Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q182856 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

A Síndrome de Burnout é a doença ocupacional a que estão mais expostos os profissionais das áreas de saúde, educação e serviços assistenciais. Nela, ocorre adoecimento físico e psíquico, que compromete os resultados do trabalho. Esse acometimento repercute nas organizações, pois gera elevado índice de absenteísmo, aumento de conflitos interpessoais e turnover. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico decorrente de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

II. A Síndrome de Burnout caracteriza-se por euforia, despersonalização, reviviscência episódica de evento estressor e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.

III. Há vários estressores ocupacionais vivenciados pelos profissionais da área de saúde que afetam diretamente o seu bem-estar, e, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout.

IV. Os estressores ocupacionais para enfermeiros estão relacionados à atuação profissional, ambiente de trabalho, administração de pessoal, relacionamento interpessoal, assistência prestada e vida pessoal.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q365601 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

O preparo do corpo após a morte, que é um procedimento técnico realizado pela equipe de enfermagem, tem por finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q34498 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

A recuperação anestésica (RA) é o local destinado a receber o paciente no pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis. Leia as afirmativas a seguir.

I. A Assistência prestada ao paciente na RA requer cuidados constantes, necessitando de monitorização e controle rigoroso de sua evolução.
II. A assistência prestada na RA é de cuidados críticos e necessita de uma equipe de enfermagem sempre alerta para atuar de maneira rápida e eficiente diante das complicações.
III. As complicações na RA são raras, as mais comuns são: Choque cardiogênico, choque séptico e hipóxia grave.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q34497 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

O técnico de Enfermagem que atua no centro cirúrgico deve ter conhecimento especifico e conhecer os termos formados por prefixos utilizados no dia-a-dia cirúrgico, indicando o órgão e o ato cirúrgico a ser realizado.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q364405 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O TCE (trauma crânio-encefálico) é uma afecção traumática responsável por um elevado índice de morbi-mortalidade no trauma, e cursa tendo como principal complicação desencadeadora da morte encefálica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q43899 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

Sobre os cuidados paliativos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q181118 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

O trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) está previsto na Lei nº 10.507/2002, que cria a profissão de ACS, e no Decreto nº 3.189/1999, que fixa diretrizes para seu exercício. Nesse contexto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q51697 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo e não estava utilizando o cinto de segurança, o air bag não acionou e o para-brisa apresentava fratura (em olho de boi, ficou “estrelado”) no lado esquerdo.

Nesta situação, poderão ser lesionados MAIS provavelmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q253882 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

A comunicação não verbal ocorre na interação pessoa- pessoa e pode ser exemplificada por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q59109 | Enfermagem, Oncologia

Homem de 73 anos de idade, hipertenso, apresentando histórico de perda ponderal de aproximadamente 5 Kg no último mês, queixando-se de dor em hipogástrio e retenção urinária há 4h, foi encaminhado pela unidade básica de saúde (UBS) para um hospital especializado onde se diagnosticou o adenocarninoma (câncer) de próstata, tendo sido realizada a ressecção transuretral (RTU) e orquiectomia.

Considerando o caso exposto, em relação a epidemiologia e a clínica do câncer de próstata, as evidências científicas mostram que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q367446 | Enfermagem, Psicologia aplicada à enfermagem, Enfermeiro Cargo 6, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A comunicação não-verbal é importante na relação entre o enfermeiro e o paciente. A cinestesia é uma técnica de comunicação não-verbal que se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q30695 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

Um dos principais quadros de emergência da obstetrícia consiste na doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Segundo o Ministério da Saúde, o quadro hipertensivo associado às convulsões tônico-clônicas em mulher na gravidez, no parto ou no puerpério imediato, são características de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q364995 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A resolução COFEN n. 311/07, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aponta no art. 25 que é dever e responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. Os registros no prontuário devem ser legíveis, objetivos, completos, precisos, claros, concisos, sem rasuras, de modo a garantir a continuidade dos cuidados. Em relação aos registros de enfermagem, avalie as afirmativas que seguem:

I. É proibido registrar fatos e outras situações relacionadas a juízo de valor.

II. Todo profissional é responsável pela assinatura dos registros e/ou procedimentos por ele executados, uma vez que é proibido realizar e/ou delegar esse ato a outras pessoas.

