Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q472953 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Os seres humanos conseguem tolerar uma queda de temperatura corporal profunda de 10 ºC, porém, um aumento de apenas 5 ºC. Nos últimos anos, muitos atletas morreram de estresse térmico (calor) durante treinamento ou competição. Lamentavelmente, a lesão induzida pelo calor ocorre comumente em uma variedade de eventos atléticos de duração mais prolongada. Considerando que uma boa compreensão da termorregulação poderá prevenir essas tragédias e que a maior parte dessa responsabilidade cabe às pessoas que organizam e orientam os eventos atléticos e os programas de atividade física, julgue os itens subseqüentes.

São características da exaustão induzida pelo calor: pulso fraco e rápido, pressão arterial baixa na posição ereta, cefaléia, vertigem e fraqueza geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

962Q473510 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q842408 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Na aprendizagem motora, os órgãos proprioceptores são fundamentais na realização do movimento e aprendizagem da ação motora dentro do contexto da participação neural, respeitando os limites impostos pelo organismo. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q833193 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Sobre a relação entre Esporte e Educação, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou (F) Falsos: ( ) O esporte pode ser importante para a atividade motora cotidiana. ( ) O esporte contribui para a dimensão social da capacidade de ação. ( ) O esporte pode ser importante para a relação com a saúde e o bem estar. ( ) O esporte pode oferecer um modelo compreensível da realidade social. ( ) O esporte oferece inúmeras possibilidades de movimentos significativos, oportunidades de recreação e realizações estéticas Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q473019 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q472070 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre as várias concepções de ensino da educação física, observe as afirmativas abaixo. I. Aceitação de diferentes soluções para as tarefas de movimento.

II. As atividades de movimento serão abordadas como situações de descoberta, com o espaço aberto para realizações e fantasias próprias.

III. Possibilidade da construção de um mundo de significados motores. Assinale a alternativa que se refere à orientação pela problematização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q472630 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Nossas escolhas e decisões cotidianas certamente afetam a maneira como vivemos e por quanto tempo vivemos. A escolha por um estilo de vida ativo poderá trazer uma série de modificações corporais.

Assinale a alternativa que melhor explica a influência da atividade física na qualidade de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q474438 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. A mobilização de ácidos graxos por meio da lipólise encontra-se aumentada nas seguintes condições: durante atividades físicas com intensidade leve a moderada; dieta hipocalórica ou jejum; e exercício prolongado que cause depleção das reservas de glicogênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

969Q842363 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

970Q840060 | Educação Física, Legislação de Educação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a avaliação física é um procedimento técnico-cientifico que objetiva reunir elementos para fundamentar a tomada de decisão sobre o método, o tipo de treinamento esportivo, de preparação físico-desportiva, de atividade física e/ou de exercício físico, assim como de outros procedimentos específicos, a serem adotados pelo profissional responsável pelo acompanhamento do beneficiário.
De acordo com a avaliação antropométrica, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q840871 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O atletismo possui como característica fundamental o fato de a sua prática ser a extensão de movimentos básicos humanos: caminhar, correr, saltar e lançar, compreendendo uma grande variedade de eventos (provas) e requisitando diferentes capacidades e habilidades atléticas de seus praticantes. A modalidade divide-se em dois grandes grupos de competições: provas de pista e provas de campo.

Com relação ao atletismo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q933838 | Educação Física, Esporte

O que é considerado como doping no esporte?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q473853 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Durante a vivência dos jogos, esportes e lutas, comportamentos pautados em respeito mútuo, justiça, dignidade e solidariedade podem ser exercidos e estabelecidos de forma autônoma pelos alunos. No que tange à aprendizagem atitudinal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q474112 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na educação física direcionada para adolescentes, os princípios que orientam a prática de atividade física e sua relação com a saúde incluem o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q472330 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

A propósito do treinamento desportivo, julgue os itens a seguir. De acordo com o princípio da individualidade, indivíduos com o mesmo nível de condicionamento físico, quando submetidos a uma carga com características semelhantes, produzem respostas equivalentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

976Q473876 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

lúdico e esportivo, porque, embora vise bastante ao divertimento, também é muito competitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

977Q472863 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

A avaliação física é fundamental para a segurança e a qualidade da prescrição do exercício. Acerca desse tema, julgue os itens subsecutivos. Na determinação do somatótipo, são caracterizados três componentes: a ectomorfia, que se refere ao desenvolvimento do músculo esquelético; a mesomorfia, que traduz a linearidade do indivíduo; e a endomorfia, que representa a quantidade de gordura.
  1. ✂️
  2. ✂️

978Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência.

II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil.

III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q471873 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

O teste de dobra cutânea é utilizado para medir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q837979 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.