Início Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia Aeronáutica Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 31Q749195 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPEAnálise estrutural é a parte da engenharia que calcula as tensões, as deformações e os deslocamentos nos sistemas estruturais sujeitos aos mais diversos carregamentos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma placa é caracterizada por uma uma estrutura plana, em que a espessura é bem menor que as outras dimensões. A teoria de Kirchhoff para placas, supõe que as influências das tensões de cisalhamento na espessura da placa e a tensão normal ao plano da placa são desprezadas no cálculo das deformações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q206315 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de sistemas de controle, julgue os itens seguintes.Caso a resposta de um sistema, através de uma malha de controle externo ao próprio sistema, tenha efeito sobre a grandeza de excitação (ou sinal atuante), diz-se que o sistema possui uma malha de realimentação, o que o caracteriza como um sistema de malha fechada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q749048 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando que a viga em L esquematizada na figura acima tenha peso desprezível, encontre-se engastada em A e esteja sujeita às forças positivas indicadas em C, julgue os itens a seguir. A estrutura mostrada está sujeita a força normal no trecho entre os pontos A e B. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q749211 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116. Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em “Ignição em Voo” (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q749145 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPDiversos componentes das instalações hidráulicas necessitam de manutenção periódica. Para melhor executá-la, é necessário conhecer a montagem e o funcionamento de cada tipo de elemento. São vários os tipos de válvulas, e suas vedações e operações podem variar bastante. Uma válvula de controle de vazão muito utilizada é a válvula ✂️ a) de gaveta, cuja desvantagem é a operação lenta. ✂️ b) de borboleta, que é uma das mais compactas e pode ser fechada totalmente em ¼ de volta da borboleta. ✂️ c) de esfera, que é a mais compacta e pode ser fechada totalmente com giro de 180º da esfera. ✂️ d) de retenção, cuja desvantagem é a lentidão de operação, pois exige 360º de giro para fechamento. ✂️ e) globo, cujas gaxetas de vedação tornam a operação mais pesada e lenta que as válvulas de borboleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q206440 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos noespaço, julgue os itens seguintes.Se um automóvel de 900 kg de massa que se desloca a uma velocidade de 20 m/s é parado em 3 s, é correto afirmar que ele foi submetido a uma força de frenagem de 6 kN. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q749071 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir. Estando em vôo planado, a aeronave que tiver maior peso deverá manter um ângulo mínimo de descida mais inclinado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q749104 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir. Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q749058 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos. O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q21628 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPEOs aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10. O vento relativo é o fluxo de ar em volta de uma asa, em repouso ou em voo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 41Q210213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.A tendência de picar (tuck under) tem como causas o descolamento do centro de pressão (CP) para trás do centro de gravidade (CG) e a redução do downwash da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q207104 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinaisanalógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.Um sinal FM necessita de um recuo de potência (backoff) menor que o de um sinal AM ao serem ambas alimentadas em amplificadores de potência de RF, tendo, assim, uma melhor eficiência de amplificação do que o AM ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q748802 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem. A vantagem das pistas de rolamento perpendiculares à pista de pouso é que elas permitem à aeronave uma rápida saída da pista, liberando seu uso à outra aeronave. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q748833 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom base na legislação e nos regulamentos aeronáuticos brasileiros referentes à segurança de vôo, julgue os itens a seguir. O Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) é o documento que estabelece ações e responsabilidades, definidas e dirigidas para a segurança da atividade aérea. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q748932 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESPA anodização é um processo eletrolítico ou eletroquímico que promove a formação de uma camada protetora na superfície do alumínio e suas ligas. Esta camada protetora é formada por ✂️ a) óxidos que aumentam a dureza da superfície e a resistência à corrosão. ✂️ b) ácidos que diminuem a dureza, mas aumentam substancialmente a resistência à corrosão e intempéries. ✂️ c) anodos e catodos que aumentam a dureza, mas diminuem a resistência à corrosão. ✂️ d) metal mais nobre que o alumínio, e dependendo do metal adicionado pode apresentar diversas tonalidades. ✂️ e) ácidos que deixam colorações diversas nas peças e aumentam a dureza superficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q208927 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q748804 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir. Os sistemas de ar refrigerado utilizados na aviação podem ser do tipo ciclo de vapor com mudança de fase ou do tipo ciclo de ar sem mudança de fase. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q208316 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.Define-se a razão de aspecto de uma asa como a envergadura dividida pelo valor médio da corda. No voo a baixas velocidades, asas com baixa razão de aspecto são mais eficientes do que asas com razão de aspecto alta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q209689 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinaisanalógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.Suponha que, em um receptor super-heteródino, seja feita inicialmente a conversão de um sinal modulado em uma portadora com frequência 100 MHz para uma frequência intermediária, utilizando-se um misturador (mixer) alimentado por um oscilador local sintonizado em 140 MHz, com um filtro passa-faixa sintonizado em torno da frequência intermediária. Suponha, ainda, que o sinal seja modulado em AM-LSB (amplitude modulation - lower side band) e tenha uma largura de banda igual a 100 kHz. Nesse caso, o sinal na saída do misturador ocupará o espectro entre as frequências de 39,9 MHz a 40 MHz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q749066 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEDurante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir. As aeronaves que possuam dispositivos de hipersustentação devem, obrigatoriamente, utilizá-los em procedimentos normais ou de emergência, em pouso e decolagem, para melhorar o arrasto e a sustentação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
