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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q749220 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Para qual finalidade são usados filtros passa banda em sistemas LIF (fluorescência induzida a laser) e PLIF (fluorescência induzida por laser planar)?

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302Q748985 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

O estado de um sistema termodinâmico simples é completamente determinado, conhecendo-se duas propriedades termodinâmicas intensivas daquele sistema.

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303Q748999 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes.

Em amplificadores implementados com MOSFET, a transcondutância para pequenos sinais é um parâmetro que depende somente das características físicas e geométricas do MOSFET.

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304Q206591 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga.

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305Q748840 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem.

Enquanto o sistema de estacionamento de aeronaves em píer caracteriza-se por construções de embarque e desembarque que se salientam das estações de passageiros por sobre o pátio, no sistema frontal, as aeronaves estacionam em um alinhamento imediatamente adjacente à estação.

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306Q211001 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA.

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307Q210774 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

De acordo com o RBHA 121, o peso de decolagem dos operadores da aviação comercial brasileira deve ser relacionado no manifesto de carga, em que devem constar informações referentes ao peso, tais como: peso máximo permissível para o voo que não pode exceder o peso máximo de decolagem, considerando-se a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com o peso máximo estrutural de pouso na chegada ao aeródromo de destino (ou de primeiro pouso); peso máximo de decolagem, considerada a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com as limitações de distância de pouso na chegada ao aeródromo de destino ou de alternativa.

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308Q748900 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A prospecção geotécnica consiste de um conjunto de operações destinadas a determinar a natureza, disposição, conformação e outras características de um terreno no qual será realizada uma obra. Em relação aos métodos utilizados na prospecção e à finalidade dos mesmos, julgue os próximos itens.

A determinação direta in situ de algumas propriedades do solo, como o ângulo de atrito interno e a compressibilidade, é feita por meio do ensaio de penetração de cone (CPT).

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309Q748910 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes.

As linguagens de programação de controladores lógicos programáveis podem ser classificadas em tabulares, textuais e gráficas: nesse último tipo, encontra-se a linguagem por diagrama de relés, ou ladder.

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311Q748938 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da gestão da produção.

Em um sistema de planejamento e controle da produção puxado, o passo e as especificações do que é realizado são estabelecidos pela estação de trabalho do consumidor, que puxa o trabalho da estação de trabalho anterior.

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312Q748950 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Avalie as seguintes afirmativas:

I – No dimensionamento da edificação de um terminal aeroportuário (TPS), o movimento de passageiros na horapico e o nível de serviço são duas informações importantes.

II - Para o dimensionamento do acesso viário precisamos do movimento de aeronaves na hora-pico.

III –A declividade longitudinal de uma pista de pouso pode ser nula.

IV –A declividade transversal de uma pista de pouso pode ser nula.

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313Q748956 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

Um flap do tipo fowler, quando acionado, provoca aumento do coeficiente de sustentação e diminuição do coeficiente de momento da asa.

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314Q748961 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. O espaço aéreo sob jurisdição do Estado Brasileiro

está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial.

II. A porção do espaço aéreo situada nas imediações

de um aeródromo é denominada Área de Controle

Terminal.

III. Aerovia é a denominação técnica de área de controle,

ou parte dela, com dimensões definidas a serem

percorridas pelas aeronaves durante a execução

de um voo.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

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315Q749224 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se um ciclo Otto e um ciclo Diesel, ambos ideais, operando com a mesma substância de trabalho e na mesma razão de compressão, é correto afirmar que, se a razão de corte do ciclo Diesel for igual a 3, então sua eficiência térmica será maior do que a do ciclo Otto.

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316Q748978 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O universo dos processos de fabricação e dos materiais de construção mecânica é magnífico. Um processo que chama a atenção é o corte com jato d’água. Sobre este processo, seu funcionamento, resultados, aplicações etc., é correto afirmar que apresenta características bem interessantes, como, por exemplo, aplicação

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317Q206294 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090º.

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318Q748828 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Com relação à dinâmica do voo atmosférico, a seguinte afirmativa é verdadeira:

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319Q748839 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

O ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com

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