afirmar que são as que: ✂️ a) possuem dois jogadores na primeira linha. ✂️ b) possuem apenas um jogador na primeira linha. ✂️ c) possuem três jogadores na primeira linha. ✂️ d) dificultam o rebote defensivo. ✂️ e) têm como característica principal neutralizar arremessos a média e longa distância. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 611Q184449 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo contexto escolar, a indisciplina nas aulas de Educação Física destaca-se como uma das limitações para a atuação do professor. A indisciplina pode ser identificada no desrespeito às regras e às diferenças individuais, bem como nos comentários preconceituosos, que criam um ambiente de práticas excludentes, que se tornam cotidianas. Nas aulas de Educação Física, os estudantes menos experientes em atividades motoras, por exemplo, são excluídos em muitas oportunidades. O fato de ser excluído da atividade pode gerar indisciplina, cujas motivações vão desde fatores históricos e culturais, história de vida dos estudantes e do professor até a resistência ao saber escolarizado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções. Na escola, a indisciplina pode ser combatida pelo debate sobre a ética, que se caracteriza por uma reflexão autônoma sobre os valores da sociedade. Assim, democraticamente, os professores devem contribuir para a participação dos estudantes na elaboração e no debate de normas condizentes com o ambiente educacional. PORQUE A indisciplina tem como causa a atuação do professor. Assim, se o professor, em cada aula, se inteirasse das aspirações, dos anseios e dos desejos dos estudantes, ele auxiliaria o grupo a resolver problemas e a promover um ambiente de inclusão, respeito e tranquilidade na aula de Educação Física. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 612Q31183 | Educação Física, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BANa forma das Leis n° 9.696/98 e 6.839/80, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados e delas encarregados serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. ( ) Os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, no Brasil, poderão inscrever-se nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física, mesmo que não autorizado ou reconhecido. ( ) Os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição estrangeira de ensino superior poderão inscrever-se nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física, mesmo que não revalidado. ( ) O profissional de Educação Física não poderá participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares nas áreas de atividades físicas e do desporto. ( ) A designação de profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a ✂️ a) V V V V V ✂️ b) F F F V V ✂️ c) F V V V F ✂️ d) V V V F F ✂️ e) V F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 613Q474359 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJO termo treinamento de força abrange uma grande variedade de tipos de treinamento. Entre eles podemos incluir: ✂️ a) o exercício de força máxima e a ventilação máxima. ✂️ b) o treinamento cardiovascular e as habilidades básicas. ✂️ c) o exercício contra resistência e a amplitude da capacidade pulmonar. ✂️ d) o treinamento pliométrico e a corrida em aclive. ✂️ e) o treinamento aeróbico e a flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 614Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são: ✂️ a) Convivência, consciência e transcendência. ✂️ b) Reflexão, crítica e tomada de decisão coletiva. ✂️ c) Discussão, convivência e transposição de regras e valores. ✂️ d) Empatia entre os participantes, comunicação padronizada e cooperação e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 615Q472445 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens. O exercício físico, praticado esporadicamente, previne a incidência de doenças cardiovasculares e diminui o estresse. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 616Q474339 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. O teste de corrida de doze minutos, também conhecido como teste de Cooper, é um teste de campo de medida direta da aptidão cardiorrespiratória. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 617Q845319 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Os treinos compostos por circuitos de exercícios de potência, intensidade e força que favorecem a definição muscular, o fortalecimento articular e a diminuição da gordura corporal são chamados de: ✂️ a) Phiometria. ✂️ b) Método aeróbico. ✂️ c) Steep-training. ✂️ d) Power-training. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 618Q473133 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), se as pessoas que levam uma vida sedentária possuíssem um estilo de vida mais ativo, praticando regularmente atividade física, haveria um enorme bem-estar individual e benefícios para o (a) ✂️ a) família ✂️ b) município. ✂️ c) sociedade. ✂️ d) saúde pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 619Q474519 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Assinale a opção correta, a respeito de cineantropometria, a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais. ✂️ a) A avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento. ✂️ b) A dobra cutânea tricipital é medida na face anterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto médio da distância entre o acrômio e o olecrano. ✂️ c) A medida da circunferência de cintura, preditora do risco cardiovascular e metabólico, é mensurada no ponto médio entre a crista ilíaca e a cicatriz umbilical. ✂️ d) Os procedimentos padrão para as medidas das dobras cutâneas incluem realizar as medidas do lado direito do corpo e posicionar as hastes do adipômetro perpendicularmente em relação à dobra, aproximadamente 1 centímetro abaixo do local pinçado. ✂️ e) O padrão de distribuição androide da gordura corporal está associado a um menor risco à saúde quando comparado ao padrão ginoide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 620Q843703 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No atletismo, o lançamento de martelo tem por objetivo do atleta, lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar: ✂️ a) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ b) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ c) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ d) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
601Q474311 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
