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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q748800 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.

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22Q24524 | Engenharia Aeronáutica, Piloto de Helicóptero, CHESF, CESGRANRIO

Numa operação de decolagem diurna de helicóptero, pelas Regras de Voo Visual (VFR), o piloto foi informado das condições de teto e visibilidade em um aeródromo que dispunha de procedimento de aproximação por instrumentos de não precisão.
O piloto decidiu que poderia decolar, pois os mínimos de teto e visibilidade para essa operação são
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23Q749148 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Entre os ensaios de embutimento encontra-se o ensaio de Erichsen que consiste na deformação de uma tira metálica (blank — corpo de prova) presa a uma matriz com um punção de cabeça esférica deformando a tira metálica. É verdade dizer que neste ensaio se mede a máxima tensão que o punção exerce para a qual não ocorre a plastificação da tira.
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24Q21627 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.
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25Q749056 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a gerenciamento e controle da manutenção, julgue os seguintes itens.

A generalização de critérios e a flexibilização de regras e condutas de trabalho são práticas que contribuem para a garantia da qualidade dos serviços de manutenção.

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26Q21626 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

Uma das forças atuantes na asa de uma aeronave é a denominada força de sustentação, que faz a aeronave subir. Essa força é originada pela diferença de pressão e pela velocidade de fluxo do ar, maiores na parte inferior da asa do avião.
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27Q208128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de

modulação de sinal audível emitido em código Morse com

duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como

marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não

se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.

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28Q21629 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

O empuxo necessário para mover uma aeronave deve ser maior que o arrasto parasita, que o arrasto de perfil e que o arrasto induzido.
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29Q748937 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Com base nas experiências, modelos numéricos podem ser desenvolvidos e até adotados na substituição experimental mas para isso a comprovação laboratorial é muito importante. A respeito das análises e testes exprimentais, julgue os itens que seguem. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Neste caso não é possível a destruição da peça ou do componente a ser testado. Entre os ensaios nãodestrutivos, pode-se citar os ensaios de raios X, partículas magnéticas, ultra-som é líquidos penetrantes.
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30Q749060 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090

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31Q749195 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Análise estrutural é a parte da engenharia que calcula as tensões, as deformações e os deslocamentos nos sistemas estruturais sujeitos aos mais diversos carregamentos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma placa é caracterizada por uma uma estrutura plana, em que a espessura é bem menor que as outras dimensões. A teoria de Kirchhoff para placas, supõe que as influências das tensões de cisalhamento na espessura da placa e a tensão normal ao plano da placa são desprezadas no cálculo das deformações.
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32Q206315 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de sistemas de controle, julgue os itens seguintes.

Caso a resposta de um sistema, através de uma malha de controle externo ao próprio sistema, tenha efeito sobre a grandeza de excitação (ou sinal atuante), diz-se que o sistema possui uma malha de realimentação, o que o caracteriza como um sistema de malha fechada.

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33Q749048 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando que a viga em L esquematizada na figura acima tenha peso desprezível, encontre-se engastada em A e esteja sujeita às forças positivas indicadas em C, julgue os itens a seguir.

A estrutura mostrada está sujeita a força normal no trecho entre os pontos A e B.

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34Q749145 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Diversos componentes das instalações hidráulicas necessitam de manutenção periódica. Para melhor executá-la, é necessário conhecer a montagem e o funcionamento de cada tipo de elemento. São vários os tipos de válvulas, e suas vedações e operações podem variar bastante.

Uma válvula de controle de vazão muito utilizada é a válvula
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35Q749211 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em “Ignição em Voo” (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo.

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36Q206440 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no

espaço, julgue os itens seguintes.

Se um automóvel de 900 kg de massa que se desloca a uma velocidade de 20 m/s é parado em 3 s, é correto afirmar que ele foi submetido a uma força de frenagem de 6 kN.

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37Q749071 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir.

Estando em vôo planado, a aeronave que tiver maior peso deverá manter um ângulo mínimo de descida mais inclinado.

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39Q749058 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.

O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo.

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40Q21628 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

O vento relativo é o fluxo de ar em volta de uma asa, em repouso ou em voo.
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