Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q905101 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Sobre o trabalho docente na educação infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q890261 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A criança, desde seu nascimento, precisa de espaços, sejam públicos, privados, institucionais ou naturais, que lhe ofereçam liberdade de movimentos, segurança e que, acima de tudo, possibilitem sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam. Considerando o desenvolvimento da criança no espaço escolar, julgue os itens a seguir.

I Os espaços devem ser organizados de forma a desafiar a criança nos campos cognitivo, social e motor.

II O ambiente escolar é um espaço que deve restringir-se à realização de atividades de ensino.

III O ambiente escolar deve propiciar total acesso ao aluno com necessidades especiais, bem como proporcionar condições para que ele permaneça na escola.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q889523 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

O ambiente físico/afetivo da creche depende da implementação de uma série de estratégias que corroboram para a consecução de uma realidade física e afetiva que contribua para o desenvolvimento integral do bebê e da criança. Nesse sentido, destaque a alternativa incorreta, em relação às evidências de um ambiente seguro e saudável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q889538 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Juquitiba SP, Avança SP, 2024

Alguns cuidados devem ser observados pelos profissionais que trabalham em creches em relação à sua conduta para com as crianças. Nesse cenário, é falsa a afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q881647 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito da higiene pessoal, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O desenvolvimento dos hábitos de higiene pelos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil, mas iniciar esse processo o quanto antes e reforçar sua relevância diariamente faz com que, com o tempo, as crianças se acostumem e realizem os cuidados sem questioná-los.
( ) As áreas para higiene pessoal devem ser bem cuidadas, como as pias, privadas baixas, toalhas individuais, também as escovas de dente devem ser guardadas de modo que permaneçam limpas e sejam reconhecidas individualmente por cada crianças. Recomenda-se que nessas áreas, não tenha espelhos, pois configura risco à segurança das crianças quando elas estiverem sozinhas no banheiro.
( ) A higiene pessoal é o conjunto de cuidados em relação ao corpo, essencial para a prevenção de doenças. Quando essas ações são iniciadas (e ensinadas) na infância, configura-se a chamada higiene pessoal infantil. Algumas dessas práticas são tomar banho, lavar e pentear os cabelos, escovar os dentes e lavar as mãos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q903694 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Por mais que a matemática esteja presente no cotidiano, quando ensinada de forma isolada, passa a não fazer sentido para os educandos. Por meio dessa prática, o aluno é capaz de atribuir significado ao que é ensinado, além de atuar como protagonista e coautor do seu conhecimento. (Sant’Ana; Mendonça, 2023, s/p.)
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os jogos para a aprendizagem matemática podem ser inseridos no cotidiano da sala de aula, sendo a gamificação a utilização de jogos físicos. Deve-se evitar os jogos virtuais, pois eles não contribuem para a aprendizagem dos alunos.
( ) Os jogos se configuram como práticas conscientes que, apesar de não expressarem a vida real, conseguem envolver as crianças de forma livre e total, fazendo com que se expressem e desenvolvam seu raciocínio lógico, aprendendo a tomar decisões.
( ) Os jogos utilizados de forma pedagógica e associados ao lúdico podem ser aliados do processo educativo, tornando a aprendizagem matemática mais significativa e prazerosa na superação das defasagens de aprendizado.
( ) Os jogos associados à aprendizagem despertam a curiosidade dos alunos ao aliarem conceitos teóricos à prática e estimula os alunos na resolução dos problemas apresentados em todas as etapas da atividade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q890393 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Os jogos e as brincadeiras têm um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois, ao brincar, a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa; é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação. Segundo Freitag(2012 p. 07), “brincando, as crianças exploram e remetem sobre a realidade cultural na qual estão inseridas, questionando regras e papéis sociais, demonstrando, assim, através do brincar, situações que ainda não conseguem expor através de palavras”. Sobre o papel do professor nos jogos e brincadeiras na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q882725 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a avaliação na Educação Infantil, julgue V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:


( ) A avaliação na Educação Infantil deve ser contextualizada e os instrumentos e procedimentos adotados precisam ser pensados com cuidado para evitar a classificação da criança e a geração de rótulos.

( ) Os relatórios de observação podem ser usados como instrumento de avaliação, como o próprio nome diz, se referem aos registros escritos durante e depois da realização das atividades planejadas na rotina da Educação Infantil.

( ) Na Educação Infantil, a finalidade básica da avaliação é que sirva para intervir, para tomar decisões educativas, para observar a evolução e o progresso da criança e para planejar se é precisointervir ou modificar determinadas situações, relações ou atividades na aula

( ) O portfólio pode ser usado como instrumento de avaliação e é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do desenvolvimento de cada criança.


