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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


231Q749170 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A gestão adequada de recursos naturais, de energia e de resíduos industriais é necessária para preservar a biodiversidade e manter a sustentabilidade do desenvolvimento econômico-social de um país, entre outros aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A prática do sistema de plantio direto é um exemplo de boa gestão de recursos naturais em agricultura.

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232Q749235 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Você gerencia a fabricação de peças em série para determinada aeronave. A usinagem de desbaste de uma peça de aço está consumindo 70% da potência da máquina, abrindo espaço para utilizar a máquina de maneira mais eficiente. Há uma preocupação com a produtividade da operação de forma que se deseja usinar a peça em menos tempo, porém, sem desgastar excessivamente as ferramentas que neste caso representam boa parcela do custo.

No caso apresentado, assinale a alternativa com o(s) parâmetro( s) que diminue(m) o tempo de fabricação e contribuem de forma menos significativa para o desgaste da ferramenta, lembrando que se trata de uma operação de desbaste.
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233Q749282 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. A infraestrutura de controle de tráfego aéreo é o segmento que define a capacidade operacional de um aeroporto.

II. O projeto de um aeroporto deve basear-se na sua viabilidade econômica, levando-se em consideração a projeção da

demanda deste.

III. O tamanho do pátio deve levar em consideração a maior aeronave que poderá utilizar o aeroporto.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:

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234Q748783 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo, consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Define-se risco como uma condição que potencialmente pode provocar perdas materiais, danos e lesões, bem como prejudicar a capacidade de realização de uma tarefa.

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235Q749163 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Os sistemas elétricos existentes nas aeronaves podem ser de corrente contínua — 12 V ou 24 V — ou de corrente alternada — 115 V e 60 Hz.

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236Q749191 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

Uma das mais importantes regras da aerodinâmica é a condição de Kutta, que determina que, em um escoamento sobre um corpo bidimensional com um bordo de fuga ponteagudo, é desenvolvida uma circulação com magnitude suficiente para garantir que o ponto de estagnação atrás do corpo se localize sobre o bordo de fuga. Essa condição é comprovada devido à existência da camada limite e de efeitos viscosos. A viscosidade de um fluido não é apenas responsável pelo arrasto, mas também pelo desenvolvimento de circulação que, consequentemente, gera sustentação, de acordo com o teorema de Kutta-Joukowski.

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237Q207086 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação.

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238Q748869 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

O arrasto total de um corpo pode ser dividido em arrasto de fricção devido às tensões tangenciais e arrasto de pressão devido às tensões normais a sua superfície. O arrasto de pressão é ainda subdividido em arrasto induzido e arrasto de forma. O arrasto de forma é o maior componente do arrasto total e está diretamente ligado à sustentação. O arrasto induzido é a quantidade restante da subtração do arrasto de pressão pelo arrasto de forma e resulta do trabalho feito pelo corpo para suprir a energia cinética do campo de velocidade induzida sobre a linha de sustentação da asa devido aos vórtices gerados no bordo de fuga. Para escoamentos compressíveis, um componente que deve ser contabilizado no arrasto total é o arrasto de onda, que ocorre devido à formação de ondas de choque sobre as asas.

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239Q748888 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

A energia cinética total de um corpo rígido em movimento de translação e rotação é igual à metade do produto de sua massa pelo quadrado da velocidade de translação de seu centro de massa.

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240Q749147 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

A influência da temperatura deve ser levada em conta no procedimento de regulagem da tensão dos cabos de comando de uma aeronave.

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241Q207468 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

As deflexões nas pontas de uma asa enflechada durante o voo resultam em inversão dos comandos e, para evitar tal efeito, geralmente são empregados dois pares de ailerons externos, sendo dois deles usados apenas em regime de baixa velocidade.

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242Q206457 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

Os ciclos termodinâmicos de Ericsson e Stirling ideais realizam as trocas de calor a temperatura constante, de forma que suas eficiências térmicas são iguais à eficiência térmica de um ciclo de Carnot operando entre os mesmos níveis de temperatura.

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243Q748960 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que concerne às regras de tráfego aéreo, julgue os itens subsequentes.

Quando uma aeronave, operando de acordo com as regras de voo por instrumentos (IFR), passar a voar em condições meteorológicas de voo visual (VFR), ou nelas se encontrar, seu voo IFR deverá ser cancelado, mesmo que o voo continue por um período de tempo relativamente curto.

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244Q208292 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

Um fluido invíscido que escoa através de um bocal divergente tem sempre sua velocidade diminuída em virtude do aumento da área da seção transversal do bocal.

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245Q749269 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

As camadas de revestimento, ou superficiais, podem ser construídas em concreto de cimento Portland ou concreto betuminoso, sendo vedada a utilização de misturas arenobetuminosas.

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246Q748843 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. A classificação de um sítio aeroportuário é definida em função da infraestrutura aeroportuária existente.

II. O número de pistas de táxi não é considerado na definição do cálculo da capacidade aeroportuária.

III. Não existe diferenciação da metodologia para planejamento de um aeroporto voltado ao transporte de cargas e para um

aeroporto voltado ao transporte de passageiros.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:

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247Q748876 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A primeira medida a ser implementada visando buscar uma atenuação do impacto do ruído aeronáutico está corretamente mencionada em:

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248Q748877 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

As entidades que participam da estrutura oficial dos Sistemas de Aviação Civil, com atuação no âmbito nacional e internacional, respectivamente, são:

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249Q748895 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

O sistema hidráulico de aeronaves, constituído das partes destinadas a acionar componentes pela pressão transmitida por um fluido, amplia forças e é controlado com facilidade, sendo confiável, leve e de fácil instalação.

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