III. As anotações devem ser realizadas somente ao final de cada turno.

IV. A evolução de enfermagem realizada pelo profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) deve ser vistada pelos enfermeiros.

V. É proibida a utilização de qualquer tipo de abreviaturas.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q183723 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

Um paciente de 64 anos de idade foi internado no setor de clínica cirúrgica de um hospital, em pós-operatório imediato de cirurgia de ressecção transurretral de próstata (RTUP), decorrente de diagnóstico médico de hiperplasia prostática benigna. No histórico pré-operatório, estavam registradas como principais queixas do paciente a frequência aumentada da micção, com diminuição do volume e da força do jato urinário e a sensação de que a bexiga não tinha sido totalmente esvaziada, acompanhada por infecções recorrentes do trato urinário. O paciente encontra-se com irrigação vesical de três vias, com aspecto de sangramento vivo.

Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A RTUP é o procedimento cirúrgico mais utilizado nas cirurgias prostáticas, sendo realizada por meio de endoscopia, em que um instrumento cirúrgico e óptico é introduzido diretamente através da uretra na próstata, que é visualizada diretamente e removida por partes com uma alça de corte elétrica.

II. No pré-operatório, os cuidados de enfermagem a serem prestados ao paciente consistem, basicamente, no controle da ansiedade, no alívio do desconforto, na orientação acerca do procedimento e nos cuidados pós-operatórios, além dos preparos físicos comuns realizados na maior parte das cirurgias gerais.

III. As principais complicações possíveis de ocorrer que devem ser avaliadas regularmente pelo enfermeiro, nesse processo são: hemorragia, infecção, trombose venosa profunda, obstrução do cateter vesical e complicações em sua retirada, além de disfunção sexual.

IV. Em relação ao sistema de drenagem vesical, o paciente apresenta sangramento vivo relacionado à lesão cirúrgica que se encontra irrigada, cabendo ao enfermeiro controlar o balanço hídrico entre a quantidade infundida e a drenada da bexiga, bem como avaliar a redução do sangramento.

V. Nos casos de obstrução da sonda, a principal causa geralmente é a formação de coágulo de sangue, que deve ser retirado com infusão de anticoagulantes diretamente no sistema de infusão, para permitir que fique pérvio, devendo-se também usar furosemida, para aumentar o volume urinário.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q366780 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

São direitos dos profissionais de enfermagem, EXCETO;

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q57896 | Enfermagem, Anatomia do Sistema Respiratório

Sobre a caixa Torácica é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q365179 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Foram prescritos 1800 ml de soro fisiológico para um paciente para correr em 12 horas. O número de gotas por minuto que deve ser infundido é igual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q118737 | Enfermagem, Cuidados Paliativos, Analista de Saúde Enfermagem, MPU, FCC

Na atualidade discutem-se os diferentes procedimentos que poderiam ser prestados ao paciente terminal. É necessário que o enfermeiro tenha conhecimento sobre o significado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q5791 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, IADES

Na evolução do sistema de saúde no Brasil, foram elaboradas legislações específicas governamentais que “estruturaram” a formação do SUS, formando uma “linha do tempo”. Um órgão foi criado, em 1977, e fez parte do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SIMPAS). Este órgão foi o grande prestador da assistência médica e funcionava à custa de compra de serviços médicos hospitalares, do setor privado. O órgão referenciado no texto é o :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q181889 | Enfermagem, Teorias da Enfermagem, Enfermeiro, TCE PI, FCC

De acordo com a teoria das necessidades humanas básicas de Maslow, no planejamento da assistência de enfermagem ao indivíduo doente, o enfermeiro deve considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.