Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q863928 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O descanso, com ou sem sono, é uma das formas que o ser humano tem para recuperar as energias perdidas com a atividade, eliminar tensões emocionais e conquistar uma sensação maior de bem-estar. Considerando-se o momento de descanso na Educação Infantil, analisar os itens.

I. Ao aproximarem-se os momentos de descanso, é importante que o educador vá criando um clima de tranquilidade que ajude a criança a moderar suas atividades, como um recurso de transição ao sono.
II. A permanência do adulto na transição para o sono é absolutamente fundamental, principalmente aqueles com os quais a criança estabeleceu laços de afeto e confiança.
III. É fator indispensável que a criança durma no momento de descanso. Enquanto educador, é essencial que exija da criança que adormeça, caso contrário, terá perdas em momentos da sua rotina, como por exemplo, não a deixar ir para o pátio brincar.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q890090 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No estímulo de movimentos livres como componente da relação cuidar e educar de crianças pequenas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q913899 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Creche, Prefeitura de Chiapeta RS, OBJETIVA, 2023

Considerando-se a organização de atividades nos espaços de Educação Infantil, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Ao utilizar cores nos espaços, deve-se cuidar para usar sempre azul para meninos e rosa para as meninas, visto ser o padrão imposto pela sociedade.

( ) As salas não são partes integrantes da ação pedagógica, devendo ser vistas apenas como um pano de fundo.

( ) O espaço físico e social é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q889867 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

No documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009), Campos e Rosemberg pontuam os critérios sobre a organização e o funcionamento interno das creches referentes às práticas empregadas no trabalho direto com as crianças.

Com base nas ideias da autora, são práticas condizentes com o direito à higiene e à saúde e com o direito a uma alimentação sadia das crianças, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q892979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q894554 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

No contexto do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), os Guias de Orientação fornecem diretrizes essenciais para a atuação dos profissionais envolvidos. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o objetivo dos Guias de Orientação do PIM?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q911454 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Por isso, como a organização do tempo e do espaço pode impactar o desenvolvimento das crianças na educação infantil? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q887963 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor da Educação, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

A entrada da criança na creche é um momento delicado, se configurando como um processo de adaptação gradual e que envolve a participação da família, professores e todos os demais profissionais que trabalham nas instituições voltadas para esse fim. A criança tem direito à atenção individual, e essa atenção se concretiza, principalmente, pelas atitudes dos cuidadores, as quais podem validar ou não esse direito. Considerando o tratamento da criança na creche, todas as alternativas abaixo constituem atitudes adequadas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q890089 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação à higiene e ao cuidado de bebês de zero a um ano de idade no momento da troca de fraldas, assinale a opção correta relativamente à atuação do cuidador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q886514 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Em relação à dimensão do cuidar e educar na educação infantil, qual das seguintes afirmações é verdadeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q889864 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Para Pires e Moreno (2015), é indispensável que a rotina seja organizada para o trabalho pedagógico como sequência pensada, que valorize o tempo e o espaço das crianças no espaço escolar.

Tendo como referência as reflexões das autoras sobre a organização diária das ações na educação infantil, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q870443 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Na creche em que você trabalha, os profissionais identificaram sinais de abuso sexual infantil em uma criança de dois anos de idade. Nesse caso, a conduta adequada a ser aplicada é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q867966 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao longo da história da educação infantil, um problema foi identificado: a questão da dicotomia que se revelava na ideia de que a creche era o espaço do cuidar e a pré-escola, o lugar de educar. Para combatê-lo, foi prevista legalmente a concepção da educação infantil como etapa inicial da educação básica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela tríade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q905086 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998), o professor da educação infantil tem a função de buscar meios de suprir e possibilitar o interesse e a descoberta das crianças. Elas estão em processo de formação de identidade e o professor é o mediador para que isso aconteça de forma graduada, buscando formar seres sociais, ou seja, capazes de se inteirarem no meio. Diante de todos os fatores que a criança necessita, o cuidar e o educar são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre o educar, analise as afirmativas a seguir.

I. Proporciona a criança a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades.
II. Refere-se em mediar a criança ao conhecimento, ao novo, ensinando e direcionando à realidade social e cultural.
III. Significa acompanhar, apoiar, incentivar e ter a compreensão do professor, ou seja, é a interação afetiva de ambas as partes, focando em ajudar e buscar o bem-estar do outro.
IV. Deve focar nas necessidades das crianças, que podem transmitir a qualidade daquilo que está sendo passada a elas. Isso pode ser capturado diante de observações, quando ouvidas e respeitadas.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q908961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Pensar nos projetos para a Educação Infantil requer a compreensão do universo da criança. Dentro da concepção de Barbieri (2012), é possível conhecer aspectos interessantes da infância a partir da percepção da arte como promotora das interações necessárias. Assim, leia as asserções seguintes e assinale a que vai de encontro às perspectivas apresentadas pela autora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q894380 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no campo educacional defendem a ideia de que a contação de história é estruturada a partir da narrativa oral e tem muita importância para o desenvolvimento humano, portanto, é fundamental a sua estimulação e apreciação desde a primeira infância.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.


1. Quem sabe ouvir uma história sabe contar histórias. Quem ouve histórias, sendo estimulado a compreendê-las, exercita também a capacidade de criar e contar histórias, sentindo-se, quem sabe, motivado a fazer história.
2. O ato de contar histórias é anterior à escrita, pois faz parte da tradição oral desde os povos ancestrais, quando os saberes eram transmitidos oralmente e o compartilhamento de memórias e tradições se efetivava pelo ato de narrar os fatos, acontecidos e imaginados.
3. A contação de histórias é uma arte performativa (no sentido de ser um acontecimento artístico onde o contador é ao mesmo tempo parte da obra, mas também uma pessoa à parte da obra) pertencente às artes cênicas que não são teatro, mas compartilha com ele pontos comuns.
4. O contador, a contadora é aquele/aquela que conta e ao mesmo tempo interage com o público, correspondendo à interação das pessoas durante a sua performance.
5. Contar histórias significa tecer sempre, da mesma maneira, as tramas dos acontecimentos e narrar, linearmente, os fatos a serem imaginados pelas crianças, pois só assim elas serão capazes de compreender as histórias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q887985 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Demonstrar empatia, sensibilidade, escutar com calma e paciência durante os cuidados também significa atuar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q887986 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

As idas ao banheiro, geralmente, ocorrem por todo período e com relativa frequência, devendo, portanto, ser um momento de especial atenção pelos Cuidadores Escolares. Sobre isso, analise os itens a seguir:
I.Jamais mediar situações como aquelas em que o aluno tenha dificuldade em tirar uma peça de roupa. II.Locais como banheiros são úmidos, podendo oferecer riscos de quedas, portanto deve se atentar à segurança. III.Deve ser prestativo e atencioso, mas sem ser invasivo.

É de competência do cuidador o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q870436 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Analise as assertivas a seguir:

I. Buchas e/ou esponjas de banho não devem ser utilizadas, pois são potenciais veículos transmissores de doenças.
II. A utilização de luvas para a troca de fraldas substitui a lavagem das mãos.
III. A técnica do banho, independentemente da idade da criança, deve seguir o mesmo padrão sempre.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q881217 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC, publicado em 2018, definem oito áreas focais. Assinale a alternativa CORRETA que descreve as oito áreas focais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.