602Q223738 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, três aspectos são fundamentais para a prática pedagógica do Professor de Educação Física. Um desses aspectos afirma que o professor deve "reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (BRASIL, 1998; p. 19) O trecho em destaque refere–se ao ✂️ a) Princípio da Inclusão. ✂️ b) Princípio da Eficiência. ✂️ c) Princípio da Diversidade. ✂️ d) Princípio do Gênero. ✂️ e) Princípio do Desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
603Q933840 | Educação Física, EsporteQual evento esportivo internacional ocorre a cada quatro anos e reúne países de todo o mundo em um espetáculo global? ✂️ a) Copa do Mundo da FIFA ✂️ b) Torneio de Wimbledon ✂️ c) Super Bowl ✂️ d) NBA Finals Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
604Q841212 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020No universo da ginástica, de acordo com Souza (1997), Tumbling, é classificada como ginástica de: ✂️ a) Demonstração. ✂️ b) Reeducação postural. ✂️ c) Trampolim acrobático. ✂️ d) Competição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
605Q837147 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021Provas de atletismo realizadas em setores específicos do estádio, cujas dimensões são determinadas pelas regras internacionais, e compreende o arremesso do peso, o lançamento do dardo, do disco e do martelo e os saltos à altura, à distância, triplo e com vara. São: ✂️ a) Provas de pista ✂️ b) Provas de campo. ✂️ c) Provas rústicas ✂️ d) Provas combinadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
606Q841514 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No voleibol indoor, as posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma: ✂️ a) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 1 (frente-esquerda), 2 (frente central) e 3 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 4 (traseira esquerda), 5 (traseira central) e 6 (traseira direita). ✂️ b) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 3 (frente-esquerda), 4 (frente central) e 5 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 2 (traseira central) e 3 (traseira direita). ✂️ c) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 1 (traseira esquerda), 6 (traseira central) e 5 (traseira direita). ✂️ d) Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente-esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita); Os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
607Q835628 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021O desenvolvimento de uma classificação de qualidade de vida é útil para organizar definições existentes, identificando e ordenando elementos comuns e fatores de destaque que influenciam estas definições. De acordo com Farquhar (1995), destacam-se quatro tipos de classificações: definições globais ou gerais, definições em componentes ou dimensões, definições focalizadas em componentes e, por último, definições que abordam combinações das primeiras. Esses tipos de definições apresentam algumas características. Com relação às definições globais ou gerais, é CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) São as mais comuns e apareceram mais fortemente no campo científico nas décadas de 60 e 70. Em função de sua generalidade falam pouco sobre os componentes que as formam ou como o conceito pode ser operacionalizado, normalmente incorporam ideias de satisfação/insatisfação e de felicidade e descontentamento e por essa razão o conceito destaca-se como subjetivo e individual. ✂️ b) Dividem o conceito numa série de partes, componentes ou dimensões que contribuem para a qualidade de vida global, podendo ainda identificar um ou mais componentes como essencial. Essas definições são melhores operacionalizáveis e podem abranger tanto questões objetivas (como estado de saúde e capacidade funcional, nível socioeconômico, etc.) como subjetivas (julgamento pessoal sobre a satisfação com a vida, autoestima, etc.). ✂️ c) Trata-se de uma subdivisão das definições por componentes. Nestas definições um ou mais componentes são focalizados e analisados mais detalhadamente. Normalmente este tipo de definição é usado na área da saúde na qual são privilegiados certos aspectos específicos de cada quadro patológico. ✂️ d) São normalmente definições globais que especificam um ou mais componentes, tratando, por exemplo, da satisfação geral da vida, dando ênfase ao aspecto físico, mas não analisando o contexto social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
608Q471609 | Educação Física, Analista de Esporte e Lazer, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME GrupoAs capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional: ✂️ a) Coordenação. ✂️ b) Força. ✂️ c) Velocidade. ✂️ d) Resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
609Q474440 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Embora os termos crescimento e desenvolvimento sejam indissociáveis, há tecnicamente importante distinção entre ambos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) Desenvolvimento é o processo de se tornar maduro, com progressiva aquisição da forma adulta, ou seja, corresponde essencialmente ao progresso para o estado biológico maduro. ✂️ b) Crescimento está relacionado ao processo de alteração das funções corporais com o passar do tempo. ✂️ c) Desenvolvimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativo que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ✂️ d) Desenvolvimento corresponde ao processo de aquisição das complexas funções corporais com o avançar da idade. ✂️ e) Crescimento corresponde às alterações fisiológicas que repercutem em um melhor desempenho físico associado ao avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
610Q473948 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJCom relação aos sistemas de defesa que podem ser utilizados pela modalidade esportiva do basquete, o sistema de defesa por zona pode ser classificado em defesas pares e defesas ímpares. Dessa forma, em relação às defesas pares, podemos afirmar que são as que: ✂️ a) possuem dois jogadores na primeira linha. ✂️ b) possuem apenas um jogador na primeira linha. ✂️ c) possuem três jogadores na primeira linha. ✂️ d) dificultam o rebote defensivo. ✂️ e) têm como característica principal neutralizar arremessos a média e longa distância. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
