Início Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia Aeronáutica Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 301Q749220 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESPPara qual finalidade são usados filtros passa banda em sistemas LIF (fluorescência induzida a laser) e PLIF (fluorescência induzida por laser planar)? ✂️ a) Bloquear a radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse, reduzindo a radiação de laser espalhada, para aumentar a razão sinal/ruído e evitar danificar os sensores das câmeras digitais que são muito sensíveis. ✂️ b) Bloquear a fluorescência de interesse, reduzindo a níveis baixos a radiação de laser espalhada que pode danificar os sensores que são muito sensíveis, e aumentar a razão sinal/ruído. ✂️ c) Permitir a passagem da radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse, para aumentar a radiação de laser espalhada devido à baixa sensibilidade das câmeras digitais e reduzir a razão sinal/ ruído. ✂️ d) Bloquear a radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse e, assim, aumentar a radiação de laser espalhada. ✂️ e) Reduzir a radiação de laser espalhada, aumentar a luz recebida pela câmera digital e reduzir a razão sinal/ ruído. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 302Q748985 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir. O estado de um sistema termodinâmico simples é completamente determinado, conhecendo-se duas propriedades termodinâmicas intensivas daquele sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 303Q748999 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes. Em amplificadores implementados com MOSFET, a transcondutância para pequenos sinais é um parâmetro que depende somente das características físicas e geométricas do MOSFET. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 304Q206591 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 305Q748840 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem. Enquanto o sistema de estacionamento de aeronaves em píer caracteriza-se por construções de embarque e desembarque que se salientam das estações de passageiros por sobre o pátio, no sistema frontal, as aeronaves estacionam em um alinhamento imediatamente adjacente à estação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 306Q211001 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 307Q210774 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.De acordo com o RBHA 121, o peso de decolagem dos operadores da aviação comercial brasileira deve ser relacionado no manifesto de carga, em que devem constar informações referentes ao peso, tais como: peso máximo permissível para o voo que não pode exceder o peso máximo de decolagem, considerando-se a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com o peso máximo estrutural de pouso na chegada ao aeródromo de destino (ou de primeiro pouso); peso máximo de decolagem, considerada a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com as limitações de distância de pouso na chegada ao aeródromo de destino ou de alternativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 308Q748900 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA prospecção geotécnica consiste de um conjunto de operações destinadas a determinar a natureza, disposição, conformação e outras características de um terreno no qual será realizada uma obra. Em relação aos métodos utilizados na prospecção e à finalidade dos mesmos, julgue os próximos itens. A determinação direta in situ de algumas propriedades do solo, como o ângulo de atrito interno e a compressibilidade, é feita por meio do ensaio de penetração de cone (CPT). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 309Q748910 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes. As linguagens de programação de controladores lógicos programáveis podem ser classificadas em tabulares, textuais e gráficas: nesse último tipo, encontra-se a linguagem por diagrama de relés, ou ladder. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 310Q749184 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEÀ luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Ao atingir o mach crítico, a aeronave alcança, em todos os pontos de sua superfície, velocidade superior à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 311Q748938 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito da gestão da produção. Em um sistema de planejamento e controle da produção puxado, o passo e as especificações do que é realizado são estabelecidos pela estação de trabalho do consumidor, que puxa o trabalho da estação de trabalho anterior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 312Q748950 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEAvalie as seguintes afirmativas: I – No dimensionamento da edificação de um terminal aeroportuário (TPS), o movimento de passageiros na horapico e o nível de serviço são duas informações