Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto :
a) Brincar de colecionar, comparar e fazer álbuns com letras.
b) Incluir nas brincadeiras cotidianas a presença de letras, números e formas geométricas.
c) Fotografar ou desenhar letreiros, placas de carros, sinais de trânsito, propagandas, etc.
d) Participação em situações cotidianas que permitam a observação de sinalizações, como nos supermercados (visualização de rótulos, encartes, propagandas e sinalização das seções e dos produtos).
e) Cópias dos textos observados em circulação, como por exemplo, copiar os nomes dos rótulos de produtos manuseados ou de placas indicativas das ruas.