611Q184449 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo contexto escolar, a indisciplina nas aulas de Educação Física destaca-se como uma das limitações para a atuação do professor. A indisciplina pode ser identificada no desrespeito às regras e às diferenças individuais, bem como nos comentários preconceituosos, que criam um ambiente de práticas excludentes, que se tornam cotidianas. Nas aulas de Educação Física, os estudantes menos experientes em atividades motoras, por exemplo, são excluídos em muitas oportunidades. O fato de ser excluído da atividade pode gerar indisciplina, cujas motivações vão desde fatores históricos e culturais, história de vida dos estudantes e do professor até a resistência ao saber escolarizado. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções. Na escola, a indisciplina pode ser combatida pelo debate sobre a ética, que se caracteriza por uma reflexão autônoma sobre os valores da sociedade. Assim, democraticamente, os professores devem contribuir para a participação dos estudantes na elaboração e no debate de normas condizentes com o ambiente educacional. PORQUE A indisciplina tem como causa a atuação do professor. Assim, se o professor, em cada aula, se inteirasse das aspirações, dos anseios e dos desejos dos estudantes, ele auxiliaria o grupo a resolver problemas e a promover um ambiente de inclusão, respeito e tranquilidade na aula de Educação Física. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta ✂️ a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. ✂️ b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. ✂️ c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. ✂️ d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. ✂️ e) Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
612Q31183 | Educação Física, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BANa forma das Leis n° 9.696/98 e 6.839/80, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados e delas encarregados serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. ( ) Os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, no Brasil, poderão inscrever-se nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física, mesmo que não autorizado ou reconhecido. ( ) Os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição estrangeira de ensino superior poderão inscrever-se nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física, mesmo que não revalidado. ( ) O profissional de Educação Física não poderá participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares nas áreas de atividades físicas e do desporto. ( ) A designação de profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a ✂️ a) V V V V V ✂️ b) F F F V V ✂️ c) F V V V F ✂️ d) V V V F F ✂️ e) V F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
613Q474359 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJO termo treinamento de força abrange uma grande variedade de tipos de treinamento. Entre eles podemos incluir: ✂️ a) o exercício de força máxima e a ventilação máxima. ✂️ b) o treinamento cardiovascular e as habilidades básicas. ✂️ c) o exercício contra resistência e a amplitude da capacidade pulmonar. ✂️ d) o treinamento pliométrico e a corrida em aclive. ✂️ e) o treinamento aeróbico e a flexibilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
614Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são: ✂️ a) Convivência, consciência e transcendência. ✂️ b) Reflexão, crítica e tomada de decisão coletiva. ✂️ c) Discussão, convivência e transposição de regras e valores. ✂️ d) Empatia entre os participantes, comunicação padronizada e cooperação e solidariedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
615Q472445 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens. O exercício físico, praticado esporadicamente, previne a incidência de doenças cardiovasculares e diminui o estresse. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
616Q474339 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEAcerca de aspectos relacionados à avaliação física, julgue os itens subsequentes. O teste de corrida de doze minutos, também conhecido como teste de Cooper, é um teste de campo de medida direta da aptidão cardiorrespiratória. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
617Q845319 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Os treinos compostos por circuitos de exercícios de potência, intensidade e força que favorecem a definição muscular, o fortalecimento articular e a diminuição da gordura corporal são chamados de: ✂️ a) Phiometria. ✂️ b) Método aeróbico. ✂️ c) Steep-training. ✂️ d) Power-training. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
618Q473133 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPDe acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), se as pessoas que levam uma vida sedentária possuíssem um estilo de vida mais ativo, praticando regularmente atividade física, haveria um enorme bem-estar individual e benefícios para o (a) ✂️ a) família ✂️ b) município. ✂️ c) sociedade. ✂️ d) saúde pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
619Q474519 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018Assinale a opção correta, a respeito de cineantropometria, a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais. ✂️ a) A avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento. ✂️ b) A dobra cutânea tricipital é medida na face anterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto médio da distância entre o acrômio e o olecrano. ✂️ c) A medida da circunferência de cintura, preditora do risco cardiovascular e metabólico, é mensurada no ponto médio entre a crista ilíaca e a cicatriz umbilical. ✂️ d) Os procedimentos padrão para as medidas das dobras cutâneas incluem realizar as medidas do lado direito do corpo e posicionar as hastes do adipômetro perpendicularmente em relação à dobra, aproximadamente 1 centímetro abaixo do local pinçado. ✂️ e) O padrão de distribuição androide da gordura corporal está associado a um menor risco à saúde quando comparado ao padrão ginoide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
620Q843703 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No atletismo, o lançamento de martelo tem por objetivo do atleta, lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar: ✂️ a) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ b) Três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ c) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. ✂️ d) Dois giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais dois giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro