Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q846112 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao eixo temático Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem:

I - vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

II - adquirir força e flexibilidade para executar todos os movimentos da forma mais perfeita possível.

III - conhecer o nome de todos os aparelhos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q841513 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o fragmento a seguir:
“A expressão do movimento é a interpretação da música em forma dinâmica e vigorosa. Sendo assim, percebemos que o que dá valor artístico e funcional à musica são as sensações auditivas, principalmente, para o trabalho de integração e apoio às aulas de Educação Física, Dança, Expressão Corporal, entre outras. O movimento e o corpo são inseparavelmente integrados ao fazer musical. A motivação, o prazer, os aspectos lúdicos do aprendizado passam a ser valorizados e considerados fatores fundamentais na educação”. Fonte: ARTAXO; MONTEIRO, 2008, p. 23.
O conceito aplicável às informações a que o texto se refere é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q835692 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Sobre o importante instituto da fisiologia do esforço analise a definição a seguir: Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q840909 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas do mundo. Apresenta atualmente regras específicas da modalidade como a duração da partida em dois tempos de 30 minutos; cada equipe é composta por sete jogadores, sendo seis na linha e um no gol; a área é restrita ao goleiro; e pode-se dar três passos e arremessar ou passar. A respeito do handebol, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o fundamento técnico da modalidade ao seu respectivo conceito.

COLUNA I

1. Arremesso 2. Empunhadura 3. Engajamento 4. Finta

COLUNA II

( ) Ação de ludibriar o oponente, sem a posse de bola.
( ) Forma de segurar a bola.
( ) Ação ofensiva de trabalhar a posse de bola.
( ) Ação de enviar a bola ao gol, de preferência com uma mão.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

885Q474398 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras oficiais vigentes de cada modalidade esportiva apresentada, julgue os itens a seguir. O programa olímpico é composto pela ginástica artística, nas categorias masculina e feminina; e pela ginástica rítmica, nas categorias masculina e feminina.
  1. ✂️
  2. ✂️

886Q832835 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Para Betti (1991), são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.
Em relação a esses métodos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

887Q842324 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Das regras do voleibol indoor, analise:
(__) Os Líberos não poderão ser os capitães da equipe. (__) Os jogadores podem usar óculos ou lentes de contato por sua conta e risco. (__) Se a equipe receptora vence o rally, esta marca um ponto e continua a sacar. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

888Q832617 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas. Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado. Nesse sentido assinale abaixo a alternativa que elenca corretamente os estágios apresentados por Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q474012 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a transferência de energia aeróbica, durante a atividade física, depende não só do transporte e do fornecimento pelo sistema cardiovascular de oxigênio, mas também de como os músculos geram aerobicamente o trifosfato de adenosina (ATP), julgue os seguintes itens, relativos ao referido sistema e à sua relação com o exercício físico. O processo de retorno de sangue venoso ao coração é denominado de retorno venoso, o qual é dependente, entre outros mecanismos, da presença de válvulas finas e membranosas distribuídas em pequenos intervalos nas veias, permitindo que o sangue flua somente na direção do coração.
  1. ✂️
  2. ✂️

890Q843700 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

O Músculo Psoas Maior tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q844793 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q473637 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um indivíduo de 20 anos se apresenta para iniciar um programa de atividade física. Calculada a zona sensível do treinamento, foi considerado como limite mínimo 70% e como limite máximo 90% do valor da frequência máxima para a idade, obtida pela equação de Karvoen ( Fmáx = 220 – idade). Diante do exposto, a zona sensível do treinamento corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q474236 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Dobras cutâneas são aferições realizadas para estimar o percentual de gordura corporal em relação à massa corporal total. Assinale a alternativa que contém as três dobras cutâneas preconizadas pelo Protocolo Jackson e Pollock (1978 e 1980) para o sexo feminino com idade entre 18 e 55 anos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q841636 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as Unidades Temáticas que devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física com as turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q841679 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, essa Unidade Temática “focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa”. Assinale a alternativa que apresenta a “Unidade Temática” vinculada ao trecho em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q473663 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens de 98 a 105.

O profissional de educação física adaptada não deve estimular a competição durante a realização do esporte adaptado, para que o praticante evite lesões e não tenha agravada a sua deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q473465 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Se existe uma área que pouco avançou na Educação, esta diz respeito à liberdade de atuação corporal dos alunos. A partir desta reflexão de Freire (2003), assinale a afirmativa correta, quanto a uma proposta para uma educação de corpo inteiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q473493 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A refeição mais indicada para anteceder (60 a 90 minutos antes) uma sessão de treinamento composta por 10 tiros máximos de 400 metros com 90 segundos de intervalo entre os tiros numa pista de atletismo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q472509 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O tecido muscular é um tecido caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos. Nas terminações ou origens musculares possuímos os tendões, formados por uma membrana conjuntiva densa, bastante resistente, que fixam os músculos aos ossos. As inserções desses tendões aos ossos são anatomicamente definidas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

900Q473538 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Educação física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e danças, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Com relação à educação física adaptada, julgue os itens de 98 a 105.

As atividades de medidas e avaliação na educação física adaptada devem ocorrer para a constatação de necessidades especiais e para o estabelecimento de uma programa de educação física compatível com as necessidades do praticante.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.