31Q749195 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico de Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPEAnálise estrutural é a parte da engenharia que calcula as tensões, as deformações e os deslocamentos nos sistemas estruturais sujeitos aos mais diversos carregamentos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma placa é caracterizada por uma uma estrutura plana, em que a espessura é bem menor que as outras dimensões. A teoria de Kirchhoff para placas, supõe que as influências das tensões de cisalhamento na espessura da placa e a tensão normal ao plano da placa são desprezadas no cálculo das deformações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q206315 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de sistemas de controle, julgue os itens seguintes.Caso a resposta de um sistema, através de uma malha de controle externo ao próprio sistema, tenha efeito sobre a grandeza de excitação (ou sinal atuante), diz-se que o sistema possui uma malha de realimentação, o que o caracteriza como um sistema de malha fechada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q749048 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando que a viga em L esquematizada na figura acima tenha peso desprezível, encontre-se engastada em A e esteja sujeita às forças positivas indicadas em C, julgue os itens a seguir. A estrutura mostrada está sujeita a força normal no trecho entre os pontos A e B. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q749211 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116. Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em “Ignição em Voo” (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q749145 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPDiversos componentes das instalações hidráulicas necessitam de manutenção periódica. Para melhor executá-la, é necessário conhecer a montagem e o funcionamento de cada tipo de elemento. São vários os tipos de válvulas, e suas vedações e operações podem variar bastante. Uma válvula de controle de vazão muito utilizada é a válvula ✂️ a) de gaveta, cuja desvantagem é a operação lenta. ✂️ b) de borboleta, que é uma das mais compactas e pode ser fechada totalmente em ¼ de volta da borboleta. ✂️ c) de esfera, que é a mais compacta e pode ser fechada totalmente com giro de 180º da esfera. ✂️ d) de retenção, cuja desvantagem é a lentidão de operação, pois exige 360º de giro para fechamento. ✂️ e) globo, cujas gaxetas de vedação tornam a operação mais pesada e lenta que as válvulas de borboleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q206440 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos noespaço, julgue os itens seguintes.Se um automóvel de 900 kg de massa que se desloca a uma velocidade de 20 m/s é parado em 3 s, é correto afirmar que ele foi submetido a uma força de frenagem de 6 kN. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q749071 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir. Estando em vôo planado, a aeronave que tiver maior peso deverá manter um ângulo mínimo de descida mais inclinado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q749104 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir. Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q749058 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos. O condutor neutro do circuito que fornece a potência elétrica possui o mesmo potencial elétrico que o condutor terra: ambos estão ligados ao sistema de aterramento e por esses condutores somente circulam correntes transitórias, em caso de falhas no sistema, por exemplo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q21628 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civi, ANAC, CESPE CEBRASPEOs aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10. O vento relativo é o fluxo de ar em volta de uma asa, em repouso ou em voo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
41Q210213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.A tendência de picar (tuck under) tem como causas o descolamento do centro de pressão (CP) para trás do centro de gravidade (CG) e a redução do downwash da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q207104 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinaisanalógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.Um sinal FM necessita de um recuo de potência (backoff) menor que o de um sinal AM ao serem ambas alimentadas em amplificadores de potência de RF, tendo, assim, uma melhor eficiência de amplificação do que o AM ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q748802 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem. A vantagem das pistas de rolamento perpendiculares à pista de pouso é que elas permitem à aeronave uma rápida saída da pista, liberando seu uso à outra aeronave. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q748833 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom base na legislação e nos regulamentos aeronáuticos brasileiros referentes à segurança de vôo, julgue os itens a seguir. O Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) é o documento que estabelece ações e responsabilidades, definidas e dirigidas para a segurança da atividade aérea. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q748932 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESPA anodização é um processo eletrolítico ou eletroquímico que promove a formação de uma camada protetora na superfície do alumínio e suas ligas. Esta camada protetora é formada por ✂️ a) óxidos que aumentam a dureza da superfície e a resistência à corrosão. ✂️ b) ácidos que diminuem a dureza, mas aumentam substancialmente a resistência à corrosão e intempéries. ✂️ c) anodos e catodos que aumentam a dureza, mas diminuem a resistência à corrosão. ✂️ d) metal mais nobre que o alumínio, e dependendo do metal adicionado pode apresentar diversas tonalidades. ✂️ e) ácidos que deixam colorações diversas nas peças e aumentam a dureza superficial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q208927 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q748804 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir. Os sistemas de ar refrigerado utilizados na aviação podem ser do tipo ciclo de vapor com mudança de fase ou do tipo ciclo de ar sem mudança de fase. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q208316 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.Define-se a razão de aspecto de uma asa como a envergadura dividida pelo valor médio da corda. No voo a baixas velocidades, asas com baixa razão de aspecto são mais eficientes do que asas com razão de aspecto alta. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q209689 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinaisanalógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.Suponha que, em um receptor super-heteródino, seja feita inicialmente a conversão de um sinal modulado em uma portadora com frequência 100 MHz para uma frequência intermediária, utilizando-se um misturador (mixer) alimentado por um oscilador local sintonizado em 140 MHz, com um filtro passa-faixa sintonizado em torno da frequência intermediária. Suponha, ainda, que o sinal seja modulado em AM-LSB (amplitude modulation - lower side band) e tenha uma largura de banda igual a 100 kHz. Nesse caso, o sinal na saída do misturador ocupará o espectro entre as frequências de 39,9 MHz a 40 MHz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q749066 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEDurante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir. As aeronaves que possuam dispositivos de hipersustentação devem, obrigatoriamente, utilizá-los em procedimentos normais ou de emergência, em pouso e decolagem, para melhorar o arrasto e a sustentação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro