Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q870436 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Analise as assertivas a seguir:

I. Buchas e/ou esponjas de banho não devem ser utilizadas, pois são potenciais veículos transmissores de doenças.
II. A utilização de luvas para a troca de fraldas substitui a lavagem das mãos.
III. A técnica do banho, independentemente da idade da criança, deve seguir o mesmo padrão sempre.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q914989 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Sobre os ferimentos que podem ocorrer com os escolares, avalie as alternativas abaixo e, marque a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q883516 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Apoio, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Cuidar e educar são ações indissociáveis do trabalho pedagógico nas creches. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.


I. Os cuidados com a higiene, a alimentação, o sono, a proteção, o amparo e o aconchego são ações ricas em oportunidades de trocas afetivas, inserção social e estimulação.

II. Todas as formas de cuidado são essenciais para o bebê e para a criança bem pequena, já que é por meio daqueles que cuidam, que as crianças tomarão contato com suas primeiras impressões sobre o mundo, experimentando sensações agradáveis ou desagradáveis.

III. Contar uma história e trocar as fraldas de um bebê não são atividades incompatíveis ou de valor diferenciado, mas complementares, em uma perspectiva da criança inteira, completa, ou seja, como ser completo e singular.

IV. Cuidar de bebês e crianças bem pequenas em ambientes coletivos não é uma atividade simples, mas complexa e, como tal, exige preparo, estudo, afeto e competência profissional.


Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q881217 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC, publicado em 2018, definem oito áreas focais. Assinale a alternativa CORRETA que descreve as oito áreas focais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q882497 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Os cuidados essenciais como alimentação, repouso, higiene e proteção são essenciais à rotina da escola e, principalmente, à educação dos alunos. Isso porque a rotina contém elementos que podem (ou não) proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, biológico. São conceitos, objetivos e justificativas sobre a organização das atividades de vida diária na educação básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q901507 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Durante uma atividade de pintura, a educadora Laura percebe que Clara, de 5 anos, mostra habilidades avançadas para a sua idade. Qual é a melhor maneira de documentar esse desenvolvimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q867982 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Quando a criança brinca, é possível observar a coordenação de suas experiências prévias e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhece, utilizando a ativação da memória, atualiza seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova. Sendo assim, pode-se compreender o brincar como em uma atividade interna da criança, baseada no/na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q881041 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O exercício de observar o cotidiano segundo Ostetto (2012) se constitui em um momento de aprendizagem e desafio. Na educação infantil este movimento se torna ainda mais importante. Nesta perspectiva é correto afirmar que:
I - É necessário observar ações, reações e interações. II - É necessário clarear a visão, para ter uma leitura do vivido. III - Exige esforço, é necessário disciplina e disposição para novas aprendizagens. IV - Exige registro do observado, de forma que registrar se resume a uma atividade técnica. V - Há regras definidas e claras para o registro da observação.
Quais assertivas acima estão corretas e expressam a importância do observar segundo Ostetto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q902823 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (2019) adota a concepção de que a criança é entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q914357 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

O cuidar e o educar são princípios básicos da educação infantil previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Considerando o princípio de educar e cuidar, realizado no cotidiano escolar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q893652 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A documentação pedagógica, que pode ter diferentes formatos, tem importante papel, pois ajuda na identificação dos interesses e das experiências das crianças, permitindo planejar as novas etapas a partir dessas informações. A documentação visual ou tridimensional se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q898272 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) desempenha um papel fundamental no monitoramento da qualidade do ensino nas escolas brasileiras, envolvendo diferentes níveis de avaliação que se complementam e dialogam entre si. Esses níveis destacam o protagonismo de diferentes atores no processo avaliativo, que contribuem para a formação integral dos estudantes e para a gestão educacional.
Com base nos níveis de avaliação descritos, assinale a alternativa que identifica corretamente esses níveis e seus respectivos protagonistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q913901 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Creche, Prefeitura de Chiapeta RS, OBJETIVA, 2023

Em relação à organização dos espaços na Educação Infantil, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q882489 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

“A organização adequada das atividades da vida diária, como sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais, é crucial para _______________________, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor que favorece o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.” Sobre a organização das atividades da vida diária na educação infantil, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q903241 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:
“Oferecer literatura às crianças desde a mais tenra idade é, pois, colaborar para interações de qualidade e para o seu desenvolvimento cultural, uma vez que nela podemos ver materializadas muitas das nuances do ser humano. Ler para um bebê ou para uma criança pequena se constitui como uma oportunidade para a criação e fortalecimento de vínculos”.
BELMIRA; BAPTISTA; GALVÃO, 2017, p. 45, em artigo intitulado: “O texto ficcional e a experiência literária dos bebês”.

As autoras problematizam a experiência literária dos bebês. Com base nesse tema, analise as afirmações abaixo:

I. Os bebês e crianças bem pequenas não desenvolvem relação direta com o objeto livro para a aprendizagem da leitura e decodificação, compreendendo o recurso apenas como brinquedo e distração, sem desenvolvimento da linguagem. II. Os bebês se apropriam do mundo predominantemente por meio de experiências corporais. Por isso, é correto afirmar que é pelo corpo que se inicia a “leitura” do mundo, sendo ele o primeiro espaço de narração dos bebês. III. Os bebês precisam de narrativas que ampliem sua imaginação e sua capacidade de atribuir sentidos. O equilíbrio entre o que a criança pode perceber sozinha e o que ela pode inferir, adivinhar ou imaginar é fundamental para a qualidade literária dos livros para essa faixa etária. IV. A experiência literária dos bebês se dá, exclusivamente, por meio das interações entre adultos e bebês, sons, expressões, gestos, direcionados ou não por falas.

É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q905812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O professor da Educação Infantil precisa, obrigatoriamente, saber identificar não só a habilidade que se adequa melhor à sua turma, como também os objetivos e o significado dessa habilidade. Dessa forma, a habilidade do currículo de Pernambuco com o código EI01CG01PE (“Movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas.”) pode ser indicada para trabalhar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q898904 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O cuidado, em sua dimensão ética, busca promover a qualidade de vida e garantir o direito à proteção integral da criança. Esse cuidado envolve intimidade e afetividade e é essencial em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, o cuidado é ainda mais presente, pois a criança pequena precisa do apoio do professor até alcançar autonomia. Nessa fase, educar e cuidar são indissociáveis.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q867967 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

O cuidar, na sua concepção mais ampla, é uma vertente importante da profissionalização do educador infantil, pois aponta para atitudes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q905101 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Sobre o trabalho docente na educação infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q905102 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem um compromisso com a reflexão sobre a mudança curricular. O fato de ser etapa não obrigatória permite a emergência de organizações curriculares bastante plurais nas suas concepções e práticas.
(MEC, 2009, p. 80.)

Na educação infantil, o professor tem uma autonomia maior quanto aos conteúdos a serem desenvolvidos no cotidiano da criança. Mas, é necessário que essa autonomia tenha o compromisso com o desenvolvimento da trajetória escolar da criança enquanto seu desenvolvimento integral. Dessa forma, em relação ao conteúdo que deverá ser trabalhado na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.