Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5101Q359942 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Metrô SP, FCC

“Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente” (COREN-SP). Conforme os diversos tipos de erro, dentre as situações hipotéticas expostas, refere-se à omissão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5102Q363528 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Com referência à organização dos serviços médicos e de enfermagem dentro de uma empresa, julgue os itens seguintes.

É recomendada a administração de vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola para trabalhadores que tenham recebido recentemente doses de imunoglobulina ou unidade de sangue e derivados.

  1. ✂️
  2. ✂️

5103Q59656 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, CESPE CEBRASPE

Segundo as normas dos programas do Ministério da Saúde, julgue o seguinte item no que se refere às atribuições do  enfermeiro para a atenção à saúde.

Nas consultas de acompanhamento do crescimento e do  desenvolvimento,  é  recomendado  que  o  enfermeiro  faça  uma medida  da  pressão  arterial em  crianças  com  três anos de idade e outra no início da vida escolar, aos  seis anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

5104Q834313 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Jacinto Machado SC Técnico de Enfermagem, PS Concursos, 2021

Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.
Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5105Q367372 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Uma das prioridades da enfermagem na atenção à saúde da mulher é a pre-venção das doenças de transmissão sexual. Cabe ao profissional Auxiliar de Enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5106Q368665 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A infusão venosa prescrita no pronto-socorro deve ser feita com insulina do tipo NPH humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

5107Q363038 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito do cuidado e da responsabilidade no encaminhamento de peças cirúrgicas e amostras histopatológicas e do controle de material cirúrgico, julgue os itens subsequentes.

A pesagem de compressas como medida de segurança e a reposição hídrica ao paciente, quando necessária, são atribuições do técnico ou do auxiliar, na função de circulante.

  1. ✂️
  2. ✂️

5108Q362282 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, UFF

Para um paciente diabético, foram prescritas 5 U de insulina NPH. Como no hospital só há seringas de 80 U/mL e frascos de insulina NPH contendo 40 U/mL, o enfermeiro deverá aspirar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5109Q362543 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Um dos princípios fundamentais estabelecido no Código de Ética dos profissionais de enfermagem vigente, entre outros, refere que o profissional de enfermagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5110Q842545 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde da Família Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, a partir de experiências municipais e de debates nacionais, criou os núcleos de apoio à saúde da família (NASF), por meio da Portaria n° 154/2008, republicada em 4 de março de 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n. 39.

Brasília: Ministério da Saúde, 2014, com adaptações.

Considerando o tema do texto, julgue o item a seguir.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) sinaliza e enfatiza a importância do trabalho multiprofissional no qual as equipes devem atuar em consonância com os demais profissionais que compõem a Atenção Primária.

  1. ✂️
  2. ✂️

5111Q368948 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos achados clínicos, suas implicações ou cuidados necessários aos respectivos tratamentos, julgue os itens seguintes. Bócio é o aumento do volume da tireóide e pode ocorrer no hipertireodismo ou no hipotireiodismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5112Q145230 | Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma mulher com 59 anos de idade procurou o serviço
de pronto-atendimento de um hospital com queixas de desmaio
e mal-estar. Relatou que há cinco dias procurou atendimento
médico, em outro hospital, após ter apresentado um episódio de
perda de consciência, com duração de 5 minutos, seguido de
desorientação. Naquela data, foi diagnosticada infecção no trato
urinário por E. coli e iniciado tratamento com ciprofloxacino. No
atendimento em apreço, referiu episódio semelhante ao anterior
de perda de consciência, associado a dor em região precordial
com irradiação para o dorso e dispnéia. Foi mantida em
observação no pronto-socorro e foram solicitados exames
laboratoriais, eletrocardiograma e radiografia do tórax. A
paciente tem antecedentes de cardiopatia chagásica, nas formas
dilatada e arritmogênica, faz uso de medicamentos diuréticos e
vasodilatadores, além de marcapasso cardíaco definitivo há
7 anos, devido a taquicardia ventricular sustentada não-revertida
após ablação cardíaca. O exame físico realizado na admissão do
pronto-socorro mostrou paciente consciente, orientada, com ritmo
cardíaco regular e sem turgência jugular. No aparelho respiratório
identificou-se inspeção pulmonar estática e expansão pulmonar
sem anormalidades, murmúrio vesicular fisiológico em toda
extensão do tórax e presença de crepitações em bases
pulmonares. O abdome da paciente é semigloboso, normotenso,
indolor, sem visceromegalias e com ruídos hidroaéreos
normoativos. As extremidades, mal perfundidas, não apresentam
edemas. A pressão arterial era de 70 mmHg × 50 mmHg, a
freqüência cardíaca, de 80 batimentos por minuto e a freqüência
respiratória, de 30 movimentos respiratórios por minuto. Foi
instalado acesso venoso central em veia subclávia para medida de
pressão venosa central (PVC), que revelou 9 cm de H2O, não
havendo sinais radiológicos de intercorrência pós-punção. Após
um dia de internação no pronto-socorro, a pacientemantinha-se
consciente, orientada e hipotensa. Em radiografia de tórax, foi
observado imagem de derrame pleural à esquerda, extenso, sendo
drenado 1.500 mL de transudato citrino. Permaneceu no box de
emergência quando iniciou quadro de dispnéia, sudorese, palidez
cutânea, vômitos e hipotensão arterial (70 mmHg × 40 mmHg).
Foi transferida para uma unidade de terapia intensiva (UTI).
Iniciadas a hidratação venosa, a administração de aminas
vasoativas (dobutamina a 15 mL/h e noradrenalina a 20 mL/h) e
a oxigenoterapia por cateter nasal a 2 L/min, evoluiu com piora
geral do quadro, instabilidade hemodinâmica, dificuldades
respiratórias e relato de parada de eliminação de flato e fezes. Foi
necessária entubação e manutenção sob ventilação mecânica na
modalidade controlada a volume. Foram realizadas sondagem
nasogástrica e cateterismo vesical. A paciente seguiu com quadro
grave, inconsciente, com ventilação mecânica, fração inspirada de
oxigênio (FiO2) de 50%, pressãoarterial variando entre 45 mmHg
× 25 mmHg e 93 mmHg × 35 mmHg, PVC entre 17 cm e 23 cm
(de H2O) e diurese de 10 mL/h. Passou a apresentar temperaturas
elevadas (acima de 38,8 ºC). Foi realizada drenagem de tórax à
esquerda, com dreno em selo de água (dreno com secreção serohemática).
Com relação a este caso clínico hipotético, julgue os itens
seguintes.

