Questões de Concursos Eletrônica

Resolva questões de Eletrônica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q971339 | Eletrônica, Instrumentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação à eletrônica digital, julgue o próximo item.

Em um circuito lógico, um flip-flop JK é um tipo de flip-flop que possui três estados possíveis: definido, zerado e oscilante.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q1049938 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Engenheiro de Instrumentação Científica, INPE, FGV, 2024

Ao utilizar um osciloscópio para visualizar um sinal de tensão triangular em seu circuito, um engenheiro configurou o equipamento da seguinte forma: acoplamento AC, modo automático, escala vertical de 1V/div, escala horizontal de 1ms/div e atenuação da ponta de prova 10x.

Ao realizar a medida, ele se deparou com um sinal que não ficava fixo na tela do osciloscópio, ou seja, a forma de onda apresentada na tela não estava sincronizada, pois formas de onda sucessivas eram disparadas em pontos distintos da forma de onda.

Para corrigir esse problema o engenheiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q882283 | Eletrônica, CLP Controlador Lógico Programável, Técnico em Eletromecânica, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Sobre sistemas de automação e controladores lógicos programáveis (CLPs), julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Em um sistema de automação, sensores e atuadores são usados para monitorar e controlar processos físicos, mas não são diretamente conectados ao CLP.

(__) O CLP é projetado para operar em ambientes industriais, com alta resistência a interferências eletromagnéticas e condições adversas.

(__) A programação de um CLP pode ser realizada através de softwares específicos, que permitem a criação, edição e simulação de programas antes da implementação.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1049965 | Eletrônica, Eletrônica Analógica, Radares de Abertura Sintética, INPE, FGV, 2024

Considere uma região totalmente plana que foi levantada por um SAR para geração de uma imagem. A resolução desse sistema SAR na direção do alcance inclinado (slant range) é de 2 m.

Após o processamento para transformar a geometria dessa imagem do alcance inclinado (slant range) para o alcance no terreno (ground range), o valor da resolução espacial no terreno, em metros, em um ponto em que o ângulo de incidência é 30º é

Caso necessário, considere √2 = 1,41 e √3 = 1,73.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1049966 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Radares de Abertura Sintética, INPE, FGV, 2024

A melhora da resolução espacial na direção do deslocamento da antena constitui uma das principais vantagens do SAR. Considere um SAR sobrevoando uma região.

Sobre a resolução espacial ao procurar identificar alvos dessa região, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1049967 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Radares de Abertura Sintética, INPE, FGV, 2024

Um dos maiores problemas da imagem SAR é a ocorrência do efeito Speckle, o qual, normalmente, dificulta a interpretação visual e requer técnicas para o processamento digital.

A respeito do Speckle e sua natureza, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1063792 | Eletrônica, Eletrônica Analógica, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

Ao se deparar com um componente desconhecido, um engenheiro fez as seguintes observações:

• o componente possui 3 três terminais externos, que foram denominados A, B e C;
• com o terminal C desconectado, aplicar uma diferença de potencial (positiva ou negativa) entre os terminais A e B não faz circular corrente pelo componente;
• com o terminal B desconectado, aplicar uma diferença de potencial (positiva ou negativa) entre os terminais A e C não faz circular corrente pelo componente;
• com o terminal A desconectado, aplicar uma diferença de potencial (positiva ou negativa) entre os terminais B e C não faz circular corrente pelo dispositivo;
• enquanto aplicada uma determinada tensão negativa no terminal A, uma pequena diferença de potencial aplicada entre os terminais B e C faz surgir uma corrente entre esses dois terminais.

