Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3541Q12338 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Em relação aos procedimentos de enfermagem relacionados à realização de curativos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A limpeza da ferida cirúrgica deve ser realizada de fora para dentro para evitar infecção.

( ) O Hidrogel pode ser utilizado em queimaduras e feridas limpas com pequenas quantidade de exsudato.

( ) O selo d’água, durante o curativo de um dreno torácico, deve ser mantido no mesmo nível do tórax.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3542Q845251 | Enfermagem, Tuberculose, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Enfermeiro, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para o controle da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3543Q839946 | Enfermagem, Farmacologia na Enfermagem, Prefeitura de Roseira SP Enfermeiro, AGIRH, 2020

A dobutamina deve ser administrada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3544Q833110 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Prefeitura de Modelo SC Enfermeiro, Alternative Concursos, 2021

Sobre as alterações fisiológicas da gestação, leia e relacione as colunas abaixo, a seguir escolha a alternativa que apresente a sequência correta:
1. Rede de Haller 2. Tubérculos de Montgomery 3. Cloasma gravídico 4. Manobra de leopold 5. Linha Nigra ou alba
(___) Aumento da circulação venosa da mama. (___) Método usado para determinar a posição de um feto dentro do útero. (___) Alterações pigmentares que aparecem nas gestantes, com prevalência, na região facial. (___) Hiperpigmentação na forma de linha que aparece na barriga da gestante. (___) Glândulas sebáceas hipertróficas, produzem secreção que serve para hidratar a aréola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3545Q368642 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O leite materno exclusivo é a alimentação ideal para todo lactente até o sexto mês de vida. Entre os fatores de risco para o insucesso na amamentação podemos citar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3546Q365660 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Medula aplásica e hipocelular são indicativos de reposta positiva ao tratamento de indução das leucemias, importante para o transplante de medula óssea.

  1. ✂️
  2. ✂️

3547Q362453 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Em vigilância epidemiológica, o indicador “mortalidade neonatal” remete a óbitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3548Q359026 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com relação a esterilização de materiais. Os materiais sujos de matéria orgânica devem ficar imersos em detergentes enzimáticos por cerca de 3 a 5 minutos, tempo necessário para desagregar a matéria orgânica. Devem ser colocados abertos e desconectados em recipiente não metálico, tendo-se o cuidado de evitar que materiais diferentes sejam postos no mesmo recipiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

3549Q199537 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Agente Técnico Legislativo Especializado Enfermagem, AL SP, FCC

Na administração de um soro com volume total de 1000 mL, o gotejamento estabelecido é de 40 gotas/minutos. Após três horas, havia no frasco a metade do volume inicial, quando deveriam ter sido infundidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3550Q182179 | Enfermagem, Alcoolismo, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a abuso de drogas e a intoxicações, julgue os itens subsequentes.


O álcool é a substância química mais frequentemente ingerida em excesso, seja por utilização isolada ou por associação com outras substâncias.

  1. ✂️
  2. ✂️

3551Q146286 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

No decorrer do envelhecimento o idoso pode apresentar alterações benignas na pele, do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3552Q140001 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

As emergências clínicas são um enorme desafio, uma vez que necessitam de atendimento rápido e sistematizado que vise à estabilização inicial do paciente para posterior avaliação. Em relação às emergências neurológicas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3553Q58269 | Enfermagem, Teorias da Enfermagem, CESPE CEBRASPE

Quanto  às  teorias  de  enfermagem  e  ao  processo  de enfermagem, julgue o item.

Os  diagnósticos  de  enfermagem  são  interpretações  empíricas dos dados levantados, usados para orientar o  planejamento,  a  implementação  e  a  avaliação  de  enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

3554Q53576 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, UFU MG, 2018

Ao se observar a atual política de saúde mental brasileira, resultado da mobilização de usuários, de familiares e de trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais, verificou-se um movimento que foi impulsionado pela importância que o tema dos direitos humanos adquiriu no combate à ditadura militar e que se alimentou das experiências exitosas de países europeus na substituição de um modelo de saúde mental, baseado no hospital psiquiátrico, por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial.

Nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado, denominado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3555Q51739 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISSUL MG, IBGP

Uma equipe do SAMU foi empenhada para atender uma vítima de atropelamento em via de trânsito rápido. Chegando ao local, observa-se que o paciente está em decúbito ventral e com sangramento abundante no crânio.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a primeira ação a ser desempenhada na chegada da cena. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3556Q44208 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3557Q35668 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

É fundamental a assistência de enfermagem aos pacientes no que diz respeito ao preparo e na realização de exames complementares. Os fluidos mais comuns para exames são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3558Q9730 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito do cuidado e da responsabilidade no encaminhamento de peças cirúrgicas e amostras histopatológicas e do controle de material cirúrgico, julgue os itens subsequentes.

A guarda e o acondicionamento de materiais para exame, até que sejam encaminhados ao setor competente, são de responsabilidade do circulante.
  1. ✂️
  2. ✂️

3559Q5284 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

Analise o caso a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

“J.A.S, 25 anos, sexo masculino, casado, 2 filhos, atualmente está desempregado, portador de hanseníase há 03 anos,
iniciou tratamento para forma D (Dimorfa) há mais ou menos 6 meses”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3560Q842256 | Enfermagem, Teorias da Enfermagem, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O item apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos referenciais teóricos da enfermagem.
Uma enfermeira de cuidado psiquiátrico, visando à formação das relações como elemento essencial ao cuidado de enfermagem, buscou identificar, junto a uma mulher jovem que apresentava ideias suicidas, as seguintes fases da relação enfermeiro-paciente: orientação, identificação, exploração e resolução. Nesse caso, todas essas fases são ligadas aos conceitos da enfermagem psicodinâmica de Peplau.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.