Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q472231 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q836294 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Sabendo que Educação Física, na escola, se relaciona, diretamente ,com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Referente ao contexto acima analise as afirmativas abaixo:
I-Por isso, deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem.
II-Estar envoltas por pouco movimentos que envolvem apenas os atos motores, sendo somente de significados, expressividade, alegria e prazer.
III-A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

783Q474353 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da fundamentação pedagógica da educação física, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q841759 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Nos fundamentos fisiológicos da Educação Física, a Atrofia Muscular é.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q472618 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Segundo Dumazedier, as características que são atribuídas ao lazer, fazem com que ele passe a preencher as funções de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q843589 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Nos últimos anos, o número de idosos cresceu significativamente, atingindo, nos dias atuais, um contingente nunca visto. Informações do Ministério da Saúde sugerem que, em 2025, o Brasil será o 6º país com maior número de pessoas idosas do mundo. Com o envelhecimento, a tendência é que as pessoas se tornem cada vez menos ativas, com base na ideia equivocada de que o exercício (esforço) é uma tarefa para os jovens. Com isso é equivocado dizer que o exercício físico para idosos faz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q473680 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.

No modelo considerado, a psicomotricidade está aliada à perspectiva tecnicista, porém voltada para a educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, já que busca o desenvolvimento integral da criança em seus processos cognitivos, afetivos e psicomotores.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q473170 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A ginástica é uma expressão cultural do movimento humano, e sua prática pode lembrar uma perspectiva conservadora de educação quando vinculada exclusivamente à aptidão física, tendo a mesma orientação dentro e fora da escola. Por outro lado, sua prática pode ser desenvolvida à medida de sua tradição histórica, com grande significado cultural, que possibilita ao aluno ricas experiências, contribuindo para o aprofundamento dos conhecimentos da cultura corporal por meio de sua forma particular de exercitação. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A coreografia na ginástica é composta de várias seqüências em que se pode praticar ritmo, harmonia, cadência, estética e fluência.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q840619 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q473132 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.

Pessoas de diferentes nacionalidades, que desconheçam a língua uma da outra, não conseguem se entender em um jogo de basquetebol, pois, nessa atividade, a fala é fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

791Q473688 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

792Q474478 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. O princípio da não exclusão, que propaga o direito à participação de todos os estudantes, torna importante a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

793Q472451 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Uma pessoa bem instruída em educação física atinge um estilo de vida ativo e consegue alcançar e manter um melhor nível de saúde e aptidão física. A adoção de comportamentos de longo prazo para um estilo de vida saudável é uma das metas da educação física escolar. Com referência à aptidão física como conteúdo da educação física escolar, julgue os itens que se subseguem.

Seus princípios voltados à saúde são o da sobrecarga crescente, frequência, intensidade e tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q472997 | Educação Física, Analista de Esporte e Lazer, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

O tecido muscular é um tecido caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos. Nas terminações ou origens musculares possuímos os tendões, formados por uma membrana conjuntiva densa, bastante resistente, que fixam os músculos aos ossos. As inserções desses tendões aos ossos são anatomicamente definidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

795Q844985 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II - A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III - No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q472818 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

De acordo com a CORRIDA DE REVEZAMENTO do atletismo, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q834327 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

799Q840831 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q846208 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.