importantes. II - Para o dimensionamento do acesso viário precisamos do movimento de aeronaves na hora-pico. III –A declividade longitudinal de uma pista de pouso pode ser nula. IV –A declividade transversal de uma pista de pouso pode ser nula. ✂️ a) apenas a afirmativa I é verdadeira; ✂️ b) apenas a afirmativa II é verdadeira; ✂️ c) as afirmativas I e III são verdadeiras; ✂️ d) as afirmativas II e IV são verdadeiras; ✂️ e) as afirmativas I e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 313Q748956 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens. Um flap do tipo fowler, quando acionado, provoca aumento do coeficiente de sustentação e diminuição do coeficiente de momento da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 314Q748961 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC Analise: I. O espaço aéreo sob jurisdição do Estado Brasileiro está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial. II. A porção do espaço aéreo situada nas imediações de um aeródromo é denominada Área de Controle Terminal. III. Aerovia é a denominação técnica de área de controle, ou parte dela, com dimensões definidas a serem percorridas pelas aeronaves durante a execução de um voo. Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente: ✂️ a) V; F; V. ✂️ b) F; F; V. ✂️ c) F; V; F. ✂️ d) F; V; V. ✂️ e) V; F; F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 315Q749224 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. Considerando-se um ciclo Otto e um ciclo Diesel, ambos ideais, operando com a mesma substância de trabalho e na mesma razão de compressão, é correto afirmar que, se a razão de corte do ciclo Diesel for igual a 3, então sua eficiência térmica será maior do que a do ciclo Otto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 316Q748978 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPO universo dos processos de fabricação e dos materiais de construção mecânica é magnífico. Um processo que chama a atenção é o corte com jato d’água. Sobre este processo, seu funcionamento, resultados, aplicações etc., é correto afirmar que apresenta características bem interessantes, como, por exemplo, aplicação ✂️ a) em diversos materiais não metálicos de grande faixa de durezas, tal como ocorre no corte com laser e na eletroerosão a fio, gerando superfícies usinadas idênticas. ✂️ b) no corte de materiais de grande dureza, mas somente metálicos e de alta ductilidade, devido ao impacto e ao aquecimento provocados pelas partículas abrasivas. ✂️ c) idêntica às possibilidades oferecidas pela eletroerosão a fio e corte com laser, em relação aos materiais usináveis, diferenciando-se apenas na espessura permitida das peças. ✂️ d) em peças cujos materiais possuam alto ponto de fusão e alta condutividade elétrica, que impossibilitem o corte com laser e com eletroerosão a fio. ✂️ e) em diversos materiais moles e duros, com vantagens no que diz respeito a rebarbas e aquecimento da peça, evitando, inclusive, os problemas típicos do corte com laser e eletroerosão a fio, relativos à alta temperatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 317Q206294 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090º. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 318Q748828 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESPCom relação à dinâmica do voo atmosférico, a seguinte afirmativa é verdadeira: ✂️ a) um avião em voo apresenta cinco graus de liberdade. ✂️ b) são cinco os tipos de forças que agem em um avião. ✂️ c) os aviões devem ser obrigatoriamente estáveis estática e dinamicamente. ✂️ d) o movimento de um avião, sua estabilidade e sua resposta aos comandos podem ser inteiramente estudados por meio das equações da dinâmica clássica. ✂️ e) para que um avião esteja em equilíbrio, basta que a soma dos momentos em relação ao seu centro de gravidade seja nula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 319Q748839 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCCO ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com ✂️ a) a capacidade praticada no aeroporto pelo órgão de Controle de Tráfego. ✂️ b) a diminuição do volume de operações em caso de aumento da demanda aérea. ✂️ c) a condição de todos os aeroportos brasileiros serem monitorados ou coordenados. ✂️ d) o fato de que a alteração do status operacional da infraestrutura aeroportuária disponível pode alterar a capacidade do aeroporto. ✂️ e) a necessidade da existência de pátios e controle de rampa dinâmico nos aeroportos de maior fluxo de tráfego. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 320Q749106 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. Em um ciclo Otto ideal, todas as trocas de calor ocorrem a volume constante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