Com base nessas observações, o componente analisado pelo engenheiro é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1063793 | Eletrônica, Eletrônica Analógica, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

Deseja-se realizar uma avaliação preliminar do funcionamento de um conversor A/D. Considere que o conversor é de 12 bits, com uma resolução de 4mV, sendo o bit mais significativo reservado para a sinalização, dado que a saída em hexadecimal do conversor foi '0C8' e que o conversor A/D está operando corretamente.
O valor esperado da tensão na entrada do conversor e o valor aproximado da maior tensão positiva que o conversor pode representar estão, respectivamente, entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1063794 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

O projeto de fontes de alimentação de corrente contínua pode ser dividido em etapas, tais como a retificação e a regulação. É comum inserir um estágio adicional de filtragem composto por um resistor e um capacitor, após o capacitor de filtragem original.
Tal inserção tem como objetivo principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1063795 | Eletrônica, Eletrônica Analógica, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

Um diagrama de Nyquist mostra, no plano complexo, as informações de ganho e fase de uma função de transferência em função da frequência. Nesse contexto, e sabendo ainda que determinado circuito com um amplificador operacional realimentado positivamente comporta-se como um oscilador, o critério de Barkhausen para a oscilação será satisfeito se o módulo do ganho de malha direta for
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1063796 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

A aplicação de metodologias, como a análise de confiabilidade de circuitos eletrônicos, desempenha um papel fundamental ao ajudar os engenheiros a detectarem e a reduzir possíveis pontos de falha em equipamentos e dispositivos.

Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Um circuito é classificado como tendo baixa confiabilidade quando existe uma alta probabilidade de falhas ocorrerem dentro de um intervalo de tempo específico.
II. Uma medida de confiabilidade da produção de circuitos eletrônicos consiste na análise de um lote específico, submetendo uma amostra a testes de uso ao longo de um período determinado, e calculando a taxa de falhas por unidade de tempo.
III. MTBF (Média de Tempo Entre Falhas) é uma métrica de confiabilidade que mede o tempo exato que leva para um sistema falhar, fornecendo uma previsão precisa de quando as falhas ocorrerão durante sua vida útil operacional.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1063797 | Eletrônica, Análise de Circuitos, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

Para atender às normas de um projeto eletrônico, estão disponíveis os seguintes resistores para compor o circuito:

a. Resistor 100Ω, tolerância 1%, 200ppm / ºC, encapsulamento 0603, potência: 200 mW, P/N: ERJ-P03F1000V;
b. Resistor 100Ω, tolerância 5%, 250ppm / ºC, encapsulamento 0201, potência: 50mW, P/N: CR0201-JW-101GLF.

Considerando as normas que orientam as boas práticas em confiabilidade de circuitos eletrônicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Para garantir o correto funcionamento do circuito, a variação de resistência em condições usuais de temperatura (25ºC) não pode ultrapassar o valor de 10Ωem relação ao valor nominal; portanto, ambos os componentes são adequados para o projeto.
II. Ambos os componentes são adequados para operar com correntes de até 20mA.
III. Após o ajuste do circuito, o resistor não pode apresentar um aumento superior a 2Ω, para uma temperatura de 75ºC; portanto, ambos os componentes são adequados para o projeto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1063798 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais, INPE, FGV, 2024

Quatro módulos de uma mesma placa eletrônica foram testados e os resultados estão listados a seguir.

a. Modulo 01; quantidade de falhas: 3; horas de teste: 2500.
b. Modulo 02; quantidade de falhas: 7; horas de teste: 2500.
c. Modulo 03; quantidade de falhas: 5; horas de teste: 2000.
d. Modulo 04; quantidade de falhas: 4; horas de teste: 1000.

Considere que cada placa é composta por um módulo de cada tipo, que as falhas de cada módulo são estatisticamente independentes e que os módulos da placa eletrônica podem ser representados como um sistema em série.
Com base nessas informações, estima-se que o MTTF (Tempo Médio até a Falha) e o MTBF (Média de Tempo Entre Falhas) da placa eletrônica sejam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q904824 | Eletrônica, Circuitos Lógicos e Álgebra Booleana em Eletrônica, Engenheiro de Telecomunicações, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os teoremas da álgebra booleana são fundamentais para guiar o projetista de sistemas lógicos no desenvolvimento, análise e simplificação de circuitos. Assumindo X, Y e Z como variáveis lógicas, em que Y é a saída de uma porta lógica NOT com entrada X, um teorema válido da álgebra booleana é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1063545 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Arquitetura Elétrica, INPE, FGV, 2024

