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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


151Q749183 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes.

O efeito da modulação do comprimento do canal em transistores MOSFET, que ocorre para valores relativamente altos da tensão de dreno, faz que a resistência incremental de saída do MOSFET, observada entre seus terminais de dreno e fonte, seja finita, ao contrário da idealização infinita. Em geral, quanto maior o comprimento do canal, mais pronunciado é o efeito de corpo.

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152Q748873 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

Por definição, Mach crítico é o número de Mach mínimo do escoamento livre em que o escoamento atinge velocidade sônica na superfície do aerofólio.

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153Q748907 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os materiais, conforme suas características, particularmente a relação tensão-deformação, são classificados como dúcteis ou frágeis. A respeito do comportamento desses materiais, julgue os itens a seguir.

O material é classificado como dúctil quando, submetido a ensaio de tração, apresenta deformação plástica, precedida por uma deformação elástica, para atingir rompimento.

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154Q748921 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir.

A aeronave que tiver menor razão peso/potência poderá voar mais alto.

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155Q209823 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.

Em uma onda de choque normal, o número de Mach M ? obtido pela razão da velocidade do escoamento dividida pela velocidade do som ? passa de M>1 para M<1 e o escoamento converte-se de supersônico para subsônico.

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156Q749053 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

O horizonte artificial de uma aeronave tem o seu funcionamento embasado no princípio físico da conservação do momento angular.

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157Q748923 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Há três tipos básicos de estruturas de fuselagens. São eles:

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158Q749047 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.

Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.

Para esta montagem, à extremidade da barra foi soldado um flange de alta rigidez, com alguns furos. Pelos furos passarão “Z” parafusos M8, cujas porcas serão apertadas simultaneamente por um dispositivo especial, gerando a força de 50 kN necessária. O dispositivo é capaz de aplicar um torque limite de 16 N.m em cada porca. Considerando que o torque de aperto das porcas pode ser estimado por T = 0,2 . Fap . d, é correto afirmar que será necessário distribuir uniformemente e apertar um número Z, de porcas, igual a

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159Q749065 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos materiais de aviação e processos, julgue os itens a seguir.

Os cabos de comando 7 × 7 são menos flexíveis que os cabos de comando 7 × 19, utilizados para aplicação nos sistemas de controle primários de voo. Para o tensionamento de tais cabos nas aeronaves, utilizam-se os esticadores, e, em seguida, para frenagem, utilizam-se clipes de travamento.

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160Q208663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para

reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado

durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se

recomendam as interrupções da rotina por breves momentos,

como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam

ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada

de decisão.

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161Q748906 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Quais os tipos de motores aeronáuticos a reação usados na aviação civil?

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162Q749166 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em função do crescimento da demanda aérea no aeroporto de Brasília, a administração aeroportuária executou várias obras de ampliação de sua infraestrutura, dentre elas destaca-se a construção da nova pista (Pista 1) construída no mesmo sentido longitudinal da pista já existente no aeródromo (Pista 2). Considerando que o rumo magnético da Pista 2 é de 107°, as designações corretas das cabeceiras constantes nas cartas de aeródromo são:

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163Q749240 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.

Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.

Uma das características que influenciaram no sucesso das aplicações dos aços, em relação a outros materiais, é a sua propriedade de baixa deformação elástica ao operar sob tração. É importante e fundamental que as propriedades dos materiais sejam entendidas, assim como os valores numéricos que as representam, para que sejam aproveitadas nos projetos mecânicos. Sabe-se que o alumínio possui uma rigidez bem menor que os aços, apresentando o triplo de deformação elástica sob tração. Sem considerar qualquer outro problema de resistência mecânica, se a barra de aço for substituída por uma barra cilíndrica homogênea de alumínio, é correto afirmar que, para se conseguir as mesmas condições de montagem citadas,

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164Q749001 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Acerca das técnicas de projeto de satélites artificiais, julgue os itens a seguir.

A análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico.

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165Q749089 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.

A dimensão de um aeroporto depende dos seguintes fatores: dimensões das aeronaves, volume previsto para o tráfego, condições meteorológicas, altitude do local e ruído.

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166Q208736 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

Aletas ou superfícies expandidas são extensões geométricas feitas nas superfícies de diversos dispositivos cuja finalidade é a remoção de calor destes. Para isso, o material utilizado na construção das aletas deve ter necessariamente condutividade térmica menor que a do material da superfície dos dispositivos.

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167Q749199 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. Pode-se afirmar que toda aeronave deve possuir

propulsão própria.

II. A finalidade de um winglet é diminuir o arrasto denominado

“parasita” ou “de ponta de asa”.

III. A técnica de “pouso de três pontos” só pode ser

executada por aeronaves com trem de pouso convencional.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

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168Q207509 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

A energia cinética total de um corpo rígido em movimento de translação e rotação é igual à metade do produto de sua massa pelo quadrado da velocidade de translação de seu centro de massa.

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169Q749000 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker), quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue os próximos itens.

Para que o procedimento III conduza a uma incerteza inferior ao cálculo do volume obtido no procedimento I, será necessário um erro relativo na medição do peso inferior à soma dos erros relativos cometidos na medição da altura e do diâmetro.

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170Q749259 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é obter maior eficiência durante o voo, pois um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com relação ao teto, à manobrabilidade, à razão de subida, à velocidade e ao consumo de combustível. Como finalidade secundária, é correto citar a segurança do voo.

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