Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q846603 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à ginástica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Pode ser competitiva ou não competitiva.
II - Não tem capacidade de melhorar o aperfeiçoamento mental.
III - O contorcionismo é uma modalidade estritamente competitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q471713 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

Alimentos ricos em proteínas fornecem aminoácidos que asseguram o desenvolvimento apropriado da musculatura e reduzem o risco de anemia por deficiência de ferro.

  1. ✂️
  2. ✂️

643Q471536 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

A avaliação física é fundamental para a segurança e a qualidade da prescrição do exercício. Acerca desse tema, julgue os itens subsecutivos. A estatística relacionada à avaliação física subdivide-se em estatística descritiva ? coleta de dados, organização, resumo de dados e descrição ?; e estatística inferencial ? análise dos dados, conclusão e tomada de decisões.
  1. ✂️
  2. ✂️

644Q471625 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q841417 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.

As fases da aprendizagem motora, são:

I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q845290 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

A única fonte de energia química que o organismo consegue utilizar no processo de contração muscular provém do adenosina trifosfato (ATP). As células produzem ATP por meio de três sistemas metabólicos: sistema do ATP-CP/via anaeróbia alática; sistema glicolítico/via anaeróbia lática; e sistema da fosforilação oxidativa/via aeróbia.
William D. McArdle, Frank I. Katch e Victor L. Katch. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, e sabendo que diferentes tipos de exercício utilizam diferentes sistemas, assinale a opção que apresenta corretamente a associação da modalidade esportiva com o sistema predominantemente utilizado nessa modalidade, considerando a duração e a intensidade dos respectivos gestos técnicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q473081 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Na Ginástica Artística, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q474114 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletivi-dade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a pro-posta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q474261 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q474014 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

No decorrer da história, a legislação que regulamenta a Educação Física escolar previu várias situações em que o(a)s aluno(a)s poderiam ser dispensado(a)s das aulas. Um dos pressupostos mais criticados nessa previsão é a compreensão de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q474575 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q471814 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q840721 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Em relação à ocorrência da fadiga central, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q840259 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

No voleibol indoor, o saque deve passar por cima da rede no espaço delimitado pelas antenas. A equipe que recebe o saque deve enviar a bola de volta ao campo daquele que sacou dentro das seguintes condições: I. Dar no máximo três toques na bola. II. Na execução de cada toque, não é permitido segurar ou conduzir a bola. III. Os toques têm de ser realizados por atletas alternados. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q474451 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. Espera-se que o professor produza uma avaliação com potencial universalizador, para reconhecer padrões de movimento que estejam mais refinados e combinados com os objetivos da prática corporal trabalhada nas aulas.
  1. ✂️
  2. ✂️

656Q473605 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Entre os estudiosos do lazer não existe um acordo sobre o seu conceito, podendo?se distinguir duas grandes linhas. Assinale?as.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q846630 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o trecho abaixo:
No estudo da Aprendizagem Motora, é essencial o entendimento de algumas características das habilidades que constituem a sua essência. Inicialmente devemos compreender que o termo habilidade é uma palavra comumente usada e designa uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; e a denominamos, motora, quando esta diz respeito a uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou dos membros para atingir o objetivo. Uma característica que descreve a maioria das habilidades motoras é o tipo de grupo de músculos necessários para executar uma habilidade. Os pesquisadores estabeleceram, através da distinção de habilidades baseadas nas dimensões dos grupos de músculos envolvidos na realização de uma ação, um sistema de classificação de habilidades motoras em duas categorias, conhecidas como habilidades motoras: grossa e fina. Fonte: MAGILL, 2000.
A partir das informações contidas no texto, qual das alternativas abaixo se refere a uma habilidade motora fina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q834909 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

"A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a _______________ pode ser definida como _______________ do volume da fibra muscular, enquanto a _______________ pode ser definida como _______________ na quantidade de fibras musculares."

Complete as lacunas corretamente e marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

659Q845536 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

Em um jogo de basquete entre o time A x B, o árbitro principal (crew chief) lança a bola para a bola ao alto inicial da partida e antes que a bola tenha alcançado seu ponto mais alto, o saltador do time A toca na bola. O que deve ser feito de acordo com as Regras Oficiais de Basquetebol - FIBA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q842737 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

O Tai Chi Chuan é uma das artes marciais mais simples e fáceis de fazer, podendo ser praticada por qualquer pessoa e iniciada em qualquer idade, sendo inclusive muito indicada para idosos. Com relação ao tema, julgue. I- Estimula o Sistema Nervoso e imunológico. II- É uma arte marcial do Japão. III- Alivia o estresse e combate a depressão. IV-Aumenta a tenção muscular. Estão corretos os itens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.