Um conversor CC-CC do tipo boost, com apenas um estágio de conversão, utilizando frequência de chaveamento de 25kHz alimenta uma carga com tensão média de 15 Volts e corrente média de 0,7 Ampéres. Por critérios de projeto é desejado que o ciclo de trabalho (duty cycle) do conversor seja limitado entre 0,2 e 0,5 e que a corrente média em regime permanente da fonte seja limitada a, no máximo, 1A.
Desconsiderando as perdas, os valores mínimo e máximo da faixa de tensão, em Volts, que a fonte que alimenta o conversor pode assumir de forma que os critérios estabelecidos sejam respeitados, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q904825 | Eletrônica, Circuitos Lógicos e Álgebra Booleana em Eletrônica, Engenheiro de Telecomunicações, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Durante o processo de análise de circuitos combinacionais para construção de um circuito lógico físico, a etapa de simplificação de expressões lógicas é muito importante, pois essa simplificação tem o potencial de reduzir a complexidade do circuito e o número de elementos utilizados. Um método sistemático para simplificar expressões booleanas é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1063546 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Arquitetura Elétrica, INPE, FGV, 2024

A frequência de chaveamento é um parâmetro importante no projeto de conversores CC-CC.
Sobre a frequência de chaveamento em conversores CC-CC analise as afirmativas a seguir.

I. Ao aumentar a frequência de chaveamento é possível reduzir os valores e, consequentemente, o tamanho dos capacitores e indutores utilizados nos conversores CC-CC.
II. Ao reduzir a frequência de chaveamento aumentam-se as perdas decorrentes do chaveamento nas chaves digitais (TBJ, MOSFET, ...).
III. Conversores CC-CC que utilizam transistores como elementos de chaveamento usam, tipicamente, frequências de chaveamento de 1 GHz a 5 GHz.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q904826 | Eletrônica, Engenheiro de Telecomunicações, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Em um Circuito Integrado (CI) podem ser encontradas milhares de portas lógicas construídas sobre um material semicondutor, como por exemplo, o silício. A escala de integração e consequentemente a dimensão física do CI depende da tecnologia (Lógica Transistor-Transistor (TTL) ou Semicondutor Complementar de Óxido Metálico (CMOS)) e dos dispositivos (Transistor Bipolar de Junção (TBJ) ou Transistor de Efeito de Campo (FET)) utilizados na construção do CI. Os CIs serão menores e comportarão maior número de portas lógicas, à medida que for intensificado o uso de dispositivos do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1063547 | Eletrônica, Eletrônica Analógica, Arquitetura Elétrica, INPE, FGV, 2024

Amplificadores operacionais são circuitos eletrônicos muito versáteis utilizados em uma vasta gama de aplicações, como amplificadores de instrumentação, comparadores, Schmitt triggers, integradores, diferenciadores, dentre muitas outras.

Sobre amplificadores operacionais e suas aplicações analise as afirmativas a seguir.
I. No projeto de comparadores com amplificadores operacionais geralmente é utilizada a realimentação negativa.
II. Slew rate é uma característica dos amplificadores operacionais reais que exprime a máxima variação possível da tensão de saída por unidade de tempo.
III. Na análise de circuitos com amplificadores operacionais, se considerado o modelo ideal, sempre pode-se considerar que as entradas inversora e não-inversora possuem o mesmo nível tensão.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1063556 | Eletrônica, Eletrônica de Potência, Arquitetura Elétrica, INPE, FGV, 2024

Ao selecionar um MOSFET de potência para atuar como chave em um circuito, deve-se atentar para que seus parâmetros garantam o funcionamento desejado e minimizem a dissipação de energia no transistor.
Em relação aos parâmetros dos MOSFET de potência na situação acima mencionada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.