Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q861548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q861549 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

    Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

 

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

O processo de letramento da criança é favorecido por seu convívio em um contexto em que os adultos leem diversos tipos de texto, em diversas formas e suportes. 

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q893364 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Educar e cuidar são dimensões indissociáveis e fundamentais para os profissionais da Educação Infantil. Sobre essas duas dimensões, marque V para Verdadeiro e F para Falso.

( ) O cuidado e a educação das crianças até os cinco anos de idade devem ser compartilhados com as famílias e a comunidade.
( ) Brincar, interagir e aprender são ações entrelaçadas nos processos de cuidar e educar bebês e crianças pequenas.
( ) Cuidar/educar pouco se relaciona ao processo de desenvolvimento integral das crianças.
( ) As características desse ambiente e das relações que nele ocorrem independem das condições institucionais e das ações educativas.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q915856 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade. O autor Ariès foi um dos pioneiros a estudar este assunto. Em sua obra clássica, A História Social da Criança e da Família, o autor mostra como o conceito de infância tem evoluído através dos séculos, oscilando entre pólos em que as crianças eram consideradas ora um “Bibelô”, ora um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q915857 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Nesse sentido, a Educação Infantil tem como finalidade desenvolver a criança integralmente em quais aspectos 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q915849 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Na creche e na pré-escola, a formação pessoal e social da criança tem como finalidade desenvolver a criança integralmente, em seus aspectos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q915862 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q915869 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Sobre a avaliação no contexto da Educação Infantil, é correto afirmar que: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q915861 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

O Art. 5º da Resolução CEB/CNE nº 5, de 17/12/2009, determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que _________ e ___________de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de acordo com a legislação acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q915850 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Ariés (1986) afirma que a criança era considerada “um adulto” em miniatura no período medieval, e hoje não é muito diferente. Vive um “faz-de-conta” que não oferece fatores positivos ao seu desenvolvimento. Nesse sentido é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q915853 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A brincadeira é uma situação que leva a criança a um mundo imaginário, tendo o brinquedo como suporte dessa atividade ou brincadeira. Assinale a alternativa que não condiz com esse processo de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q915791 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A organização pedagógica da rotina favorece a integração de atividades que atendam às necessidades básicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q915855 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

No tocante à Educação Infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima. 

( ) Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno. 

( ) As crianças ao brincar reproduzem situações concretas pondo-se no papel dos adultos, imitandoos e procurando entender o seu comportamento. 

( ) O jogo da brincadeira não favorece a concepção de ensino e aprendizagem para as crianças. 

( ) A utilização do jogo e da brincadeira não auxiliam a aprendizagem infantil. 

( ) A criança adquire experiência brincando, desenvolve a área afetiva, emocional, intelectual e social. 

( ) Na educação infantil, a avaliação está basicamente vinculada a provas, testes ou trabalhos a serem realizados para a obtenção de uma nota.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q915864 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

A educação psicomotora bem desenvolvida pode detectar problemas futuros e até mesmo resolvê-los, em relação à concentração, coordenação, dificuldades de aprendizagem. As habilidades da criança bem desenvolvidas possibilitam 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q915868 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Leia os objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil listados abaixo, e assinale a proposição que corresponde às crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses): 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q915870 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Sobre os fundamentos e princípios da pedagogia para a infância, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.