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Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q838587 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Alguns elementos do movimento fazem parte da dança como fluência, espaço, peso e tempo. Sobre fluência é CORRETO afirmar:
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622Q472768 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Segundo Weineck, todo período de férias prolongado pode levar a uma queda nos níveis das capacidades físicas treinadas. Qual princípio do treinamento desportivo apresenta e explica esta situação?

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623Q473364 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Os experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases:
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624Q844657 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à
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625Q474235 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.

I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.

II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.

III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.

IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.

Está correto o que se afirma em

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626Q840875 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Os componentes da aptidão física estão relacionados com o crescimento e a sexual. A capacidade para o exercício físico aumenta com a puberdade devido ao aumento de força, habilidade e resistência. Essas mudanças envolvem crescimento linear e alterações na composição corporal e fisiológica como, por exemplo, um maior controle da temperatura corporal, que melhora o desempenho. Em meninas adolescentes após a puberdade, o VO2 máx por unidade de peso corporal diminui, enquanto a gordura corporal aumenta e a hemoglobina tende a diminuir, assim como a atividade voluntária.
Quanto aos meninos, aumentam sua capacidade aeróbia (VO2máx) durante a adolescência, atingindo seu pico entre:
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627Q473788 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

A idade de um ser humano é medida de várias formas:

I- Idade Cronológica: é expressa pelo número de meses desde o nascimento.

II- Idade Biológica: enfoca o envelhecimento através de mudanças nos processos biológicos ou fisiológicos.

III- Idade Psicológica: são perdas das capacidades individuais, envolvendo as funções cognitivas.

IV- Idade Social: apesar de anos de pesquisa, não há consenso para mensurar esse tipo de idade.

Está correta a seqüência:

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628Q843711 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:

I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.

II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.

III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.

IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.

V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.

Estão CORRETAS.

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629Q836175 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

A recreação se constituiu e continua sendo uma das disciplinas que integram os saberes de formação do profissional de Educação Física. Porém, a associação entre a recreação e o lazer é muito comum. Basta verificar os estudos de diversos autores dessa área para constatar como boa parte de análises sobre o lazer, no contexto da Educação Física, parecem evocar a recreação. Assim, ao relacionar as características básicas da recreação, Cavallari & Zacharias (1994) as “especificam” como? Assinale a alternativa INCORRETA.
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630Q845985 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Nos jogos, ao interagirem com os adversários, como os alunos podem desenvolver o respeito mútuo?
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631Q846324 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Numa visão prática os Princípios do Treinamento Esportivo relatam a importância de cada um dos princípios no desenvolvimento de uma periodização esportiva.

São considerados princípios do Treinamento, Esportivo, EXCETO:

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632Q225910 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

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633Q472837 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A introdução de programas de exercícios físicos no âmbito organizacional visa, em ultima análise, a uma mudança no estilo de vida dos trabalhadores de modo que eles incorporem a prática regular à rotina de suas vidas. Esse estágio, segundo o modelo transteorético chama-se:

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634Q472464 | Educação Física

Considerando a fisiologia do metabolismo energético durante o exercício em indivíduos com diabetes, analise o texto a seguir.

A produção endógena de glicose _______ durante o exercício aeróbico. Isso ocorre de forma coordenada com a captação de glicose pelo tecido muscular periférico. O exercício leve ou moderado estimula a secreção de _______, que eleva a glicogenólise e a gliconeogênese. A diminuição do(da) _______ durante a atividade física é fundamental para a plena resposta glicogenolítica ao exercício. No exercício de alta intensidade, os níveis de adrenalina e noradrenalina aumentam significativamente em relação ao valor basal, e a produção de glicose se eleva até sete vezes durante o exercício anaeróbico. No indivíduo com Diabetes Mellitus tipo 1 pode haver _______ após exercício de alta intensidade. Os indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 apresentam _______ nos níveis glicêmicos durante o exercício.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

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635Q474259 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.
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637Q472706 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.

( ) Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.

( ) Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.

( ) O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. vértebra cervical.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

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638Q842470 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

A hipertrofia cardíaca representa uma adaptação biológica fundamental para a sobrecarga miocárdica imposta pelo treinamento. O maior volume cardíaco observado com o treinamento de endurance faz aumentar o volume ventricular _________ e aprimora o volume _________. Completa corretamente as lacunas, respectivamente:
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639Q474542 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a avaliação em Educação Física, assinale a afirmação FALSA.
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640Q841915 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

São condutas de prevenção de acidente realizadas pelo professor de Educação Física:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. Inabilidade do principiante: inicia-se com exercícios simples e, a partir do desenvolvimento dos elementos motores, são acrescentados exercícios mais complexos. A aula deve ser sempre supervisionada, não permitindo atividades potencialmente perigosas

II. Desigualdade corporal e/ou técnica: ao propor as atividades, o educador deve equiparar o porte dos alunos, dividindo-os por tamanho, maturidade física, experiência e habilidade técnica;

III. Idade: deve-se observar a idade do aluno, de modo a aferir o seu desenvolvimento psicológico e fisiológico;

IV. Desprezo ao perigo: o professor deve exigir que os alunos usem os equipamentos de segurança adequados, fazendo também uma prévia vistoria para averiguar se os equipamentos estão em boas condições de uso. O docente também deve averiguar se os alunos estão utilizando os materiais de segurança de forma correta;

V. Causas imprevisíveis: são circunstâncias em que não há como se proteger ou precaver, onde a causa nunca pode ser totalmente eliminada;

VI. Supertreinamento: todos têm um limite funcional e este deve ser respeitado.

Estão CORRETAS:

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