O sistema de drenagem torácica instalado na paciente requer os seguintes cuidados: a câmara do selo de água deve ser preenchida com água esterilizada, o cateter que sai da cavidade torácica deve ser fixado com curativo fechado e o frasco de drenagem deve permanecer em pé e abaixo do nível de inserção do dreno.

  1. ✂️
  2. ✂️

5113Q367698 | Enfermagem, Saúde, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CDP PA, CESPE CEBRASPE

A Portaria n.º 3.214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Julgue os seguintes itens, considerando os preceitos legais estipulados pela referida portaria.

O PCMSO deve incluir, quando possível, a realização dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

5114Q841557 | Enfermagem, Biossegurança em Enfermagem, Técnico de Enfermagem Plantonista, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A utilização de equipamentos de proteção individual e a obediência a procedimentos normatizados de higienização apenas devem ocorrer quando houver a confirmação que um determinado paciente está contaminado por uma doença virótica incurável. Nos demais momentos, é dispensável aos profissionais de saúde seguir esses protocolos enquanto realizam suas atividades em uma instituição pública de serviços de saúde.

II. No contexto das instituições públicas de serviços de saúde, a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a ampliação e a disseminação de riscos e ameaças inerentes às atividades de pesquisa, de produção e de prestação de serviços de saúde em entidades públicas, principalmente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5115Q51804 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaíba PE, CONPASS

São doenças que estão relacionadas a águas contaminadas, principalmente após enchentes, exceto: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5116Q368228 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da recepção e das medidas de segurança do paciente no ambiente cirúrgico, julgue os itens seguintes.

A recepção do paciente no centro cirúrgico é atribuição privativa, mas não exclusiva do enfermeiro, que deve proceder à identificação, à avaliação dos sinais vitais, exame físico cefalocaudal sucinto e anotação da assistência prestada.

  1. ✂️
  2. ✂️

5117Q360805 | Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O profissional de enfermagem depara-se com situações que apresentam risco de infecção em todas as suas atividades. A falha na adoção dos princípios de assepsia pode comprometer a recuperação ou a manutenção do bom estado de saúde do paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana existentes em determinado objeto, em sua superfície ou interior.
  1. ✂️
  2. ✂️

5118Q846198 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre as práticas básicas de Prevenção às Infecções do Trato Urinário associada ao cateter vesical de demora, leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- Após a inserção da Sonda Vesical de Demora, fixar o cateter de modo seguro e que não permita tração ou movimentação.

II- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

III- O cateter ou tubo de drenagem pode ser desconectado, pois não há riscos de contaminação considerando que o manuseio de contaminação se refere à inserção da sonda e não do tubo.

IV- Não há regras para o Esvaziamento da bolsa, pois essa não traz infecção pra a sonda vesical, considerando que todos, até o cuidador pode manusear de qualquer forma, sem cuidados específicos.

Qual das alternativas abaixo apresenta todos os itens considerados VERDADEIROS às boas práticas de segurança ao paciente em uso de Cateter Vesical de Demora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5119Q360572 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Um paciente em fase terminal que procura retardar o evento temido buscando negociar com Deus mais tempo, e em troca, promete fazer algo para pagar esse favor encontra-se, de acordo com as observações de Kübler-Ross, no estágio de pesar conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5120Q253567 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRE RN, FCC

A oxigenoterapia pode ser aplicada por meio de diferentes dispositivos, incluindo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.