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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q749122 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Planta é uma representação gráfica detalhada, em uma dada escala, de um edifício, cidade, aeronave etc. Em aeronaves, a planta é o elo entre o engenheiro, que projeta o avião, e o homem que o constrói, mantém e conserta. Em uma planta, pode ser também representado um desenho de trabalho para uma peça de avião ou para um modelo de um sistema.

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102Q749203 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considerando o estudo da estabilidade dinâmica longitudinal de um avião que apresenta configuração convencional, pode-se afirmar que:

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103Q749059 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque

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104Q749003 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.

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106Q749016 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.

Como as configurações com apenas uma orientação (pistas paralelas) apresentam menor capacidade e eficiência de controle de tráfego, devem, sempre que possível, ser evitadas.

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107Q206619 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Se houver suspeita de que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita e se ela não dispuser de visualização automática distinta dos códigos 7500 e 7700, modo A ou S, do SSR, o controlador deverá sintonizar sucessivamente o decodificador do SSR nos códigos 7500 e 7700, modo A.

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108Q749175 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Assinale a alternativa que indica o agente extintor de fogo considerado por ter a menor toxidade.

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109Q748841 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

De forma simplificada, a fuselagem de uma dada aeronave pode ser definida como um vaso de pressão cilíndrico de parede fina. Calcule a maior tensão de cisalhamento no plano de um painel de revestimento de fuselagem, com 1 mm de espessura, devido somente à pressurização. Considere que a fuselagem em voo possui um diâmetro igual a 3,4 m e está sob uma pressão interna de 0,12 MPa.

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110Q748834 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Os fatores que devem ser considerados nos estudos para a definição do sentido de orientação do sistema de pistas de um aeródromo são:

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111Q748821 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

As condições sob as quais um modelo é ensaiado em túnel de vento não são as mesmas que aquelas em escoamento livre. Assim sendo, são necessárias correções que eliminem as forças adicionais que surgem na secção de teste. Quanto às correções a serem feitas, em função da presença ou não de paredes laterais da secção de ensaio, assinale a alternativa correta.

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112Q206529 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, um dispositivo que opere ciclicamente, de tal forma que todo o calor recebido da fonte quente é transformado em trabalho, funciona segundo o ciclo de Carnot.

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113Q749064 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

A análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico.

O principal tipo de aquecedor elétrico utilizado em satélites artificiais consiste em um circuito elétrico-resistivo revestido por uma camada de um isolante elétrico conhecido como Kapton, que apresenta estabilidade térmica em uma ampla faixa de temperatura e boa resistência ao desgaste mecânico.

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115Q748908 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

De acordo com os objetivos estabelecidos pela ICAO, no sentido de padronizar a notificação da resistência de pavimentos de aeródromos com a aplicação do método ACN-PCN, é correto concluir:

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116Q749209 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considerando, ainda, a figura pode-se afirmar que:

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117Q209986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa.

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118Q748899 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Os materiais não ferrosos são de grande importância prática. Alguns possuem densidade menor e outros possuem maior densidade que os aços, favorecendo diversos tipos de projetos. O titânio, por exemplo, tem grande importância em aplicações mais sofisticadas e exigentes, como é o caso de diversas aplicações aeronáuticas.

É correto afirmar que o titânio
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119Q748822 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

O estímulo ao desenvolvimento de aerovias, aeroportos e instalações e serviços de navegação aérea para a aviação civil internacional constituem objetivos da Organização de Aviação Civil Internacional.

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120Q207477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz.

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