A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q903234 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O desenvolvimento motor infantil é dividido em fases. Cada uma delas tem um objetivo específico e corresponde a um tipo de treino para as aquisições motoras que virão na próxima fase. Gallahue e Ozmun (2005) criaram um modelo de desenvolvimento motor muito utilizado no campo da Educação e da Psicologia. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse modelo:

I. Esse modelo explica o desenvolvimento motor desde a infância à adolescência. II. O modelo é dividido em três fases: motora reflexiva, motora rudimentar e motora fundamental. III. Essas fases são organizadas de acordo com uma faixa etária aproximada de desenvolvimento do indivíduo. IV. Os autores utilizam o modelo de desenvolvimento motor no formato de uma ampulheta.

É correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q882774 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador de Alunos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

As atividades permanentes na creche referem-se a práticas educacionais, recreativas e de cuidado que fazem parte da rotina diária das crianças de forma contínua. São atividades permanentes comuns em creches:

I. jogos educativos e brincadeiras dirigidas;
II. leitura de livros e contação de histórias;
III. escovação dos dentes após as refeições;
IV. passeios de longa duração ao ar livre;
V. comemorações de datas especiais.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q902494 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

É dever do Estado assegurar atendimento em creche e pré-escola a crianças de 0 a 6 anos de idade e tem por objetivo promover o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social, emocional, complementando a ação da família e da comunidade. A facilidade de reter e manipular informações mentalmente, de organizar e controlar o próprio comportamento, de solucionar problemas e de expressar criatividade, faz parte da(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q889249 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Atividade Educacional, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

A promoção da alimentação saudável é crucial durante a infância, pois é quando os hábitos alimentares estão sendo formados possibilitando que estes se perpetuem ao longo da vida. Estimula ainda o prazer, valoriza a cultura alimentar e promove a saúde. Além disso, uma alimentação saudável e adequada também é um direito e, por isso deve ser promovida de forma a favorecer a saúde de todos os indivíduos. A maioria dos bebês utiliza mamadeira, que será oferecida de acordo com a necessidade de cada criança, considerando o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q894123 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Estimulador Materno Infantil III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A saúde da criança que frequenta instituições de educação infantil revela sua singularidade como sujeito que vive em determinada família, que, por sua vez, vive em um grupo social, tendo, assim, uma história e necessidade de cuidados específicos. O ambiente coletivo demanda condições ambientais e cuidados adequados ao contexto educacional.

(RCNEI, vol. 2, p. 50.)

De acordo com o RCNEI, quanto ao ambiente da educação infantil e sua alimentação é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q898282 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil/Provinha Brasil desempenham papéis centrais na avaliação da qualidade da educação básica no Brasil. Sobre essas avaliações, analise as assertivas a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q890147 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Consulplan, 2024

Tendo em vista a rotina e o processo de adaptação das crianças em creches, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A maneira como a família enxerga a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.
( ) No primeiro dia da criança na instituição, a atenção dos profissionais – principalmente o professor, deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez, para que se possa atendê-las de forma individualizada.
( ) A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que a criança usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a qual a criança está acostumada, ajudará neste processo de adaptação.
( ) Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com os profissionais, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q900395 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

A criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso.

HOFFMANN, J. (2014). Avaliação e Educação infantil. Um olhar sensívele

reflexivo sobre a criança. Editora Mediação. p.153.

São etapas do ciclo da avaliação na Educação Infantil, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q898606 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

A educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo vários aspectos. Assinale a alternativa que melhor descreve a finalidade da educação infantil no contexto apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q899634 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Alguns estudos revelam a importância da boa relação entre as instituições de Educação Infantil e as famílias das crianças para que ocorra um pleno desenvolvimento. Sabendo disso, quais são as implicações da frequência de crianças de 0 a 5 anos em instituições de Educação Infantil para as práticas familiares e o desenvolvimento infantil?
Marque a alternativa correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q914995 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão 15.

Como o que pensamos antes de dormir afeta a qualidade do sono

Você está na cama, tentando dormir, mas seus pensamentos não param.

Seu cérebro está ocupado fazendo planos detalhados para o dia seguinte, repetindo momentos vergonhosos ("por que eu disse isso ou aquilo?") ou produzindo pensamentos aleatórios ("onde está minha certidão de nascimento?").

Muitas pessoas compartilharam vídeos nas redes sociais sobre como dormir mais rápido, evocando "cenários falsos", como uma história romântica na qual você é o protagonista.

Mas o que a ciência diz sobre isso? O que pensamos antes de dormir tem alguma influência nas nossas noites de sono?

Diferenças importantes

Acontece que pessoas que dormem bem e aquelas que têm sono de má qualidade têm diferentes tipos de pensamentos antes de dormir.

