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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q748788 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

O motor turbofan constitui-se basicamente de duto de admissão, compressor, câmara de combustão, turbina e bocal propulsor.

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262Q748903 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Os procedimentos de investigação de acidentes são padronizados, a fim de que possam ser aplicados uniformemente, de acordo com a lei, em todo o território nacional, sendo aplicados, também, na porção extraterritorial do oceano atlântico.

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263Q749262 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à construção e ao funcionamento de um motor a jato, julgue os itens subseqüentes.

Nos motores a jato mais modernos, a combustão se dá em regime transônico.

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265Q748862 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Após o piloto comunicar à companhia aérea que o peso de decolagem de sua aeronave foi excedido, o procedimento a ser adotado para restaurar o balanceamento da aeronave consiste na remoção de bagagens, na remoção de combustível (destanqueio) e na remoção de passageiros, nessa sequência.

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266Q209231 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Estando um avião e a estação-rádio sobre a linha do Equador, mas em locais com declinação magnética diferente, a linha de posição magnética (LPM), no momento em que esse avião voar aproado para essa estação, será sempre igual ao valor recíproco da marcação magnética (MMG).

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267Q210855 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na análise de erro em sistemas de medição, o erro de medição pode

ser considerado como composto de três parcelas aditivas:

E = Es + Ea + Eg

em que E = erro de medição, Es = erro sistemático, Ea = erro

aleatório e Eg = erro grosseiro. Considerando essas informações,

julgue os itens a seguir.

O erro de medida causado por um ponteiro que esteja distorcido da sua forma correta em um dispositivo mostrador é um erro sistemático, pois sempre se repetirá enquanto o ponteiro estiver dessa forma. A estimativa desse erro é denominada tendência do instrumento.

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269Q749040 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

A liga 2017, de alumínio e cobre, ao sofrer tratamento de solubilização, terá a sua dureza aumentada.

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270Q748799 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A liberalização do mercado no setor de transporte aéreo do Brasil permitiu um grande desenvolvimento da aviação nacional, no entanto, observa-se a existência de algumas limitações ao desenvolvimento do setor, sendo uma das mais significativas delas

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271Q748816 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Um requisito essencial na execução de uma obra civil pública é o estrito cumprimento de todas as disposições contratuais, técnicas e administrativas, motivo pelo qual são estabelecidos processos de acompanhamento e fiscalização por parte do governo. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Após a instalação do canteiro de obras, a empresa contratada deve obter, junto à prefeitura municipal, o alvará de construção.

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273Q749133 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

Os coeficientes aerodinâmicos de uma aeronave variam em função do ângulo de ataque, do número de Reynolds e do número de Mach.

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274Q748892 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se recomendam as interrupções da rotina por breves momentos, como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada de decisão.

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275Q748969 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

No ambiente de uma Torre de Controle de Aeródromo existem várias posições de controle responsáveis pelo gerenciamento das operações relacionadas com os pousos e decolagens das aeronaves. A denominação técnica da posição operacional responsável pela expedição das autorizações de plano de voo para as aeronaves é

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277Q749024 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

O propósito de um aerofólio supercrítico é aumentar o valor do Mach de arrasto divergente, permitindo que a aeronave voe em condições sônicas sem a presença de ondas de choque.

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278Q749072 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

O yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave.

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280Q749129 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental, EIA/RIMA, são documentos distintos, que servem como instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA), parte integrante do processo de licenciamento ambiental. A respeito do EIA/RIMA, julgue os itens seguintes.

Por se tratar de uma questão de segurança nacional, a construção de aeroportos não está sujeita a estudos de impactos ambientais.
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