Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q474200 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O procedimento correto a ser adotado em relação a um indivíduo que esteja apresentando uma crise convulsiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q141444 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q841364 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Essa dobra cutânea é localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida. Essa dobra cutânea é a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q474046 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Skinner assinala que ?O teste de esforço oferece um meio prático e peculiar de avaliação da capacidade individual diante do exercício físico?. As aplicações gerais do teste de exercício incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q471657 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Verifique as afirmações seguintes:

I – A ação excêntrica possui uma resistência maior que a potência e um deslocamento para o lado da força muscular.

II – Chutar uma bola, pedalar uma bicicleta, descer na barra fixa e elevar um peso em flexão do cotovelo são exemplos de atividades concêntricas.

III – Na atividade isométrica não há deslocamento, mas há gasto energético. Portanto, o músculo trabalha.

IV – As atividades de hidroginástica geralmente são concêntricas.

V – Numa disputa de cabo de guerra empatada, ambas as equipes estão momentaneamente em trabalho concêntrico e excêntrico.

Entre as afirmativas, podemos AFIRMAR que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q845731 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

São práticas de esportes que provocam estímulo para a ingestão marginal de energia, objetivo de manter o peso corporal baixo, compatível com o critério de imagem corporal:
Assinale a alternativa que atente completamente as respectivas práticas esportivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q472324 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q843273 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física. E embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental. Nesse aspecto, é fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q846610 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Coordenação é a ação de combinar diversos grupos musculares, através do sistema nervoso central, para a execução de uma série de movimentos com o máximo de eficiência e economia de energia. A coordenação permite a criança e ao adulto dominar o corpo no espaço, controlando seus movimentos e está ligada aos componentes da aptidão motora.
A respeito dos sobre componentes da aptidão motora, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q474247 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. A gênese da educação física brasileira recebeu forte influência dos métodos ginásticos europeus, que expressavam a cientificidade da educação física no Ocidente com base em princípios biológicos e positivistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

731Q223379 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Como prova ofi cial de salto no atletismo, o salto em altura, ao longo dos anos, desenvolveu técnicas e estilos que contribuíram significativamente para a superação de marcas antes inpensáveis para o ser humano. Darido e Souza Jr. (2007), indicam que a técnica do salto em altura divide-se nas seguintes fases:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q844464 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Ricardo Montenegro é educador físico no município de Passira, sabendo que a Frequência Cardíaca é o valor referencial que determina quantas vezes o coração bate por minuto. Sem levar em conta a fórmula de Tanaka e utilizando o cálculo simples para achar a frequência máxima de 3 pessoas, Juliana 52 anos, Maria 55 anos e Carlos 58 anos, que irão iniciar atividades com ele, teremos como resultado respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q933836 | Educação Física, Esporte

Qual das seguintes competições é um exemplo de um evento esportivo que se tornou um grande espetáculo devido à sua escala, influência na mídia e prestígio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q846365 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Conforme Cláudio Gil Soares de Araújo, o corpo humano utiliza três sistemas de energia principais para provisão da força muscular, necessária nas provas atléticas e nas atividades físicas diversas. Relativamente a esses sistemas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de sistemas às suas respectivas características.
Coluna 1 1. Fosfágeno. 2. Glicogênio ácido lático. 3. Aeróbico.
Coluna 2 ( ) Libera energia pela conversão do glicogênio em ácido lático. ( ) Libera energia pela metabolização dos carboidratos, das gorduras e das proteínas com o oxigênio; os carboidratos e os lipídios são os principais combustíveis metabólicos do exercício. ( ) Armazena energia de ligações de alta energia do trifosfato de adenosina e da fosfocreatina; constitui o suprimento energético imediato para a contração muscular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q844605 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

A mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício é possibilitada pelo uso da calorimetria. Conforme Powers, aquela que estima a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio é denominada calorimetria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q472670 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que as lutas fazem parte da cultura corporal e, por isso, podem constar na programação das aulas de Educação Física, as lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta a respeito do ensino de lutas na escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q841379 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

O Handebol é uma modalidade esportiva praticada também na escola através das aulas de Educação Física há décadas, com o propósito de se trabalhar os fundamentos específicos da modalidade e fortalecer o espirito de união ou de equipe. Em relação à modalidade, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Tipo de passe ( ) Frontal baixa (2) Tipo de arremesso ( ) Troca de direção (3) Tipo de recepção ( ) Alto com apoio (4) Tipo de drible ( ) Suspensão lateral (5) Tipo de finta ( ) Alto e baixo
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q472027 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Segundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

739Q833267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Considere a seguinte situação problema: um estudante realizou seu primeiro estágio na Educação Física, com duas turmas. Para cada turma, o professor supervisor foi diferente, bem como suas respectivas fundamentações de abordagens pedagógicas. Nesse sentido, o primeiro professor pautava suas aulas em atividades com finalidades motoras básicas. Portanto, sempre estava acompanhando atentamente a execução das tarefas, identificando possíveis erros e auxiliando para a correção. Já o segundo professor, organizou suas aulas de uma forma diferente. Seu principal objetivo era possibilitar a inserção dos educandos nas aulas, na sociedade e consequentemente, no mundo. Assim, as aulas eram pautadas em um processo de construção conjunta do planejamento, entre alunos e professor. Considerando as aulas apresentadas, avalie as seguintes afirmações: I. As aulas do primeiro professor apresentaram características do uso da abordagem desenvolvimentista, por priorizar práticas com foco motor, bem como corrigir quando necessário, para melhorar o desenvolvimento motor. II. As aulas do segundo professor apresentaram características do uso da abordagem de aula abertas, na qual o planejamento se dá por meio de um processo de co-decisão, entre os sujeitos da aula, buscando a inserção dos alunos nas aulas, na sociedade e no mundo. III. Ambos os professores fizeram uso de abordagens metodológicas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física. IV. Os pressupostos das abordagens utilizadas pelo primeiro professor relacionam-se mais à abordagem Plural, que encara o movimento humano enquanto técnica corporal construída culturalmente. Já o segundo professor, utiliza a abordagem Humanista, na qual o professor integra-se efetivamente ao ambiente escolar em que atua, de modo a se constituir em um agente educador, orientador de aprendizagem, com a responsabilidade de promover o crescimento pessoal dos alunos. Diante do exposto, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q843549 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre a epífise proximal do osso rádio, considere a alternativa que descreve o acidente anatômico colo do rádio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.