Pessoas que dormem bem dizem ter principalmente imagens sensoriais visuais ao adormecer (elas veem pessoas e objetos e têm experiências semelhantes às de um sonho).

Elas podem ter menos pensamentos organizados e mais experiências alucinatórias, como imaginar que estão participando de eventos do mundo real.

Para pessoas com insônia, os pensamentos antes de dormir tendem a ser menos visuais e mais focados no planejamento e na resolução de problemas reais.

Esses pensamentos são geralmente menos agradáveis e menos aleatórios em comparação com os de pessoas que dormem bem.

Pessoas com insônia também têm maior probabilidade de ficar estressadas com o sono quando tentam dormir, o que leva a um ciclo vicioso, já que fazem um esforço para tentar dormir e ficam ainda mais acordadas. Q

uem tem insônia frequentemente relata preocupação, planejamento ou pensamento em coisas importantes na hora de dormir. Elas também se concentram em problemas ou ruídos no ambiente e têm uma preocupação geral por não dormir.

Infelizmente, toda essa atividade mental prévia pode impedir que você adormeça. U

m estudo revelou que pessoas que normalmente dormem bem podem ter problemas para cair no sono se estiverem estressadas com alguma coisa ao se deitar (como ter que fazer um discurso na manhã seguinte).

Mesmo níveis moderados de estresse na hora de dormir podem afetar seu sono naquela noite.

Maratonando séries

Outro estudo com 400 jovens adultos investigou como programas e séries de TV podem afetar o sono.

Os pesquisadores descobriram que níveis mais elevados de compulsão alimentar estão associados a uma pior qualidade do sono, mais fadiga e um aumento nos sintomas de insônia.

A "excitação cognitiva", ou ativação mental, desencadeada por uma narrativa interessante e identificação com personagens, também podem desempenhar um papel nesse sentido.

A boa notícia é que existem técnicas que você pode usar para mudar o estilo e o conteúdo dos seus pensamentos antes de dormir.

Isso pode ajudá-lo a reduzir a excitação cognitiva noturna ou substituir pensamentos indesejados por outros mais agradáveis. Essas técnicas são chamadas de "reorientação cognitiva".

O que é reorientação cognitiva?

A reorientação cognitiva, desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador americano Les A. Gellis, consiste em se distrair com pensamentos agradáveis antes de dormir.

São como os "cenários falsos" que as pessoas publicam nas redes sociais, mas o truque é pensar em uma situação que não seja tão interessante.

Decida antes de ir para a cama o que você vai pensar quando estiver deitado, esperando dormir.

Escolha uma tarefa cognitiva envolvente, com alcance e amplitude suficientes para manter seu interesse e atenção, sem causar excitação física ou emocional. Portanto, nada muito assustador, excitante ou estressante.

Por exemplo, se você gosta de decoração de interiores, pode se imaginar redesenhando um cômodo da sua casa. Se você é um amante do futebol, pode repetir mentalmente uma parte do jogo ou planejar uma nova tática.

Um fã de música pode recitar mentalmente as letras de seu álbum favorito. Quem gosta de tricotar pode se imaginar fazendo uma manta.

Não importa o que você escolha, certifique-se de que é algo que se adapta a você e aos seus interesses. A tarefa precisa ser prazerosa, sem ser muito estimulante.

A reorientação cognitiva não é a solução perfeita, mas pode ajudar.

Um estudo feito com pessoas que têm insônia descobriu que aqueles que tentaram fazer uma reorientação cognitiva demonstraram uma melhora significativa nos sintomas de insônia, em comparação com o grupo de controle.

Meditação e atenção plena

Outra técnica antiga é a meditação ou atenção plena.

Praticar meditação pode aumentar nossa autoconsciência e nos tornar mais conscientes de nossas ideias. Isso pode nos ajudar com pensamentos ruminativos (repetitivos).

Muitas vezes, quando tentamos bloquear ou interromper os pensamentos, a situação pode piorar.

O treinamento nesta prática pode nos ajudar a reconhecer quando estamos entrando em uma espiral de pensamentos ruminantes e nos ajudam a dar um passo para trás, quase como se fôssemos um espectador passivo.

Trata-se de observar seus pensamentos, sem julgá-los. Você pode até dizer "olá" aos seus pensamentos e deixá-los passar e ir embora. Deixe-os estarem lá e veja o que realmente são: apenas pensamentos, nada mais.

A pesquisa do nosso grupo mostrou que as terapias baseadas na atenção plena podem ajudar no tratamento da insônia.

Elas também podem ajudar no sono pessoas com problemas psiquiátricos, como transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e esquizofrenia.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgl3vpk2rdgo

Qual é o objetivo da reorientação cognitiva antes de dormir?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.