Início

Questões de Concursos Enfermagem

Resolva questões de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


9501Q144799 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No setor de politraumatizados, toda a equipe deve conhecer a escala de coma de Glasgow, que apresenta utilidade particular no monitoramento da fase aguda do coma. Acerca dessa escala, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9502Q364705 | Enfermagem, Exames, Análises Clínicas, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Considere que um laboratório realize freqüentemente análises parasitológicas visando a confirmação de diagnóstico de malária, tripanosomíase, leishmaniose, giardíase, teníase e ascaridíase. Considere ainda, que as amostras mais comuns nesse laboratório sejam de sangue e de fezes, nas quais se realizam vários tipos de testes. Acerca desses testes, julgue os próximos itens.

O corante laranja de acridina não tem aplicação em parasitologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

9503Q862371 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, EBSERH, IBFC, 2023

A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para as 24 horas de cada unidade de internação deve observar o sistema de classificação e as proporções mínimas. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9504Q369060 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na assistência a um trabalhador acometido de crise convulsiva, o enfermeiro deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9505Q254629 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRE AM, FCC

Dentre as manifestações clínicas clássicas do diabetes e seus respectivos significados, pode ser citada a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9506Q842924 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

As Síndromes hipertensivas da gestação, no caso a pré-eclâmpsia, é uma situação de urgência obstétrica caracterizada por Paciente com idade gestacional de 20 semanas associada a pressão arterial sistólica (PAS) de 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) de 90 mmHg. Sendo assim, são sinais de gravidade do quadro, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9507Q361398 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Santana AP, NCE

Antes de verificar a pressão arterial devemos nos certificar de que o paciente:

I - não está com a bexiga cheia;

II - não praticou exercícios físicos;

III - não ingeriu bebidas alcoólicas ou café;

IV - não está com as pernas cruzadas

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9508Q844986 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde da Família Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Estratégia Saúde da Família (ESF) vislumbra uma nova organização da Atenção Primária no Brasil.

De acordo com a PNAB, o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

O psicólogo está inserido no contexto da Atenção Básica e compõe a equipe mínima da ESF.

  1. ✂️
  2. ✂️

9509Q361661 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estado de uma criança menor de dois meses de idade com diagnóstico de pneumonia é considerado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9510Q369601 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

O Diabetes é uma enfermidade que tem aumentado muito nos últimos anos. Sobre o Diabetes, considere as afirmativas a seguir.

I. Há dois tipos principais de diabetes: na diabetes Melito do tipo I, os pacientes não necessitam de terapia com insulina para o tratamento e na diabetes Melito do tipo II, alguns pacientes podem requerer terapia com medicamentos orais ou insulina, mas podem controlar seu diabetes através de dietas.

II. Os sinais e sintomas da diabete são: cansaço, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o passar do tempo, podem surgir sérios problemas como: perda da visão, comprometimento nervoso, circulação deficiente, cardiopatia e insuficiência renal.

III. A insulina, quando se liga a células em locais chamados de receptores de insulina, permite que o açúcar ou glicídios do alimento entre nas células hepáticas e musculares do organismo, onde é utilizado para produção de energia.

IV. A insulina é um hormônio essencial produzido no pâncreas e liberado na corrente sangüínea.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9511Q361412 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A administração de medicamentos é uma das atribuições mais abrangentes do enfermeiro, pois está presente em todas as áreas de trabalho, bem como, em todos os momentos de formação do profissional, seja desde os fundamentos da enfermagem até os níveis mais especializados. Exigem-se conhecimento e prática para se obter um desempenho competente e seguro. Considerando esse tema, julgue os seguintes itens.

Considere a situação em que se deva administrar solução de heparina na dose de 1.000 unidades por hora a um paciente. Sabe-se que existem frascos-ampola de 5 mL, indicando em seus rótulos a concentração de 5.000 U/mL. Sabe-se ainda que foi diluído um frasco-ampola em 250 mL de solução glicosada à 5%. Considerando, para cálculos, que se tem disponível um equipo com o fator de gotejamento de 20 gotas, então, nessa situação, o gotejamento da infusão deverá ser mantido em 6 gotas por minuto.

  1. ✂️
  2. ✂️

9512Q363207 | Enfermagem, Imunização, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

A respeito das reações de hipersensibilidade associadas à vacinação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9513Q359624 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Considerando o manejo das vias aéreas e o uso de dispositivos específicos, analise as afirmativas abaixo:

I. A cânula orofaríngea ajuda a manter a via aérea aberta em um paciente não-responsivo.

II. A cânula orofaríngea ajuda a manter a via aérea aberta em um paciente não responsivo, sem reflexo de vômito, que esteja sendo ventilado com bolsa, válvula e máscara facial.

