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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q748886 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere o enunciado a seguir para responder às questões de números 51 a 53.

Para montagem de uma estrutura mecânica, será necessária a aplicação de uma força de 50 kN. Para transmitir esta força de montagem, será tracionada uma barra de aço cilíndrica e homogênea, de diâmetro igual a 20 mm, cujo módulo de elasticidade longitudinal é de aproximadamente 200 000 MPa. O peso próprio da barra pode ser desprezado, e os engastamentos da barra são rígidos, de deformação elástica desprezível. A montagem correta só poderá ser feita se a barra cilíndrica, que vai operar no regime elástico, sofrer uma deformação elástica limitada a 0,5 mm.

Considerando ¦Ð = 3, ¨¦ correto afirmar que o m¨¢ximo comprimento livre recomend¨¢vel para a barra ser¨¢ de

Dado: ¦Ò¦Ñ = ¦Å . E
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172Q749255 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

O altímetro, o indicador de razão de subida e o velocímetro funcionam conectados à tomada de pressão dinâmica da aeronave.

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173Q749082 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Em uma operação de fresamento, estipularam-se os seguintes parâmetros de corte: fz = 0,05 mm/v; vc = 150 m/min; Ø ferramenta = 50 mm e 5 arestas de corte. A rotação da ferramenta e a velocidade de avanço utilizadas no processo são, respectivamente:

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174Q748827 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica.

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175Q206941 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

O ciclo Brayton é o ciclo termodinâmico ideal para turbinas a gás. Seu rendimento térmico é uma função crescente da razão entre as pressões antes e depois da compressão. É correto afirmar que o uso de um regenerador ideal altera essa dependência, de forma que a eficiência térmica do ciclo Brayton com regeneração passa a ser uma função decrescente da razão de pressões.

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176Q748989 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.

Como regra geral, na realização de um reparo estrutural, a distância do centro de um rebite até a borda da chapa rebitada deve ser maior que duas vezes o diâmetro do rebite.

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177Q748990 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Após a retirada dos motores de uma aeronave para manutenção, é obrigatória a instalação de lastros temporários, que são utilizados para se obter o balanceamento do centro de gravidade decorrente da falta de equipamentos, nesse caso, os motores, e são identificados pela pintura amarela.

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178Q749023 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Em uma hélice de velocidade constante, o sistema governador da hélice mantém a sua rotação constante independentemente do torque que é aplicada à mesma.

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179Q748848 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Em um sistema hidráulico, o filtro de óleo deve ser instalado antes da bomba, pois assim ele reterá as impurezas que possam danificá-la.

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180Q749161 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

O envolvimento de uma tubulação metálica de raio constante que conduz água quente por um material de condutividade térmica menor que a do material da tubulação sempre favorecerá a manutenção da temperatura da água que escoa através dessa tubulação.

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181Q749196 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que tange ao planejamento de aeroportos, julgue os próximos itens.

As condições meteorológicas consideradas no dimensionamento de aeroportos consistem basicamente da variável vento, que influi não apenas no comprimento da pista, mas também no número de pistas projetadas para o aeroporto.

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182Q748974 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Para os sistemas de proteção contraincêndio e respectivos circuitos elétricos, instalados em aeronaves,

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183Q748977 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes.

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184Q749013 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O ajuste de um pino em seu furo pode ser feito de vários modos. Para funcionamento aceitável de um pino de diâmetro 16 mm, um projetista selecionou três ajustes recomendados numa tabela prática de seu departamento, que são H7j6, H7h6 e H6k5. As tolerâncias correspondentes indicam para H7 e H6 os afastamentos superiores e inferiores, em ?m, valem, respectivamente, (+18; 0) e (+11; 0). Para j6, h6 e k5, estes afastamentos valem, em ?m, respectivamente, (+8; –3), (0; –11) e (+9; +1).

É correto afirmar que
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185Q210311 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Em uma camada limite hidrodinâmica sobre uma placa plana cujo número de Reynolds é da ordem de 106 , os efeitos viscosos são desprezíveis em relação à inércia do escoamento, de forma que eles não desempenham papel significativo na dinâmica desse escoamento.

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186Q749042 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

As normas do SIPAER aplicam-se à ANAC, não se estendendo às organizações governamentais que utilizam aeronaves para o cumprimento das suas atribuições, tais como a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública (Polícia Civil ou Militar) e a Defesa Civil, que possuem um sistema próprio.

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187Q749137 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Com relação ao corte com jato d’água abrasivo, é correto afirmar que

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188Q749061 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Para obtenção de um plano de luz laser em sistemas PLIF (fluorescência induzida por laser planar), é usado o seguinte dispositivo ótico:

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189Q749083 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Ainda considerando a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos, em se tratando de uma onda de choque normal:

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