Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q910901 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve a diferença entre as teorias de Vygotsky e Piaget acerca da construção social da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q882487 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O conceito de “cuidar e educar” é essencial no desenvolvimento integral das crianças, combinando atenção às necessidades básicas e promoção do aprendizado e desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Sobre o tema “cuidar e educar”, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q882488 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

“O cotidiano e a rotina na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Um planejamento adequado e a execução de atividades variadas são essenciais para promover um ambiente de aprendizado estimulante e seguro. O planejamento na educação infantil deve ser ______________, garantindo que as atividades diárias promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.” Sobre planejamento e atividades na educação infantil, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q903237 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O Desenho é uma das expressões gráficas das crianças, uma linguagem. Na obra clássica “Desenvolvimento da Capacidade Criadora” de Lowenfeld e Brittain (1972) são destacadas etapas do desenvolvimento do desenho infantil. Considerando essas etapas, correlacione-as às respectivas caracterizações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Garatuja nomeada; 2. Etapa das formas geométricas; 3. Etapa do conceito de cena; 4. Etapa das linhas da base e do céu; 5. Etapa das formas humanas.
( ) Organiza a composição em duas dimensões. Exibe representações simultâneas. Desenhos em "raioX" mostram o interior dos elementos. ( ) As representações são achatadas em um só plano. Quase não ocorrem sobreposições. Há uma fusão do tempo e do espaço. ( ) A localização e os tamanhos dos elementos do desenho são subjetivos. Flexíveis, os símbolos mudam de significado nas histórias que contam sobre os desenhos. ( ) O esquema aprendido se repete sempre. O esquema se altera para atingir um sentido especial. As proporções expressão um valor emocional. ( ) A criança conta histórias sobre os traços impressos no papel. Já segura o lápis entre os dedos. Situa os rabiscos intencionalmente. As linhas possuem significado.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q903238 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Pensar a formação para leitura e escrita na Educação Infantil é um campo de lutas e contradições historicamente adensado. No entanto, são inúmeras as práticas pedagógicas que impulsionam a leitura e a escrita nesta etapa, sem renunciar a sua especificidade, e garantindo o direito à literatura às crianças, sem antecipar conteúdos do ensino fundamental.

Considerando essa temática, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) O uso das fichas de nome próprio é recurso identitário importante para o despontar da escrita inicial das crianças. ( ) Os momentos de contação de histórias e as proposições de reconto, mediadas pelos professores às crianças, são possibilidades de fomento à cultura leitora ainda na infância. ( ) As crianças da Educação Infantil devem fazer a transição para o Ensino Fundamental sabendo escrever seu nome, diferenças entre números e letras, bem como a leitura de frases e palavras. ( ) Na Educação Infantil, boa parte da rotina pedagógica desenvolvida pela escola deve estar concentrada no ensino das primeiras letras, de forma a facilitar a transição da criança para o Ensino Fundamental.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q882281 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os acidentes são causa crescente de mortalidade e invalidez na infância e adolescência e importante fonte de preocupação, por constituírem o grupo predominante de causas de morte a partir de um ano de idade.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q890732 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“Durante o recreio em uma escola primária, um aluno começa a se engasgar enquanto come sua merenda. Ele tosse fracamente, não consegue falar, está agitado e segura a garganta com as mãos.”
Diante da situação descrita, a ação correta a ser tomada por um adulto presente é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q867969 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Pensando as práticas pedagógicas com bebês,especialmente aquelas que propiciam a interação, é recomendável que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q901512 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

João, um menino de 2 anos, apresenta um desenvolvimento atípico. Seus pais notaram que ele não responde ao nome e tem dificuldade em interagir com outras crianças. Um Agente Educacional sugere uma avaliação mais aprofundada para verificar sinais de autismo. Com base nessa situação, julgue as afirmações a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):

(__)A Estimulação Precoce pode ser iniciada mesmo antes do diagnóstico fechado na atenção especializada.
(__)Crianças com desenvolvimento atípico devem ser submetidas apenas a intervenções após o diagnóstico formal de autismo.
(__)A entrevista de seguimento (M-CHAT-R/F) é uma ferramenta útil para detectar sinais sugestivos de desenvolvimento atípico.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q881037 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

As creches são instituições de educação infantil que oferecem cuidados e educação para crianças de até três anos de idade. Elas desempenham um papel fundamental no cuidado e na educação das crianças pequenas. Historicamente nem sempre foi esta a concepção da creche. Oliveira (2002) destaca que por muitos anos, a creche era vista como instituição de caráter apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q886678 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a adolescência é um período de enorme transição. Os adolescentes passam por estirões de crescimento, adquirem um odor corporal, alguns desenvolvem acne e vivenciam o aparecimento de mais pelos corporais, além da liberação de certos hormônios (substâncias químicas) no cérebro. Esses exemplos de mudanças referem-se a algumas típicas alterações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q886679 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

As crianças, mesmo ainda muito pequenas, aprendem a viver com outras pessoas, interagindo e construindo laços. Alguns marcos do desenvolvimento social na infância são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q893591 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (2018), a saúde, a nutrição e o bem-estar são condições indispensáveis ao desenvolvimento infantil e perpassam as práticas da Educação Infantil, exigindo relação de cooperação e corresponsabilidade da gestão e dos profissionais com as famílias e outros setores da sociedade. São ações destinadas aos Profissionais da Instituição de Educação Infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q893382 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O papel da Instituição da Educação infantil e seus profissionais é fundamental para o desenvolvimento integral de todas as crianças de zero a cinco anos, pensando, planejando e organizando as ações e as relações inclusivas em sala e fora dela. Sobre essa questão, marque C para Certo e E para Errado.

( ) É responsabilidade da Escola da Infância promover acessibilidade de espaços, materiais, objetos e brinquedos para as crianças com deficiência.

( ) As vivências necessitam ser planejadas, considerando as especificidades das crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

( ) Os profissionais da educação Infantil não precisam estar preparados para uma prática de sensibilização de todos os envolvidos, basta muito amor e boa vontade.

( ) A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 208, garante aos alunos com necessidades especiais o direito à criação de programas de prevenção e atendimento especializado e assistência às famílias responsáveis.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q882132 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quais são os principais desafios atuais enfrentados pelos profissionais da educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q888541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Para desenvolver o processo, denominado por Piaget de etapa sensório motora (0 a 2 anos), é preciso que os educadores estimulem as crianças a correr, pular e suas variantes, isso pode acontecer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q898278 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A avaliação na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve ser compreendida como um processo contínuo, dinâmico e contextualizado. Considerando os princípios e características dessa avaliação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q890087 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No espaço físico para crianças com até cinco anos de vida, é necessário garantir, entre outros aspectos, a existência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q911415 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A infância é uma fase crucial e singular na educação básica, caracterizada por suas próprias necessidades, capacidades e potencialidades. Diferente de uma mera preparação para a vida adulta, a infância deve ser valorizada como um período de desenvolvimento integral, onde as experiências, brincadeiras e interações sociais desempenham papéis fundamentais. As práticas pedagógicas devem respeitar e promover a autonomia, criatividade e individualidade das crianças, criando um ambiente acolhedor e estimulante que favoreça o crescimento emocional, cognitivo e social. Essa abordagem reconhece a infância como uma etapa essencial e distinta, com características próprias que requerem atenção e métodos educativos específicos. Sobre a infância e sua singularidade na educação básica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.