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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q749250 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No dimensionamento de peças de concreto armado, devem ser obedecidos critérios e restrições impostos por normas específicas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na análise estrutural, deve ser considerada a influência de todas as ações que possam produzir efeitos significativos para a segurança da estrutura. Tais ações, conforme classificação da NBR 8681, são permanentes ou variáveis.

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202Q748781 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Um tubo de Pitot é utilizado para medir a velocidade de um avião que voa a uma altitude onde a temperatura do ar é – 10 ºC. Dentro do tubo de Pitot, em virtude do aumento da pressão, a temperatura do ar eleva-se para 10 ºC.

Considere a entalpia do ar h = CP . T, onde CP = 1000 J/kg . K, e assinale a opção que representa a velocidade do avião.

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203Q749044 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

A identificação de um NDB pode ser feita por meio de modulação de sinal audível emitido em código Morse com duas ou três letras. Os de duas letras, quando usados como marcadores de posição nas proximidades de aeródromos, não se prestam a balizar aerovias para os voos em rota.
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204Q206868 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no

espaço, julgue os itens seguintes.

Quando um objeto cai livremente em direção à superfície da Terra dentro de um ambiente de vácuo, sua aceleração e sua velocidade aumentam.

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205Q748901 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:

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206Q749159 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A engenharia de segurança do trabalho deveria receber a maior atenção possível em qualquer empresa. Recentemente constatou-se um certo destaque para as preocupações relativas à aplicação da Norma Regulamentadora NR-12. Sobre esta Norma, é correto afirmar que

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207Q749174 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

No que concerne à aplicabilidade e ao gerenciamento do Plano Diretor em um sítio aeroportuário, é correto afirmar:

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208Q749278 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Em relação aos processos de fabricação de componentes estruturais aeronáuticos em materiais compósitos, pode-se afirmar que

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209Q207139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta, média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo.

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210Q749192 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

O que define se a espessura da camada limite hidrodinâmica é maior que a da camada limite térmica em um escoamento laminar e permanente paralelo a uma placa plana, cuja temperatura é maior que a do fluido, são as propriedades termofísicas do fluido.

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211Q748965 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Acerca dos critérios de implantação de uma infraestrutura específica para operação V/STOL, é correto afirmar:

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212Q207517 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada.

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213Q748986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero.

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214Q748829 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

A fase de preparação da produção envolve a mobilização dos recursos para a produção, a preparação dos dispositivos de fabricação, a produção de um lote piloto, o desenvolvimento dos fornecedores e o treinamento do pessoal.

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215Q748885 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Num voo no regime transônico, é correto afirmar que:

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216Q748911 | Engenharia Aeronáutica, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

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217Q749237 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O balanceamento de uma aeronave é obtido a partir da disposição das cargas na configuração em que o braço médio da aeronave carregada permaneça dentro dos limites de movimento do centro de gravidade (c.g.). Dessa forma, uma aeronave balanceada precisa permanecer perfeitamente nivelada.

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218Q748805 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da capacidade dos sistemas aeroportuários, julgue os itens que se seguem.

Em geral, a regra de voo por instrumentos (IFR) permite acomodar mais pousos e decolagens do que a regra de voo visual (VFR), pois pressupõe condições meteorológicas mais apropriadas.

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219Q748864 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker), quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue os próximos itens.

No procedimento I, o erro absoluto na medição do diâmetro contribui de forma mais relevante que o erro absoluto na medição da altura do sólido em questão.

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220Q749123 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

Uma das forças atuantes na asa de uma aeronave é a denominada força de sustentação, que faz a aeronave subir. Essa força é originada pela diferença de pressão e pela velocidade de fluxo do ar, maiores na parte inferior da asa do avião.

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