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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q206872 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Spoilers são superfícies de controle localizadas no topo de cada asa e, quando levantadas, atuam separando a camada limite da parte superior da asa, o que diminui a sustentação. Essas superfícies podem ser acionadas de forma independente, de modo a contribuir no movimento de rolagem do avião, podendo, ainda, ser acionadas de forma sincronizada, diminuindo a altitude de cruzeiro ou aumentando o arrasto na aterrissagem do avião.

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122Q207477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz.

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124Q749052 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Um sistema arranque-gerador funciona como

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125Q748981 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada.

Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento.

Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

A altitude de pressão (AP) é a distância vertical que separa a aeronave do nível do mar padrão, sendo obtida sob o ajuste QNE, cuja pressão ao nível do mar é padronizada em 1.018,2 hPa.

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126Q749035 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O procedimento de pesagem de uma aeronave deve ser realizado em hangar fechado, considerando o nivelamento horizontal como o de maior importância, sendo a pesagem em área aberta permissível quando a umidade e o vento no local estiverem em níveis negligenciáveis.

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128Q210734 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes.

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129Q749173 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considere as equações de Navier-Stokes com média de Reynolds (RANS) aplicáveis ao regime turbulento. Para fixar ideias, considera-se o regime incompressível tal qual é utilizado na aerodinâmica em baixa velocidade. Dos modelos clássicos de turbulência, os mais simples são baseados no conceito de comprimento de mistura. Considerando os modelos mais simples, assinale a alternativa correta.

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130Q749185 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.

A utilização de materiais metálicos diferentes insuficientemente isolados pode aumentar o risco de corrosão.

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131Q208519 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na análise de erro em sistemas de medição, o erro de medição pode

ser considerado como composto de três parcelas aditivas:

E = Es + Ea + Eg

em que E = erro de medição, Es = erro sistemático, Ea = erro

aleatório e Eg = erro grosseiro. Considerando essas informações,

julgue os itens a seguir.

A repetitividade (Re) de um instrumento de medição é definida como uma faixa simétrica de valores dentro da qual, com uma probabilidade fixa, encontra-se o erro aleatório.

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132Q749265 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma turbina a gás tem vários estágios de pressão, cada um deles contendo um conjunto de bocais que provocam a aceleração do gás, seguidos por paletas ligadas ao rotor. A função dos bocais é enviar para as pás uma quantidade de gases em alta velocidade, para provocar a rotação do rotor. São conhecidos os seguintes dados relativos ao gás que passa pelo bocal de expansão.

Temperatura na entrada: 462,5 K

Temperatura na saída: 400 K

Velocidade na entrada: 10 m/s

Calor específico do ar: CP = 1,0 kJ/kg . K

Entalpia do ar: h = CP.T

Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que mais se aproxima da velocidade na saída do bocal.

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133Q206846 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.

O aquecimento aerodinâmico proveniente da dissipação de energia por atrito é importante no processo de reentrada de veículos espaciais na atmosfera, mas desconsiderável em aviões civis e militares, inclusive nos supersônicos.

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134Q749070 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Em um transformador para campainha que reduz a tensão de 110 volts para 11 volts, se houver 20 espiras no secundário, haverá 220 espiras no primário.

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135Q749075 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um desenho pictorial, similar a uma fotografia, dispensa a projeção ortográfica, uma vez que representa o objeto como ele aparece aos olhos, o que é extremamente útil para mostrar formas e formatos complexos.

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136Q748987 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considere a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos. No caso das ondas de choque oblíquas, a jusante da onda, pode-se afirmar que:

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137Q749258 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

Na pavimentação do tipo flexível, necessariamente deve-se projetar um reforço do subleito para suportar as pressões sobre as camadas inferiores que, em geral, são menos resistentes.

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138Q749063 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

Em uma expansão de um gás ideal entre os volumes V 1 e V 2, tais que V 2 > V 1, sempre a partir do mesmo estado inicial, o trabalho realizado, no caso de o processo ser a pressão constante, é maior do que o trabalho realizado no caso de o processo ser a temperatura constante.

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140Q749244 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Diversos tipos de materiais plásticos são utilizados na construção de aeronaves pressurizadas, sendo o plástico sólido mais resistente a rachaduras que o plástico laminado.

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