Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q226779 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.
"O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização".
(Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q182591 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Avalie as duas asserções a seguir.

As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador.

PORQUE

Persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q473479 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q181867 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

A Lei n.º 9394/96, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incorporou à Educação as novas Tecnologias da Informação, o que resultou em uma nova tarefa pedagógica do professor: contribuir para a formação do receptor crítico, inteligente e sensível frente ao grande poder de influência crescente que a mídia exerce sobre a cultura corporal. Partindo dessa premissa, um profissional recém-formado, tendo sido designado para atuar em uma escola, verificou que os alunos não gostavam da aula de Educação Física tradicional e decidiu alterar esse cenário utilizando da tecnologia da informação.

Com base no texto acima, avalie as práticas pedagógicas que podem ser realizadas pelo professor que utilize a tecnologia de informação na Educação Física Escolar.

I. Utilização de vídeos esportivos, excelentes instrumentos para envolver os alunos quando o professor está em reunião ou outra atividade na escola.

II. Utilização das mídias sociais e redes eletrônicas, para envio de informações relacionadas ao conteúdo ministrado em sala de aula, o que pode ampliar as discussões na articulação do saber.

III. Utilização de vídeos como técnica de motivação para a aprendizagem da disciplina.

IV. Utilização de filmagem das aulas, para que o professor possa discutir com os alunos os erros e corrigi-los, sem contextualização com a proposta pedagógica.

V. Utilização de vídeos esportivos, de forma a estimular e produzir ambientes educativos mais dinâmicos, interativos e desafiadores.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q473811 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No voleibol, a ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante o set.

Uma falta na rotação é cometida quando o saque não é efetuado conforme a ordem de rotação, acarretando as seguintes consequências:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q842294 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.

De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:

I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q474144 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse sentido, a consciência corporal é um importante componente perceptivo porque está relacionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q472891 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Sobre a prática esportiva e sua relação com a saúde sabe-se que quando bem adequado e realizado com regularidade o esporte pode trazer muitos benefícios aos seus praticantes, porém condições especiais merecem cuidados especiais. Sobre essa afirmativa, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q472186 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.

Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Física
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q474211 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando o modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q184326 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Avalie as seguintes asserções.

Na atualidade, recomenda-se ao professor de educação física problematizar a hegemonia do esporte na escola como único conteúdo da Educação Física, no intuito de reconfigurar essa tradição bastante cristalizada e valorizar outras manifestações corporais. Observa-se que as décadas de 1960 a 1980 foram decisivas nesse processo de esportivização, pois a situação política mundial (Guerra Fria) propiciou as condições para o engendramento de políticas governamentais vinculadas ao sistema esportivo, então já fortemente estruturado em escala mundial. A cultura da Educação Física passa a ser a cultura esportiva, sendo introduzido nas escolas o cultivo do esporte fortemente influenciado pelo modelo olímpico.

PORQUE

O esporte, no início do século XX, no Brasil, passou a ser considerado um indicador de modernização e crescimento das cidades (e das nações) e uma prática cultural, tendo assim, presença marcante na vida nacional. Esses elementos fizeram com que fosse mais contemplado na Educação Física e, portanto, na escola. À medida que o esporte foise afirmando como grande fenômeno social, principalmente relacionado aos aspectos políticos e econômicos, ele tornou-se manifestação hegemônica na própria escola e passou a ser entendido como o conteúdo mais emblemático da Educação Física, sendo mais valorizado em relação às outras manifestações da cultura corporal.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q142084 | Educação Física, Recreação, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um dos objetivos de uma atividade de recreação é favorecer, pelo movimento, o processo consciente de exteriorização das ideias, sentimentos e emoções dos participantes. Esse objetivo é mais facilmente atingido por meio de atividades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q28744 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A prática de atividade física regular a partir da infância somente NÃO contribui diretamente para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q474332 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Julgue as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O voleibol foi criado pelo norte-americano William George Morgan, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços - ACM de Massachusetts (EUA), em 1895.

II. O vôlei se tornou conhecido na América Latina, a partir de 1910, no Peru, trazido por uma missão norte-americana especializada em educação primária.

III. No Brasil, não se tem a data oficial em que esse esporte foi introduzido, o que se sabe é que chegou através da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade do Rio de Janeiro.

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q472190 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q224347 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q473106 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. Ao considerar as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade, seguindo a classificação: Sistema a longo prazo (oxidativo) > 3 min; Sistema a curto prazo (ATP - CP + ácido lático) 1,5 min; Sistema imediato (ATP - CP) 10 seg; Sistema imediato (ATP) 4 seg, (McARDLE, W.D; KATCH, F. I.;KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992.), assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q471432 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Ginástica é um termo amplo que pode abarcar uma infinidade de práticas corporais, que incluem desde as atividades físicas, com ou sem material, praticadas informalmente, sem sistematização, até os exercícios físicos, praticados regularmente e de forma sistemática, com controle de intensidade, duração, e intervalo, como a caminhada, as corridas e a musculação. Nesse contexto estão incluídas também as ginásticas desportivas, todas elas já esportivizadas, como a Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim, bem como a Ginástica Geral (Ginástica para Todos). Todas elas têm em comum a “arte de exercitar o corpo”.

Sobre Ginástica Geral, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q474576 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A musculação, também conhecida como treinamento resistido ou treinamento de força, tornou-se uma das formas mais comuns de exercício físico e seus resultados incluem aumento de força e massa muscular e melhora do desempenho físico. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens. As características específicas de um treino de musculação que objetive força muscular incluem carga elevada (usualmente maior que 85% de uma repetição máxima), de uma a seis repetições e curto intervalo entre as séries.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q933846 | Educação Física, Influência da Mídia

Que tipo de mídia tem mostrado ter um impacto particularmente forte na imagem corporal, especialmente entre os jovens?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.