301Q749220 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESPPara qual finalidade são usados filtros passa banda em sistemas LIF (fluorescência induzida a laser) e PLIF (fluorescência induzida por laser planar)? ✂️ a) Bloquear a radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse, reduzindo a radiação de laser espalhada, para aumentar a razão sinal/ruído e evitar danificar os sensores das câmeras digitais que são muito sensíveis. ✂️ b) Bloquear a fluorescência de interesse, reduzindo a níveis baixos a radiação de laser espalhada que pode danificar os sensores que são muito sensíveis, e aumentar a razão sinal/ruído. ✂️ c) Permitir a passagem da radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse, para aumentar a radiação de laser espalhada devido à baixa sensibilidade das câmeras digitais e reduzir a razão sinal/ ruído. ✂️ d) Bloquear a radiação de comprimento de onda diferente da fluorescência de interesse e, assim, aumentar a radiação de laser espalhada. ✂️ e) Reduzir a radiação de laser espalhada, aumentar a luz recebida pela câmera digital e reduzir a razão sinal/ ruído. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
302Q748985 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir. O estado de um sistema termodinâmico simples é completamente determinado, conhecendo-se duas propriedades termodinâmicas intensivas daquele sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
303Q748999 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes. Em amplificadores implementados com MOSFET, a transcondutância para pequenos sinais é um parâmetro que depende somente das características físicas e geométricas do MOSFET. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
304Q206591 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
305Q748840 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem. Enquanto o sistema de estacionamento de aeronaves em píer caracteriza-se por construções de embarque e desembarque que se salientam das estações de passageiros por sobre o pátio, no sistema frontal, as aeronaves estacionam em um alinhamento imediatamente adjacente à estação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
306Q211001 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
307Q210774 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.De acordo com o RBHA 121, o peso de decolagem dos operadores da aviação comercial brasileira deve ser relacionado no manifesto de carga, em que devem constar informações referentes ao peso, tais como: peso máximo permissível para o voo que não pode exceder o peso máximo de decolagem, considerando-se a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com o peso máximo estrutural de pouso na chegada ao aeródromo de destino (ou de primeiro pouso); peso máximo de decolagem, considerada a estimativa de consumo de combustível e óleo que permita conformidade com as limitações de distância de pouso na chegada ao aeródromo de destino ou de alternativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
308Q748900 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA prospecção geotécnica consiste de um conjunto de operações destinadas a determinar a natureza, disposição, conformação e outras características de um terreno no qual será realizada uma obra. Em relação aos métodos utilizados na prospecção e à finalidade dos mesmos, julgue os próximos itens. A determinação direta in situ de algumas propriedades do solo, como o ângulo de atrito interno e a compressibilidade, é feita por meio do ensaio de penetração de cone (CPT). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
309Q748910 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes. As linguagens de programação de controladores lógicos programáveis podem ser classificadas em tabulares, textuais e gráficas: nesse último tipo, encontra-se a linguagem por diagrama de relés, ou ladder. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
310Q749184 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEÀ luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Ao atingir o mach crítico, a aeronave alcança, em todos os pontos de sua superfície, velocidade superior à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
311Q748938 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, a respeito da gestão da produção. Em um sistema de planejamento e controle da produção puxado, o passo e as especificações do que é realizado são estabelecidos pela estação de trabalho do consumidor, que puxa o trabalho da estação de trabalho anterior. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
312Q748950 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEAvalie as seguintes afirmativas: I – No dimensionamento da edificação de um terminal aeroportuário (TPS), o movimento de passageiros na horapico e o nível de serviço são duas informações importantes. II - Para o dimensionamento do acesso viário precisamos do movimento de aeronaves na hora-pico. III –A declividade longitudinal de uma pista de pouso pode ser nula. IV –A declividade transversal de uma pista de pouso pode ser nula. ✂️ a) apenas a afirmativa I é verdadeira; ✂️ b) apenas a afirmativa II é verdadeira; ✂️ c) as afirmativas I e III são verdadeiras; ✂️ d) as afirmativas II e IV são verdadeiras; ✂️ e) as afirmativas I e IV são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
