Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4621Q364647 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico oncológico portador de ostomia.

A irrigação da colostomia visando a promoção da eliminação de fezes é um procedimento não recomendado em pacientes oncológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4622Q364396 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

A epiglote é uma estrutura anatômica cuja característica é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4623Q364195 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospital, para tratamento de angina pectoris. Vem queixando-se, com freqüência, de dor no peito, com sensação de opressão, que irradia para o membro superior esquerdo e cessa com o uso de nitroglicerina. É viúvo, não está recebendo visitas e diz estar triste por não ter ninguém que se importe com ele. Solicita os cuidados de enfermagem constantemente, mesmo quando pode realizar sozinho alguma tarefa, como vestir-se ou arrumar-se. Diz não gostar do hospital por não poder sair e praticar exercícios físicos, como costumava fazer antes de se internar. Não aceita a dieta hipossódica e está há 5 dias sem evacuar. Pela manhã, após ter-se encaminhado ao banheiro, retornou com sudorese intensa, fraqueza, dispnéia e náuseas. Os sinais vitais avaliados apresentaram os seguintes resultados: temperatura de 37,3 ºC, pulso apical de 114 bpm, respiração de 32 movimentos por minuto e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg.

Diante da situação acima apresentada e das patologias envolvidas, julgue os itens subseqüentes.

Os cuidados de enfermagem para o paciente do caso clínico descrito incluem: evitar expô-lo a situações de estresse e ansiedade, oferecer-lhe dieta fracionada e alimentos gelados, verificar seus sinais vitais e estimulá-lo a exercícios físicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4624Q362627 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A região de escolha para administração de medicamentos pela via intramuscular em recém nascidos é a região:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4625Q360844 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O volume urinário deve ser monitorado no cuidado pósoperatório de tumores sólidos, atentando a valores superiores ao cálculo da superfície corporal da criança, nas 24 horas subsequentes, devido ao risco de hipervolemia e de choque cardíaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

4626Q360643 | Enfermagem

A presença de ar no espaço intrapleural recebe a denominação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4627Q360100 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

O recém nascido torna se altamente suscetível a infecção em decorrência de peculiaridades como: fragilidade da pele, cicatriz umbilical, necessidade de maior manuseio e imaturidade imunológica, além das infecções congênitas Com relação a essas informações,julgue os itens Subsequentes.

Na toxoplasmose congênita, dois tipos de manifestações clínicas podem ser encontrados: quadro de septicemia e a tétrade de Sabin.

  1. ✂️
  2. ✂️

4628Q359631 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Autópsia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Um homem de 44 anos de idade, com uma doença infecciosa febril aguda, recebeu o diagnóstico de malária em sua forma clínica mais grave.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os agentes causadores mais prováveis da doença diagnosticada são o Plasmodium malariae ou o Plasmodium vivax.

  1. ✂️
  2. ✂️

4629Q359599 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Em relação ao trabalho exercido em condições insalubres, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4630Q255761 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 6a Região, FCC

O indivíduo que tem hemofilia deve receber instruções para evitar complicações decorrentes dessa patologia. Dentre as orientações, consta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4631Q247842 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior

Qual é o órgão responsável por autorizar que o enfermeiro do trabalho, reconhecido como especialista, realize o preenchimento e a emissão do Laudo de Monitoração Biológica, previsto no Perfil Profissiográfico Previdenciário?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4632Q199800 | Enfermagem, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Você tem uma prescrição médica de 0,25mg de digoxina IV. A ampola que a farmácia enviou diz 0,125mg (= 1cc). Quantos frascos você vai aspirar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4633Q58904 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional

Uma paciente em tratamento ambulatorial há um ano por transtorno alimentar, relatou à equipe de saúde que nos últimos 3 meses tem apresentado episódios de autoindução de vômito e uso indevido de laxantes e diuréticos. Este quadro se caracteriza por um tipo de compulsão alimentar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4634Q58350 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, CESPE CEBRASPE

A respeito de noções básicas de epidemiologia e vigilância à saúde do trabalhador, bem como acerca de registros em bases de dados, documentos e legislações nacionais relativos a esse tema, julgue o item a seguir.

Entre 2010 e 2015, foram registrados, em média, mil casos de câncer ocupacional no SINAN, o que reflete a deficiência das ações dos órgãos na notificação obrigatória de doenças monitoradas por meio da estratégia de vigilância.
  1. ✂️
  2. ✂️

4635Q58139 | Enfermagem, Fisiologia do Sistema Respiratório

É correto afirmar que a hipertensão pulmonar pode ser causada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4636Q51410 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

É princípio da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4637Q43898 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

É considerada Infecção Hospitalar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4638Q31001 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CISSUL MG, FUNDEP

São itens necessários para a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4639Q28715 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

Doença infecciosa que apresenta uma lesão inicial, que é o cancro duro, é sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum.

Trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4640Q12448 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Iguaraçu PR, FAFIPA

A Atenção Básica caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.