Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q196904 | Enfermagem, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a História da Enfermagem, assinale a alternativa correta. de ensino, assim como ser mantido pelo dinheiro privado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q59082 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado

No CME, quando a limpeza de um produto para a saúde é realizada utilizando detergente enzimático, deve-se ter o cuidado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q369321 | Enfermagem, Psicologia aplicada à enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Os dilemas éticos são comuns e diversos na prática de enfermagem. Considerando os princípios éticos comuns que podem ser utilizados para validar alegações morais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q59077 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado

A participação direta do Centro de Material e Esterilização (CME), no checklist de cirurgia segura, ocorre da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q358677 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

O indicador de saúde deve revelar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Sobre esse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q43472 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, UFMA

Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q3328 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, AOCP

Em relação à higienização das mãos, relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

A. Anti-séptico degermante.
B. Detergentes.
C. Efeito residual ou persistente.
D. Preparação alcoólica para as mãos.

( ) Preparação contendo álcool, preferencialmente a 70%, sob a forma gel ou solução, com emolientes, destinada à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos viáveis.
( ) É definido como efeito antimicrobiano prolongado ou estendido que previne ou inibe a proliferação ou sobrevida de microrganismos após aplicação do produto.
( ) Sabão (detergente) contendo um agente antiséptico em sua formulação; se destina à degermação da pele. Exemplo: Clorexidina degermante a 4%; PVPI a 10%.
( ) São compostos que apresentam ação de limpeza (Exemplo: surfactantes). O termo sabão é usado para se referir a estes detergentes nesta publicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q59042 | Enfermagem, Biossegurança

Assinale a alternativa correta sobre as precauções padrão e equipamentos de proteção individual usadas no trabalho da enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q58234 | Enfermagem, Bioética

O enfermeiro, diante de um dilema ético, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q58808 | Enfermagem, Anamnese

O Sistema Manchester de Classificação de Risco ou Triagem é uma ferramenta de manejo clínico de risco, empregado nos serviços de urgência e emergência por todo o mundo. Sobre ele é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q25670 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CLIN, COSEAC

Ao Sr. José foram prescritos 120mg de aminofilina diluída em 50ml de soro glicosado a 5%. Na Unidade só há disponível ampolas com 10ml de aminofilina a 2,4%. A quantidade, em ml, de aminofilina a 2,4% que o auxiliar de enfermagem deve administrar é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q251876 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 24a REGIÃO, FCC

No exercício da enfermagem, situações podem acontecer por displicência, atitude precipitada e falta de conhecimento técnico do profissional ao executar um determinado procedimento. Previstas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, tais falhas caracterizam-se, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q358658 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

Considera-se como elemento inerente ao processo de enfermagem, cuja base é o julgamento sobre os fenômenos humanos específicos na Sistematização da Assistência de Enfermagem, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q42006 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Considerando o procedimento de aferição de pressão arterial, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. Posicionar o braço do paciente com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido, na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou do quarto espaço intercostal). 
II. Expor o membro e palpar a artéria radial para determinar o posicionamento do manguito. 
III. A pressão diastólica (Fase V de Korotkoff) deve ser determinada, continuando a deflação, no desaparecimento do som. 
IV. O manguito deve ser adequado ao tamanho do braço, sendo colocado firmemente de 2 a 3 centímetros acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q360299 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

As diretrizes para a reanimação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE), aprovadas em 2010, apresentam mudanças quanto às ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde. Assinale a alternativa que contém as principais mudanças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q44305 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Tracionar o dreno de 3 a 5cm a cada 24 horas e fixá-lo com “clamp" apropriado, é um cuidado de enfermagem para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q362177 | Enfermagem, Psicologia aplicada à enfermagem, Técnico Judiciário, TRE AP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia aplicada à enfermagem.

I Os estigmas limitam-se a alguma característica visível física ou corporal.

II Ao cuidar de uma mulher que cometeu aborto, o profissional de enfermagem deve estar atento às próprias emoções para que não interfiram no seu trabalho, reprimindo-as e evitando conversar com qualquer pessoa acerca da situação.

III Diante da família de um paciente que acabou de morrer, o profissional de enfermagem deve assumir uma postura de distanciamento, firmeza e impassibilidade, para evitar manifestações repentinas de emoção.

IV O preparo psicológico do paciente antes da realização de um cuidado de enfermagem é fundamental para que ele se acalme.

V A sexualidade de um indivíduo abrange vários aspectos ligados às sensações e emoções físicas e psíquicas, que variam de acordo com as experiências de cada sujeito.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q44308 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Paciente apresenta quadro de rigidez muscular e perturbação de movimentos, dificuldade de iniciar, manter e executar atividades motoras, tremores, debilidade muscular que afeta a face, estatura e marcha, perda de reflexos posturais, fala com tom monótono e lento, sialorreia. São manifestações clinicas de qual patologia no idoso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q58239 | Enfermagem, História da Enfermagem

Quanto à história da enfermagem no Brasil é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q366947 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Sobre as anotações de enfermagem no prontuário do paciente, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.