Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q843446 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais.

Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q474058 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A musculação, também conhecida como treinamento resistido ou treinamento de força, tornou-se uma das formas mais comuns de exercício físico e seus resultados incluem aumento de força e massa muscular e melhora do desempenho físico. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens. Atualmente, sabe-se que, cronicamente, o treinamento resistido promove benefícios em aspectos relacionados à saúde, como, por exemplo, redução da pressão arterial, melhora do metabolismo da glicose e aumento do duplo produto de repouso.
  1. ✂️
  2. ✂️

943Q472828 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Quanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista que os movimentos da criança apresentam-se de forma global, desarmônica e quase sempre simétrica, as atividades propostas devem contribuir para a descoberta do corpo e de suas diferentes partes, visando à produção de movimentos mais finos e eficientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

944Q473888 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue os itens subsequentes. O esforço físico intermitente evidenciado nas modalidades esportivas coletivas potencializa seu uso como possibilidade de trabalho em saúde, visto que proporciona aos praticantes melhora na capacidade cardiorrespiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

946Q845142 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Física, FAFIPA, 2020

Atualmente, a educação física centra-se em três métodos de ensino de seus conteúdos. Tais formas de organizar a prática pedagógica dos docentes são descritos por Xavier (1986) como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q831839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

948Q472424 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:

I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.

II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.

III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.

IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.

V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q144761 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q841350 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q844239 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A saúde é um conceito abstrato. II- A saúde é um protagonista biológico. III- A saúde é um componente mais social do que individual.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q841230 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir: “No basquetebol, a linha do meio da quadra deve ser ultrapassada no intervalo de ______ segundos após a saída de bola. Após ser ultrapassada, não é mais permitido cruzá-la de volta.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q473432 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q471737 | Educação Física, Supervisor Esportivo, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

A avaliação é um parâmetro indispensável para um programa de atividade física em geral, segundo Guedes os termos avaliar, testar e medir são utilizados de maneira incorreta quando trata-se de medidas e avaliação em educação física. Qual a diferença entre testar, medir e avaliar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

955Q846788 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com a CBF, Uma Exclusão Temporária é quando um jogador comete uma infração passível de advertência (cartão amarelo) e é punido com uma suspensão imediata, sendo impedido de participar dos minutos seguintes da partida. A filosofia por trás desta “punição imediata” é que ela pode ter uma influência positiva e imediata no comportamento do jogador infrator e, inclusive, na sua equipe. A Associação Nacional, Confederação ou a FIFA, deve aprovar (para a publicação do regulamento da competição) o protocolo da Exclusão Temporária de acordo com as seguintes diretrizes:
I. A Exclusão Temporária se aplica a todos os jogadores (incluindo os goleiros); II. A Exclusão Temporária se aplica para as infrações puníveis com advertência (CA) cometidas por jogadores substitutos ou substituídos; III. O árbitro indicará a Exclusão Temporária ao mostrar o cartão amarelo e então apontar claramente, com ambos os braços, a área da Exclusão Temporária (geralmente a própria área técnica da equipe do jogador).
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q473553 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

O esporte praticado na escola ou na comunidade como forma de lazer deve ser uma atividade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

957Q472829 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade e a velocidade são considerados componentes da aptidão física relacionados ao desempenho.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q843101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “práticas corporais de aventura urbana” a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

960Q472937 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

As esteiras e as bicicletas ergométricas representam alternativa ao exercício aeróbio de alto impacto, assim como a hidroginástica, que, além da ausência de impacto com o solo, traz outras vantagens, como aumento da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.