Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q840280 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

No ambiente educacional, principalmente durante os exercícios das aulas de Educação Física, são corriqueiras as situações que demandam a necessária atuação do professor na prestação dos primeiros atendimentos. As medidas de prevenção são norteadas por princípios que respeitem a individualidade pessoal e prolongue a vida, aderindo a ações destinadas a contribuir com a saúde e com a prevenção de lesões esportivas.

Sobre as medidas de prevenção assinale:

(1) Prevenção Primária.

(2) Prevenção Secundária.

(3) Prevenção terciária.

( ) Orientação médica antes do início da prática de atividade física e prognóstico precoce de predisposição às lesões esportivas.

( ) Aquecimento, roupas e calçados apropriados, hábito alimentar saudável, hidratação, acomodações esportivas adequadas e outros.

( ) Avaliação e reabilitação das alterações ocorridas no corpo como consequência da prática de atividade física.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q840100 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento - perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q474083 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ao tratar o tema avaliação na Educação Física Escolar, Darido reforça que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

684Q473088 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q843294 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor Especialista em Dança e Música, FUNDATEC, 2020

Rudolf Laban foi um artista importante no campo da dança, pois sistematizou teorias pioneiras no século XX sobre os elementos básicos do movimento corporal. Ele, em seu livro “Domínio do Movimento”, coloca que “os processos de treinamento da habilidade e eficiência na indústria mostram muitos aspectos paralelos aos novos métodos de treinamento do artista de teatro contemporâneo. Aqui há um fator de capital de importância: a descoberta dos elementos do movimento. Seja o propósito do movimento o trabalho ou a arte, isso não importa, já que os elementos são invariavelmente os mesmos”. (LABAN, 1978).
De acordo com o sistema desenvolvido por esse artista e seus colaboradores, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q471414 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Descoberta convergente e divergente, isto é, por solução de problemas, corresponde a estilos de ensino centrados tanto no professor quanto no aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q844443 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Os grupos musculares solicitados num determinado exercício necessitam de suprimento de nutrientes, por meio das modificações (adaptações agudas) de praticamente todos os aparelhos e sistemas, com ênfase para o cardiovascular e respiratório. No processo de transformação de energia química em mecânica, consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a via anaeróbia láctica e a via aeróbia.

A via anaeróbia láctica utiliza o sistema de produção de energia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q472792 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Utilizando a estimativa do valor energético total metabolizável (fatores gerais de Atwater), o valor calórico aproximado de uma refeição com 40g de carboidratos, 10 g de gordura e 30 g de proteínas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q844637 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o professor deve ser paciente, observador e criativo com os alunos, pois a atenção e a dedicação do docente são fundamentais para abreviar as chances de sucesso das ações de inclusão das pessoas com deficiência nos jogos e esportes escolares.

II. No nível cognitivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, a melhora da percepção espaço-temporal e o aumento do poder de concentração.

III. A educação física adaptada para pessoas com deficiência compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados apenas aos indivíduos com deficiências motoras decorrentes de acidentes, não sendo possível adaptar as atividades para alunos com deficiências congênitas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q841594 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Conforme Bergeron, a avaliação do paciente vítima de trauma, usualmente, é constituída por sete componentes principais, dos quais o socorrista deve estar preparado para realizar pelo menos cinco. Com base no exposto, analise as os componentes abaixo:
1. Avaliação do local: notar as condições de segurança. 2. Avaliação inicial: identificar e corrigir os problemas que ameaçam a vida. 3. Avaliação pré-assistencial: verificar os níveis de consciência e coleta de temperatura. 4. Avaliação detalhada: fazer o exame físico detalhado da cabeça aos pés, quando houver disponibilidade de tempo. 5. Avaliação de seguimento: controlar as possíveis alterações do paciente. Repetir a avaliação inicial durante o tempo de espera do resgate ou o transporte para o hospital.
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q474274 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

692Q474057 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue os itens subsequentes. Sob a perspectiva terapêutica, as atividades físicas de lazer e recreação devem dispor de características adequadas aos elementos da competitividade e do rendimento esportivo, uma vez que o desempenho guarda relação com o ganho de condicionamento físico, que, por sua vez, promove saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

693Q473062 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q473382 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

As células humanas conseguem realizar seu trabalho especializado a partir da energia liberada pela desintegração de um composto químico. Assinale a alternativa que o identifique.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q473895 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Quando comparado a um indivíduo sedentário, um indivíduo que possui excelente condicionamento físico aeróbio apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q474483 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. A palavra recreação denota aquilo que causa prazer, recreio, alegria, diversão e satisfação.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q473214 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública -, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer ele destacou e expressou sua idéia sobre a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q833417 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Analise as situações a seguir acerca das ações musculares:

I.Os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca.

II.Os músculos quadríceps quando o corpo está sendo abaixado para sentar-se e os flexores do cotovelo quando o copo é abaixado até a mesa.

Após análise, marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

700Q474297 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Quanto aos diferentes tipos de treinamento existentes no futebol, pode-se afirmar corretamente que o treinamento entendido como a repetição sistemática e constante de uma forma de jogar coletiva, previamente definida, é denominado treinamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.