III. A cânula orofaríngea é contra-indicada como bloqueador de mordida após a inserção do tubo orotraqueal ou orogástrico.

IV. A cânula orofaríngea não protege a via aérea de broncoaspiração.

V. A cânula orofaríngea pode produzir vômito se usada em paciente responsivo ou semiresponsivo com reflexo de vômito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9514Q253654 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante o plantão noturno de um profissional de enfermagem, deram entrada na sala de emergência três pacientes vítimas de queimaduras. A primeira, um homem de 43 anos,
encontrava-se consciente e orientado. Informou ao enfermeiro ter ajudado as pessoas a saírem da casa onde estavam, alguns minutos após o início de um incêndio, que se deu por uso
indevido de um fogão a lenha localizado no único cômodo da casa. Esse homem apresentava queimaduras nas mãos e nas pernas, caracterizadas por eritema intenso, bolhas, edema e dor.
A segunda vítima, uma mulher de 37 anos, chegou inconsciente. Seus sinais vitais indicavam apnéia, bradicardia, hipotensão e hipotermia. Apresentava, também, várias áreas queimadas,
inclusive o tórax e a cabeça. Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. A terceira vítima, uma criança de 2 anos, encontrava-se consciente, chorosa, com sinais de queimaduras em um dos braços e em uma das mãos,cujas características eram de hiperemia e edema. Seus sinais vitais revelaram função cardíaca normal e ausência de dificuldade respiratória.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

A garantia do suporte básico de vida, a monitorização dos sinais vitais, o estabelecimento do volume circulante, o tratamento das áreas queimadas e a prevenção e o combate à infecção são alguns dos objetivos do tratamento de um paciente grande queimado.

  1. ✂️
  2. ✂️

9515Q364765 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome heterogênea comum nos ambientes clínicos e que vem crescendo em incidência e em prevalência, estando associada, muitas vezes, a taxas crescentes de hospitalização e mortalidade. Considerando os aspectos clínicos dessa síndrome e os cuidados sistematizados de enfermagem, julgue os itens de 86 a 90. Tratando-se dessa clientela, a ausência ou a deficiência de informação cognitiva relacionada aos cuidados específicos da IC, seja ligada à sua dieta ou ao uso de medicamentos, ou ainda, a aspectos importantes da sintomatologia e a fatores causais da doença, aponta para o diagnóstico conhecimento deficiente, da NANDA.
  1. ✂️
  2. ✂️

9516Q247773 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Técnico de enfermagem do trabalho, DATAPREV, Quadrix

O exame admissional tem como objetivo básico permitir a colocação dos trabalhadores em serviços adequados às suas condições físico-psíquicas, salvaguardando sua saúde e a segurança da comunidade trabalhadora. Com relação a esse exame, assinale a alternativa que melhor corresponde à atuação do auxiliar de enfermagem do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9517Q256224 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRE AM, FCC

Conjunto de fatores de natureza biológica, epidemiológica, social, cultural, econômica e política cuja interação amplia ou reduz o risco ou a proteção de um grupo populacional, diante de uma determinada doença, condição ou dano. Segundo o Ministério da Saúde, esse conceito refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9518Q359907 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Considerando que as amputações das extremidades dos membros inferiores podem ser prevenidas por meio de ações educativas, ao atender um cliente portador de Diabetes Mellitus, o profissional de enfermagem deve orientar sobre os seguintes cuidados:

I. lavar os pés com água morna e sabão neutro; inspecionar os pés diariamente, usar sapatos confortáveis.

II. evitar sapatos mal ajustados; utilizar meias de algodão; secar cuidadosamente os espaços entre os dedos.

III. inspecionar os pés diariamente; antes do banho, testar a temperatura da água com o pé; verificar presença de fissuras entre os dedos.

 IV. secar cuidadosamente os espaços entre os dedos; usar meias de poliéster; utilizar medidas caseiras para tratar calos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9519Q140783 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne à gestão dos serviços de saúde no SUS, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9520Q197360 | Enfermagem, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Quando está prescrito glicose associada à insulina ou ao gluconato de cálcio tratase de uma medida temporária indicada para qual das alterações abaixo descritas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.