Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q840468 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre os tipos de movimentos corpóreos, considere a alternativa que aponte a definição de Supinação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q472150 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Considere as seguintes afirmativas sobre o handebol:

I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.

II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos.

III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo.

IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema.

São corretas as afirmações feitas apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q833357 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Pode-se considerar a qualidade de vida, tanto na perspectiva individual quanto coletiva. Na proposta de intervenção do profissional de educação física, que indicadores estatísticos da qualidade de vida devem ser levados em consideração para proposição de práticas para grupos sociais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q833143 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O jogo desenvolvido nas aulas de Educação Física deve ser diferente do jogo que a criança pratica fora da escola, uma vez que o primeiro deve atender a determinados objetivos, como o desenvolvimento de certas _______________________, ou a formação de noções lógicas, como seriação, conservação e classificação, ou o trabalho visando à cooperação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q473090 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q473867 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Diferentes tipos de testes podem ser usados para avaliação da flexibilidade. Testes cujos resultados são comumente expressos em uma escala de distância, geralmente polegadas ou centímetros, são chamados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q474370 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q846699 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Sobre a relação da atividade física e o envelhecimento, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q31187 | Educação Física, Assistente Administrativo, CREF BA SE, CEFET BA

O documento necessário para inscrição profissional no âmbito do Sistema CONFEF/CREFs é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q842965 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Quando do planejamento anual das atividades, de acordo com Mattos, recomenda-se aos professores respeitar os aspectos locomotores, cognitivos e afetivossociais. Baseado no exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os objetivos das atividades com seus respectivos aspectos.
Coluna 1 1. Psicomotores. 2. Cognitivos. 3. Afetivossociais.
Coluna 2 ( ) Organização. ( ) Atenção. ( ) Locomoção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q838615 | Educação Física, Prefeitura de Pedrão BA Educador Físico, IDCAP, 2021

Em relação ao desempenho das suas funções, o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, veda a esse profissional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q833526 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Com relação às deficiências, a educação inclusiva e a prática da Educação Física, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

714Q472579 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Um carro está se movendo numa estrada plana, retilínea e horizontal com uma velocidade constante e igual a 16 m/s. A partir de determinado instante, acelera-se o carro durante 10 s, com motor desenvolvendo uma potência constante e igual a 24 kW, e a velocidade aumenta para 24 m/s. A massa do carro e de seus ocupantes é de 1,2 t. Nesse caso, o trabalho realizado durante esses 10 segundos, pelos diversos atritos que opõem ao movimento do carro, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q474127 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem ?Esporte para Todos? (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q842269 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

De acordo Com os fundamentos fisiológicos, essa substância é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). Em nosso organismo, ela é armazenada em grande parte nos tecidos musculoesqueléticos. Em geral, nosso corpo produz cerda de 1 grama dela por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta. Por ser armazenada nos músculos juntamente com a água, a substância leva a um aumento do volume muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q472621 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No Handebol, em relação a uma conduta tática defensiva adequada, o jogador deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q846901 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

João José, professor de educação Física do município de Alagoa Nova, usou a fórmula de Tanaka para fazer uma determinada mensuração em um de seus alunos. Nesse caso, ele avaliou.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q474426 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Entender os aspectos relativos ao Treinamento Esportivo é um dos requisitos necessários para a melhor utilização dos fundamentos didáticos e pedagógicos do professor de Educação Física Escolar. Assinale a opção em que o princípio do treinamento esportivo está definido corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q840008 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Hoje a educação é fundamentada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo este o documento que define os conhecimentos essenciais que todo aluno da Educação Básica tem o direito de aprender. Analise as proposições, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) São dez as competências específicas para Educação Física. ( ) A delimitação das habilidades privilegia oito dimensões do conhecimento. ( ) A unidade temática “lutas” é direcionada no 8° ano. ( ) Interpretar e recriar os valores são competências. ( ) São oito as unidades temáticas a serem trabalhadas.
A sequência CORRETA de avaliação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.