Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9481Q142379 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Para um idoso com artrite reumatoide branda, que tem dor e inchaço das articulações de ambas as mãos, os exercícios de amplitude de movimento devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9482Q369454 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

O médico prescreveu para um paciente que estava na observação: 1000 ml de SG a 5% e 1500 ml de SF 0,9% em um período de 24 horas deve-se manter o gotejamento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9483Q359216 | Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no prontosocorro, julgue os próximos itens.

Indícios de amnésia, estranhamento de si e do mundo que a rodeia podem estar associados a transtornos de estresse póstraumático.

  1. ✂️
  2. ✂️

9484Q259382 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico,
julgue os itens subsecutivos.

A equipe de enfermagem desempenha um importante papel na prevenção e minimização dos agravos decorrentes da síndrome compartimental, especialmente no que diz respeito ao correto posicionamento cirúrgico do paciente e à sua avaliação durante todo o período transoperatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

9485Q359996 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Distúrbios de ansiedade são problemas psiquiátricos comuns e estão entre os que mais geram transtornos aos pacientes. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Hipertensão arterial, palpitações, tremores, fraqueza e falta de ar são algumas respostas fisiológicas desencadeadas pela ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

9486Q841034 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, relativo à Política Nacional de Humanização (PNH).
A PNH tem como princípios a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e coletivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

9487Q360270 | Enfermagem, Doenças, Técnico Judiciário, TRE AM, FCC

A prevenção da hepatite causada por vírus B é realizada por meio de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9488Q366927 | Enfermagem, Saúde Pública, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

O Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, benigna na maior parte dos casos. É causada pelo vírus do grupo Flavivirus, transmitida ao homem através da picada do mosquito vetor Aedes aegypti. A doença é caracterizada pelo seguinte caso clínico, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9489Q194639 | Enfermagem, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta, considerando as responsabilidade gerais de cada esfera de governo na gestão do SUS, estabelecidas no Pacto de Gestão.

Esfera
1- Responsabilidade do município.
2- Responsabilidade do estado.
3- Responsabilidade da União
4.responsabilidade do municipio, estado e União.
5- Responsabilidade do estado e da União.

RESPONSABILIDADE
( ) Responder solidariamente pela integralidade da atenção à saúde da população.
( ) Garantir a integridade das ações de saúde prestadas no seu território, com abordagem integral e contínua.
( ) Prestar cooperação técnica e financeira as unidades subnacionais.
( ) Coordenar o processo de configuração do da rede de atenção à saúde nas relações intermunicipais.
( ) Participar do financiamento tripartite do SUS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9490Q365671 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Para realizar o procedimento de enfermagem de irrigação de lesão com solução estéril, o profissional de enfermagem deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9491Q363880 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, julgue os itens subsequentes.

Com a implementação dessa política, visa-se garantir a qualidade dos alimentos disponibilizados para consumo no país e promover práticas alimentares saudáveis, bem como prevenir e controlar distúrbios nutricionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

9492Q248172 | Enfermagem, Técnico de enfermagem do trabalho, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A prevenção das doenças crônicas não transmissíveis engloba o combate aos fatores de risco.

Qual é o fator considerado de maior risco para Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9493Q358766 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TRF 3a, VUNESP

D. Heloísa submeteu-se a uma nefrectomia. Já na Unidade de Recuperação Anestésica, ao recobrar a consciência, começou a apresentar náuseas. Para evitar a aspiração do vômito, caso ocorra, o auxiliar de enfermagem deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9494Q835464 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Palhoça SC Enfermeiro, IESES, 2021

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências da Justiça da Infância e da Juventude segundo a Lei Federal 8.069/1990:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9495Q859531 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, IIER SP, Instituto Quadrix, 2023

Com relação a queimaduras e suas características, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9496Q363916 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

O Processo de Enfermagem que fundamenta a Sistematização da Assistência de Enfermagem caracteriza-se pela dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano. Esse modelo é oriundo da primeira teoria de cuidar formulada por uma brasileira, Wanda de Aguiar Horta, que se fundamenta no seguinte conceito teórico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9497Q842125 | Enfermagem, Urgência e emergência, Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 30 anos de idade, fumante há 10 anos, com peso de 120 kg, chegou a uma unidade básica de saúde (UBS) com queixa de cefaleia na região da nuca. Ao se verificar a pressão arterial dele, essa medida correspondeu a 168 mmHg x 135 mmHg. O paciente informou também que não faz nenhum controle da própria saúde.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
Por se tratar de uma doença com progressão rápida e de sintomas evidentes, o diagnóstico precoce da IRC é imprescindível, já que a identificação dos fatores de risco para a perda da função renal formam o pior prognóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️

9498Q368535 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, UFFS, FEPESE

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

Identifique as formas de transmissão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9499Q845976 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, no que se refere à atenção à saúde do recém-nascido e de crianças no contexto da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), à luz das recomendações do Ministério da Saúde.

No caso de parturiente sintomática, ainda na sala de parto, deverão ser adotadas medidas rigorosas para a prevenção de infecção do recém-nascido, com abolição do contato pele a pele, devendo ser realizados, imediatamente, o clampeamento e corte do cordão umbilical, banho obrigatório do recém-nascido logo após o nascimento e suspensão da amamentação.
  1. ✂️
  2. ✂️

9500Q358809 | Enfermagem, Saúde da Criança

No recém-nascido, a defesa contra as infecções depende de dois mecanismos: os inespecíficos celulares e os imunológicos específicos celulares. Sobre o sistema imunológico do recém-nascido e a susceptibilidade à infecção no período neonatal, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.

( ) I. No período neonatal, a permeabilidade da pele é maior e, quanto mais prematuro for o recém-nascido, maior será essa permeabilidade.

( ) II. Nos recém-nascidos, a função fagocitária está aumentada, tendo os monócitos maior capacidade de migrar para o foco inflamatório.

( ) III. Nos recém-nascidos pré-termo, a quantidade de anticorpos IgG está diminuída de maneira proporcional à idade gestacional indicativa de prematuridade.

( ) IV. Os anticorpos IgM são transferidos, principalmente, via transplacentária durante o período gestacional.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.