Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q861545 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

Ostetto (2018) afirma que, para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q861560 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

No estágio pré-operatório, o desenvolvimento intelectual da criança está fundado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social e, a partir desse estágio, a criança passa a depender cada vez menos de suas ações sensório-motoras e a representar os eventos internamente. 

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q861272 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Segundo a LDB, os sistemas municipais de ensino compreendem:

I – As instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público Municipal.
II – As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
III – Os órgãos municipais de educação.
IV – As casas de acolhimento que ministrem aulas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q861558 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

O estágio sensório-motor configura um marco do desenvolvimento intelectual da criança: a construção da noção de eu, momento em ela começa a perceber a diferença entre si mesma e os objetos de seu meio ambiente, e a se reconhecer como indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q861564 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

É por meio da interação social que as crianças adquirem a linguagem, importante veículo de partilha de significados e experiências sociais. 

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q861270 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

De acordo com a Lei nº 9.394/96, art. 30, é correto afirmar, por exemplo, que a educação infantil será oferecida em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q861539 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

“(...) o tempo e o espaço na educação infantil devem ser vividos e organizados considerando as demandas das crianças e suas práticas do dia a dia, além da crença de que cabe à creche, pré-escola e EDI, proporcionar de forma intencional oportunidades para aprendizagens e desenvolvimento da criança”. Com base nessa concepção, expressa nas “Orientações curriculares para a educação infantil” (2010), cabe ao professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q861561 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

Considere-se que uma professora apresente a uma criança uma imagem em que estejam representadas duas fileiras com o mesmo número de objetos idênticos, de mesmo tamanho, dispostos de tal forma que o comprimento de uma das fileiras seja maior que o da outra. Nessa situação, uma criança cujo pensamento esteja no estágio pré-operatório tenderá a afirmar que há mais elementos representados na figura de comprimento maior.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q861563 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Promover contextos favorecedores de interações sociais NÃO é responsabilidade das instituições de educação infantil, cuja função primordial é preparar cognitivamente a criança para o seu ingresso no ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q861553 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental realizada de forma abrupta é mais producente que a realizada de forma gradual, pois garante o amadurecimento dos estudantes de forma rápida e eficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q861562 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A brincadeira de faz de conta é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança. 

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q861541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

O espaço e a sua organização devem colaborar com o desenvolvimento da autonomia, com as interações e com a construção da identidade. Logo, o espaço deve conter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q861550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

Segundo a concepção de letramento, os estudantes não precisam mais ser alfabetizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

134Q861274 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Sobre a educação especial prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q861268 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Documento que constitui um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Qual documento é esse? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q861538 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Adjunto de Educação Infantil, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, 2019

As propostas pedagógicas da educação infantil, segundo as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil” devem respeitar os seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q861547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De modo geral, as crianças que participam desde cedo de práticas sociais de leitura e escrita iniciam-se nesse conhecimento antes mesmo de seu ingresso na escola. 

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q861554 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental deve ser realizada por meio de mudanças rigorosas estabelecidas pela escola, de modo a disciplinar as crianças e ajustá-las ao processo de aquisição do conhecimento.  

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q861551 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

  Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De acordo com a concepção de letramento, não basta saber ler e escrever, sendo também necessário que o indivíduo utilize o ler e o escrever conforme as exigências do mundo social.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q861555 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

Ao ingressar no ensino fundamental, a criança deverá ser avaliada pelo professor, sendo os conhecimentos adquiridos na educação infantil condições ou pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.