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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q748855 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O diagrama, método de ilustração, é definido como a taquigrafia de um conjunto ou sistema. Usa-se o diagrama esquemático, principalmente, na solução de problemas (troubleshooting).

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143Q749207 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

No atrito do ar com um corpo em alta velocidade, ocorre transferência de calor do fluido para o corpo ou do corpo para o fluido. Considerando o modelo de um gás térmicamente e caloricamente perfeito e com auxílio da teoria da camada-limite turbulenta, com número de Prandtl igual a um, pode-se afirmar, a respeito do fluxo de calor, que:

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144Q748995 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

As deflexões nas pontas de uma asa enflechada durante o voo resultam em inversão dos comandos e, para evitar tal efeito, geralmente são empregados dois pares de ailerons externos, sendo dois deles usados apenas em regime de baixa velocidade.

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145Q748998 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Materiais compósitos são muito utilizados na construção de aeronaves e dentre estes destacam-se os reforçados por fibras de carbono e aramida (um dos nomes comerciais utilizados é o Kevlar). Comparando estas duas fibras, é possível afirmar que

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146Q748967 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Ligas de alumínio da série 7000 possuem resistência mecânica comparada a alguns aços. Um dos motivos é sua composição química, na qual o principal elemento é o

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148Q749141 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos equipada.

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149Q748982 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Os compensadores com mola são usados com os mesmos propósitos dos atuadores pneumáticos ou hidráulicos e servem para melhorar as movimentações das superfícies dos grupos primários de voo.

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150Q749130 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

O número de Mach, M, é a razão entre a velocidade do escoamento e a velocidade de propagação do som através do fluido. Trata-se de um número adimensional, que quantifica a importância dos efeitos de compressibilidade no escoamento, além de discernir os escoamentos subsônicos (M < 1) dos supersônicos (M > 1).

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151Q749183 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes.

O efeito da modulação do comprimento do canal em transistores MOSFET, que ocorre para valores relativamente altos da tensão de dreno, faz que a resistência incremental de saída do MOSFET, observada entre seus terminais de dreno e fonte, seja finita, ao contrário da idealização infinita. Em geral, quanto maior o comprimento do canal, mais pronunciado é o efeito de corpo.

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152Q748873 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

Por definição, Mach crítico é o número de Mach mínimo do escoamento livre em que o escoamento atinge velocidade sônica na superfície do aerofólio.

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153Q748907 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os materiais, conforme suas características, particularmente a relação tensão-deformação, são classificados como dúcteis ou frágeis. A respeito do comportamento desses materiais, julgue os itens a seguir.

O material é classificado como dúctil quando, submetido a ensaio de tração, apresenta deformação plástica, precedida por uma deformação elástica, para atingir rompimento.

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154Q748921 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir.

A aeronave que tiver menor razão peso/potência poderá voar mais alto.

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155Q209823 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.

Em uma onda de choque normal, o número de Mach M ? obtido pela razão da velocidade do escoamento dividida pela velocidade do som ? passa de M>1 para M<1 e o escoamento converte-se de supersônico para subsônico.

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156Q749053 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

O horizonte artificial de uma aeronave tem o seu funcionamento embasado no princípio físico da conservação do momento angular.

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157Q748923 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Há três tipos básicos de estruturas de fuselagens. São eles:

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158Q749047 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.

Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.

Para esta montagem, à extremidade da barra foi soldado um flange de alta rigidez, com alguns furos. Pelos furos passarão “Z” parafusos M8, cujas porcas serão apertadas simultaneamente por um dispositivo especial, gerando a força de 50 kN necessária. O dispositivo é capaz de aplicar um torque limite de 16 N.m em cada porca. Considerando que o torque de aperto das porcas pode ser estimado por T = 0,2 . Fap . d, é correto afirmar que será necessário distribuir uniformemente e apertar um número Z, de porcas, igual a

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159Q749065 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Os cabos de comando 7 × 7 são menos flexíveis que os cabos de comando 7 × 19, utilizados para aplicação nos sistemas de controle primários de voo. Para o tensionamento de tais cabos nas aeronaves, utilizam-se os esticadores, e, em seguida, para frenagem, utilizam-se clipes de travamento.

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160Q208663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para

reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado

durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se

recomendam as interrupções da rotina por breves momentos,

como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam

ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada

de decisão.

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