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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


211Q748965 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Acerca dos critérios de implantação de uma infraestrutura específica para operação V/STOL, é correto afirmar:

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212Q207517 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada.

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213Q748986 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero.

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214Q748829 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

A fase de preparação da produção envolve a mobilização dos recursos para a produção, a preparação dos dispositivos de fabricação, a produção de um lote piloto, o desenvolvimento dos fornecedores e o treinamento do pessoal.

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215Q748885 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Num voo no regime transônico, é correto afirmar que:

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216Q748911 | Engenharia Aeronáutica, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

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217Q749237 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O balanceamento de uma aeronave é obtido a partir da disposição das cargas na configuração em que o braço médio da aeronave carregada permaneça dentro dos limites de movimento do centro de gravidade (c.g.). Dessa forma, uma aeronave balanceada precisa permanecer perfeitamente nivelada.

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218Q748805 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da capacidade dos sistemas aeroportuários, julgue os itens que se seguem.

Em geral, a regra de voo por instrumentos (IFR) permite acomodar mais pousos e decolagens do que a regra de voo visual (VFR), pois pressupõe condições meteorológicas mais apropriadas.

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219Q748864 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker), quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue os próximos itens.

No procedimento I, o erro absoluto na medição do diâmetro contribui de forma mais relevante que o erro absoluto na medição da altura do sólido em questão.

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220Q749123 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

Uma das forças atuantes na asa de uma aeronave é a denominada força de sustentação, que faz a aeronave subir. Essa força é originada pela diferença de pressão e pela velocidade de fluxo do ar, maiores na parte inferior da asa do avião.

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222Q749138 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a subsequentes, referentes à gestão do conhecimento organizacional.

Uma das questões-chave ou gestão do conhecimento referese à definição de como atrair e selecionar pessoas com as competências requeridas, habilidades e atitudes.

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223Q748920 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.

Como regra geral, o tamanho de um rebite a ser utilizado para unir chapas deve ser igual à soma da espessura das chapas mais o comprimento necessário para formar a cabeça de fixação, que deve ser de 1,5 vezes o diâmetro do rebite.

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224Q749210 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A realização de um estudo econômico precedente à implantação de um aeroporto é fundamental para analisar a região e avaliar seu potencial de crescimento. Tendo em vista tal contexto, é correto concluir:

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226Q749017 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O ar atmosférico, inicialmente em repouso, entra na turbina de um avião que se desloca com velocidade de 360 km/h. O ar sai da turbina com a velocidade de 720 km/h, medida em relação ao avião. Sabendo que a potência transmitida pelo motor ao ar que passa dentro da turbina é de 500 kW, assinale a opção que representa a força de empuxo exercida sobre o motor do avião.

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227Q748825 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O motor a jato de um avião foi adaptado para a produção de energia elétrica, substituindo o bocal de expansão por uma turbina ligada a um gerador, aproveitando a diferença de pressão entre as extremidades do bocal. A câmara de combustão apresenta o rendimento de 80%, consumindo 2,5 kg/s de um combustível de poder calorífico, pci = 40 000 kJ/kg. A potência entregue ao gerador é de 30 000 kW e este funciona com rendimento de 90%.

Calcule o rendimento de instalação completa e assinale a alternativa que mais se aproxima do seu resultado.
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228Q748847 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O enunciado seguinte deverá ser considerado para resolução das questões de números 68 e 69.

Os controladores eletrônicos são importantes atores do estado atual de modernidade dos projetos mecânicos de automação industrial. O projeto de mecanismos complexos foi fortemente beneficiado. Movimentos complexos, posicionamentos rápidos, precisão de posicionamento etc., receberam benefícios e ampliaram suas possibilidades graças, por exemplo, aos controladores, servomotores, motores elétricos, sensores etc., cuja aplicação exige conhecimento mais profundo de seus funcionamentos e possibilidades.

Um mecanismo especial de montagem industrial deverá receber movimento rotativo de um motor elétrico adequado. É correto dizer que, ao se utilizar um motor de corrente alternada, trifásico, do tipo assíncrono, de 4 polos, controlado por um inversor de frequência

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229Q207960 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

O estado de um sistema termodinâmico simples é completamente determinado, conhecendo-se duas propriedades termodinâmicas intensivas daquele sistema.

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230Q748913 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

A aplicação de tensão residual compressiva por meio de alargamento de furos durante o processo de fixação de prendedores (“cravação”) em elementos estruturais metálicos que evita, significativamente, a iniciação de trincas decorrentes do fenômeno de fadiga, em torno desses furos, é denominado

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