Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

381Q913375 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Dentre os direitos estabelecidos para as crianças que frequentam a educação infantil estão os cuidados e a sua higiene. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q893921 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Primeiros-socorros são os procedimentos aplicados de imediato à vítima que sofreu um acidente ou mal súbito. Esta ação tem como finalidade manter os sinais vitais e garantir a vida da vítima. As escolas são lugares onde há grande quantidade de crianças que estão em constante atividades, onde podem ocorrer acidentes e, muitas vezes, os profissionais de emergência não conseguem chegar ao local com facilidade e rapidez para prestar o atendimento. Considere uma situação de desmaio de um aluno na escola. NÃO é um procedimento correto para um atendimento imediato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q870435 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Na creche em que você trabalha, foi observado que algumas crianças rejeitam legumes e verduras durante as refeições. Para incentivar uma alimentação mais saudável, a equipe decidiu implementar algumas estratégias. Assinale a alternativa correta que apresenta uma abordagem mais eficaz para promover o consumo de alimentos nutritivos entre as crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q907305 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, construindo significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Nesse sentido, quanto aos campos de experiência da Educação Infantil, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q892980 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Com o discurso da necessidade urgente de proporcionar formação continuada para os profissionais que atuam com crianças pequenas, muitos sistemas de ensino oferecem cursos esporádicos, de forma aligeirada, sem uma continuidade e sem uma base teórico-metodológica definida, gerando, como demonstram pesquisas na área da educação (KRAMER, 2005), a desqualificação intelectual do profissional. Noutra direção, ao pensar em práticas de formação dirigidas aos profissionais da educação infantil, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q902281 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

O brincar heurístico e o cesto de tesouros são abordagens utilizadas na Educação Infantil para promover o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q909962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na obra “Desenvolvimento e aprendizagem” (Carvalho; Sales; Guimarães, 2002), um dos capítulos se destina a discutir a experiência de uma creche no que tange à organização do trabalho pedagógico.
Em relação às reuniões pedagógicas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q867980 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Quando se lida com bebês, são desaconselhados grupos muito grandes, pois há uma demanda de atendimento individualizado. Até os 12 meses, é recomendável não ter mais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q867983 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

A fim de garantir um ambiente de ordem e de harmonia, algumas práticas educativas procuram simplesmente suprimir o movimento, impondo às crianças de diferentes idades, inclusive bebês, rígidas restrições posturais (longo período de espera em filas, ou sentadas, ou ainda dentro dos berços, com possibilidade limitada de movimentos. Tais práticas se fundam na equivocada ideia de que o/a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q890259 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação à criança e ao seu espaço de vivência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q901543 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com base nas ideias de Vygotsky sobre a avaliação da aprendizagem infantil, analise as seguintes afirmações:

I. O potencial de aprendizagem deve ser o alvo pedagógico do desenvolvimento.
II. A avaliação deve focar apenas na determinação dos déficits de aprendizagem.
III. A mediação é uma intervenção pedagógica essencial para desafiar o potencial de cada criança.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q887980 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A movimentação segura de alunos com mobilidade reduzida envolve a utilização de recursos para atendimento das suas necessidades posturais adequadas e da sua mobilidade atendida tendo como princípio a identificação do seu problema. Podem ser recursos utilizados para esses alunos com necessidades especiais tudo o que se apresenta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q882128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Atendente de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Com base na proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil e no que ela deve ter como objetivo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q913366 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Feche os olhos e tente lembrar: quantas vezes você, quando criança ou mesmo como professor, ouviu e usou a expressão "lápis cor de pele"? Afinal, se existem os amarelos, os azuis e os vermelhos, há de existir também o cor de pele. Até aí, nenhum problema. Porém, a qual pele nos referimos? Estamos falando da cor de quem? Essa é a pergunta que vem dentro do novo livro do ilustrador e escritor paulistano Alexandre Rampazo, "A cor da Coraline". Narrado em primeira pessoa pela personagem Coraline, o livro acompanha um dia aparentemente comum, até que seu amigo Pedrinho pede emprestado um lápis "cor de pele", e uma série de questionamentos, dúvidas e inquietações tomam conta da menina. "A cor da pele é só uma?", reflete a pequena. Para saber de que pele Pedrinho estava falando, era preciso saber de quem ele estava falando. Ela olha para ele, olha para si mesma e para a sua caixa de lápis, certamente um só não poderia pintar todo mundo. E logo começa a imaginar mundos de possibilidades, como um país onde todos fossem vermelhos de vergonha.

Fonte: Renata Panzini. Por mais pluralidade, livro infantil fala sobre cores de pele. Disponível em: <https://lunetas. com.br/por-mais-pluralidade-livro-infantil-fala-sobrecores-de-pele/>.

Portanto, o autor ao colocar uma criança negra para questionar qual lápis é de fato "cor de pele", o autor propõe uma reflexão sobre:
Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q896998 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o papel do professor da educação infantil de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023).

1. O professor é quem media o processo de aquisição e construção do conhecimento. Ele é habilitado e comprometido, proporcionando situações de aprendizagem e desafios.

2. Os professores da Educação Infantil no município de Chapecó que atuam nas instituições educativas devem ser habilitados em Pedagogia da Educação Infantil e Licenciatura em Educação física.

3. Vínculos afetivos não são destaques nas atitudes do professor da Educação Infantil do Município de Chapecó.

4. O professor da Educação Infantil deve estar comprometido com a profissão e sua prática deve ter objetivos que contribuem com a formação integral das crianças.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q890088 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Educacional, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para crianças de dois a três anos de idade nas instituições de educação infantil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q889865 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O “Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas” (2007) define os primeiros socorros como “os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), até que esta possa receber o tratamento médico adequado e definitivo”.

Sobre os primeiros socorros na ocorrência de convulsão, ou crise convulsiva, um dos procedimentos a ser feito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q898827 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Educação Infantil, as brincadeiras, as interações e as diferentes linguagens se entrelaçam, constituindo elementos essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Considerando a importância desses aspectos na prática pedagógica, como o professor pode criar um ambiente que favoreça a expressão, a criatividade e a construção de conhecimento na Educação Infantil? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q898834 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na fase da pré-escola (4 a 5 anos), as crianças vivenciam um período de grande desenvolvimento cognitivo, social e emocional, demandando práticas pedagógicas intencionais que promovam a exploração, a expressão e a construção de conhecimentos de forma lúdica e significativa. Sobre as especificidades pedagógicas para essa faixa etária, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O desenvolvimento da linguagem oral e escrita deve ser priorizado na pré-escola, com atividades que foquem na alfabetização, utilizando métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita, como a cópia e a repetição.
(__) As brincadeiras e as interações são elementos fundamentais na pré-escola, pois proporcionam às crianças oportunidades de aprender a compartilhar, a cooperar, a expressar suas emoções e a construir conhecimento de mundo.
(__)O trabalho com a diversidade de linguagens (musical, corporal, plástica, oral e escrita) na pré-escola contribui para a ampliação das formas de expressão e comunicação das crianças, favorecendo sua criatividade e imaginação.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q898837 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A construção de uma relação sólida entre a instituição de Educação Infantil e as famílias é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a troca de informações, a compreensão mútua e a participação ativa de todos no processo educativo. Considerando a importância dessa parceria, como a instituição de Educação Infantil pode promover uma relação efetiva com as famílias, reconhecendo e valorizando a diversidade de culturas e estruturas familiares? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.