Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q57600 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Sobre esta consideração, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q47850 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

A alternativa CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q57520 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Considerando que o ambiente das instituições de educação infantil deve favorecer o desenvolvimento da criança, é correto afirmar que o ambiente estruturado para a criança deveria promover:

1. a identidade pessoal.
2. evitar o contato social, mantendo-se a privacidade.
3. desenvolvimento de competências.
4. oportunidades para o crescimento.
5. transmitir sensações de confiança e segurança.

Estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q47847 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

A alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q57526 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Sobre educar e cuidar, leia as afirmativas.

I. As ações de cuidado na Educação Infantil são todas aquelas que contribuem para o desenvolvimento do sujeito, conhecendo cada criança dentro de suas especificidades.
II. Para cuidar, na perspectiva da Educação Infantil, é preciso primeiramente perceber as necessidades do outro, mas entendendo que este é um ser passivo dentro deste processo.
III. Educar é propiciar situações de aprendizagens em que a criança possa desenvolver-se íntegralmente, desenvolvendo suas potencialidades.

Está correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q57513 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A qualidade do atendimento na Educação Infantil implica:

I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças.
II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento.
III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.

Em relação a essas assertivas é possível destacar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q27128 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

 Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q57516 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

Maria Montessori, uma importante educadora, influenciou a educação em um período de extrema rigidez das instituições escolares. Deu especial atenção à preparação do ambiente propício para o desenvolvimento infantil, à liberdade de ação das crianças pequenas e ao material a elas ofertado. Em um ambiente de liberdade, desenvolveu o conceito de disciplina ativa, segundo o qual o indivíduo disciplinado é aquele que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q57518 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A organização funcional da sala de aula é cenário de uma revolução na funcionalidade do lugar e do planejamento da Educação Infantil. O termo ”espaço” faz referência ao espaço físico, mas ao substituir esse termo por ambiente, passa-se a tratar do espaço físico e também do conjunto de relações que se estabelecem. Os elementos do espaço representam componentes curriculares, e um dos critérios a serem considerados é a decoração.

Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q47845 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo: 

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.
II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.
III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q4098 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Agente Auxiliar de Creche, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

O grupo de professores da Creche Municipal do Taquaral está reunido em Centro de Estudos para elaborar o seu planejamento educacional. Sandra é Agente Auxiliar de Creche, atuando no Maternal. Considerando as atribuições básicas do Agente Auxiliar de Creche, Sandra deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q57546 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil.

Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q47843 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.
II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.
III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança. 

A alternativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q47848 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Em relação ao conceito de zona de desenvolvimento proximal, apresentado por Vigotski, analise as proposições abaixo e responda: 

I. A zona de desenvolvimento proximal apresenta-se como uma região dinâmica em que se pode realizar a transição desde o funcionamento intermental até o intramental;
II. O nível de desenvolvimento real corresponde às capacidades que o indivíduo já adquiriu e usa de uma maneira individual, autônoma.
III. O nível de desenvolvimento proximal é relativo às capacidades que o indivíduo pode desenvolver mediante a ajuda, a orientação e a colaboração de indivíduos mais especializados que ele. 

Está(ão) correta(s) apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q57529 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A respeito dos atos de educar e de cuidar na organização do trabalho pedagógico da educação infantil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q57523 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

É fundamental que a escola possibilite estratégias que aproximem a família do trabalho pedagógico desenvolvido com seus filhos. Considerando esse pressuposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola deve ser reconhecida pela família e pela sociedade como um espaço de aprendizagem de conteúdos e valores.
II. É de suma importância o trabalho colaborativo entre escola e família com vistas ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
III. A elaboração do projeto político-pedagógico não deve prever a participação das famílias para evitar os conflitos de interesses.
IV. A responsabilidade pelo acesso e pela permanência dos alunos na escola é somente das famílias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q57549 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q57550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q47849 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Cabaceiras PB, UFCG

Todas as alternativas abaixo se referem ao papel da escola e da intervenção pedagógica para o desenvolvimento do indivíduo, numa perspectiva vigotiskiana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q57525 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil

As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios, como igualdade de condições para o acesso, pluralismo de idéias e respeito à liberdade e aos direitos. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta. Dessa forma, no que concerne ao cuidar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.