313Q748956 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPECom relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens. Um flap do tipo fowler, quando acionado, provoca aumento do coeficiente de sustentação e diminuição do coeficiente de momento da asa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
314Q748961 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC Analise: I. O espaço aéreo sob jurisdição do Estado Brasileiro está delimitado pela fronteira seca e pelo mar territorial. II. A porção do espaço aéreo situada nas imediações de um aeródromo é denominada Área de Controle Terminal. III. Aerovia é a denominação técnica de área de controle, ou parte dela, com dimensões definidas a serem percorridas pelas aeronaves durante a execução de um voo. Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente: ✂️ a) V; F; V. ✂️ b) F; F; V. ✂️ c) F; V; F. ✂️ d) F; V; V. ✂️ e) V; F; F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
315Q749224 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. Considerando-se um ciclo Otto e um ciclo Diesel, ambos ideais, operando com a mesma substância de trabalho e na mesma razão de compressão, é correto afirmar que, se a razão de corte do ciclo Diesel for igual a 3, então sua eficiência térmica será maior do que a do ciclo Otto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
316Q748978 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPO universo dos processos de fabricação e dos materiais de construção mecânica é magnífico. Um processo que chama a atenção é o corte com jato d’água. Sobre este processo, seu funcionamento, resultados, aplicações etc., é correto afirmar que apresenta características bem interessantes, como, por exemplo, aplicação ✂️ a) em diversos materiais não metálicos de grande faixa de durezas, tal como ocorre no corte com laser e na eletroerosão a fio, gerando superfícies usinadas idênticas. ✂️ b) no corte de materiais de grande dureza, mas somente metálicos e de alta ductilidade, devido ao impacto e ao aquecimento provocados pelas partículas abrasivas. ✂️ c) idêntica às possibilidades oferecidas pela eletroerosão a fio e corte com laser, em relação aos materiais usináveis, diferenciando-se apenas na espessura permitida das peças. ✂️ d) em peças cujos materiais possuam alto ponto de fusão e alta condutividade elétrica, que impossibilitem o corte com laser e com eletroerosão a fio. ✂️ e) em diversos materiais moles e duros, com vantagens no que diz respeito a rebarbas e aquecimento da peça, evitando, inclusive, os problemas típicos do corte com laser e eletroerosão a fio, relativos à alta temperatura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
317Q206294 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090º. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
318Q748828 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESPCom relação à dinâmica do voo atmosférico, a seguinte afirmativa é verdadeira: ✂️ a) um avião em voo apresenta cinco graus de liberdade. ✂️ b) são cinco os tipos de forças que agem em um avião. ✂️ c) os aviões devem ser obrigatoriamente estáveis estática e dinamicamente. ✂️ d) o movimento de um avião, sua estabilidade e sua resposta aos comandos podem ser inteiramente estudados por meio das equações da dinâmica clássica. ✂️ e) para que um avião esteja em equilíbrio, basta que a soma dos momentos em relação ao seu centro de gravidade seja nula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
319Q748839 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCCO ATM representa o dinâmico e integrado gerenciamento do tráfego aéreo e do espaço aéreo com o objetivo de garantir a segurança e eficiência nas operações, mediante provimento de serviços de forma colaborativa entre todos os participantes. Dentre os componentes do processo dessa gestão destaca-se a administração do sistema aeroportuário, cuja atuação está diretamente relacionada com ✂️ a) a capacidade praticada no aeroporto pelo órgão de Controle de Tráfego. ✂️ b) a diminuição do volume de operações em caso de aumento da demanda aérea. ✂️ c) a condição de todos os aeroportos brasileiros serem monitorados ou coordenados. ✂️ d) o fato de que a alteração do status operacional da infraestrutura aeroportuária disponível pode alterar a capacidade do aeroporto. ✂️ e) a necessidade da existência de pátios e controle de rampa dinâmico nos aeroportos de maior fluxo de tráfego. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
320Q749106 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. Em um ciclo Otto ideal, todas as trocas de calor ocorrem a volume constante. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro