Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q57542 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q57522 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Em relação ao Currículo na Educação Infantil, é possível sintetizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q57545 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q57512 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Na Educação Infantil, o termo ROTINA se distancia da seguinte concepção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q57517 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A Educação Infantil possui características muito singulares no que se refere à organização dos espaços. Sobre o tema, assinale a alternativa que melhor descreve o local propício ao aprendizado, segundo os conceitos atuais da fase do desenvolvimento infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q57599 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q4102 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

A Creche Municipal Espaço do Saber realiza, no início de cada ano, uma reunião com os responsáveis pelas crianças para apresentar a proposta educacional que será desenvolvida. Com base no ECA, é direito dos pais ou responsáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q57541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q4100 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

As instituições de Educação Infantil devem organizar propostas pedagógicas que favoreçam a formação integral, entendendo a criança como um ser completo e com práticas que garantam fundamentalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q4104 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

35. A turma de Maternal I fará um passeio ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos. Joana é Agente Auxiliar de Creche, atuando na turma de Maternal I. Considerando as atribuições específicas da função de Joana, previstas na Lei 3985, de 8/04/2005, ela deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q4101 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

Joana é responsável pela coordenação pedagógica da Creche Municipal do Bairro Formoso. No seu trabalho, busca garantir uma discussão pedagógica coerente com o período de desenvolvimento das crianças da instituição. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem ser coordenadas, supervisionadas e avaliadas por um educador com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q47851 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento são questões centrais da obra de Vigotski. Em relação a esse tema analise as proposições abaixo e responda: 

I. Para Vigotski a linguagem possui duas funções básicas: o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
II. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social.
III. Conforme a perspectiva vigotskiana, a fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha ou “pensa alto". 

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q57514 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Ao criar seu método, Maria Montessori preocupou-se com a educação da vontade e a alfabetização e por isso seu método é caracterizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q57521 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O lugar da criança, na instituição de Educação Infantil, é:

I - “Definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo”.
II – “Uma possibilidade para o adulto compreendê-la e adequar sua relação com ela num verdadeiro encontro”
III – “Potencializador de sua participação ativa nas situações educativas”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q4103 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

A Creche Municipal da Ribeira matriculou na turma de Maternal II uma criança que apresenta necessidades educacionais especiais. Conforme estabelece a Portaria E/DGED nº 29, de 14/9/2006, em turma de Educação Infantil, modalidade Pré-escola, onde houver matrícula de crianças com necessidades educacionais especiais, deverá ser reduzido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q57530 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Sobre educar e cuidar, leia as afirmativas.

I. As ações de cuidado na Educação Infantil são todas aquelas que contribuem para o desenvolvimento do sujeito, conhecendo cada criança dentro de suas especificidades.
II. Para cuidar, na perspectiva da Educação Infantil, é preciso primeiramente perceber as necessidades do outro, mas entendendo que este é um ser passivo dentro deste processo.
III. Educar é propiciar situações de aprendizagens em que a criança possa desenvolver-se integralmente, desenvolvendo suas potencialidades.

Está correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q27131 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem por princípio: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q57511 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.
( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.
( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q47846 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo se referem aos fatores básicos do desenvolvimento humano, de acordo com a perspectiva piagetiana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q4097 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

Marta, Diretora da Creche Municipal Criança Feliz, e Janete, Professora Regente Articuladora, trabalham muito para a organização e o sucesso da creche, garantindo às crianças conforto e bem estar. De acordo com a Portaria E/DGED nº 29, de 14 de setembro de 2006, Art. 2º, contando com o apoio de profissional da Divisão de Educação da Coordenadoria Regional de Educação, é uma das atribuições de Marta e Janete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.