Início

Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q749143 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Bombas auxiliares de combustível de aeronaves com múltiplos motores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q748898 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Existem basicamente dois tipos de túneis de vento para ensaios em baixa velocidade: os de circuito aberto e os de circuito fechado. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q209513 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais

analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

Considere um sinal composto de dois tons senoidais, com frequências iguais a 5 kHz e 10 kHz, ambos com amplitude unitária. Suponha, ainda, que esses sinais sejam modulados em fase (PM), e que a fase varie de acordo com o parâmetro kp = 10 rad/V. Segundo a regra de Carson, a largura de banda aproximada desse sinal será de, no máximo, 320 kHz.

  1. ✂️
  2. ✂️

324Q749039 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

Dado o aprimoramento da engenharia aeronáutica, as aeronaves modernas utilizam regimes de cruzeiro com velocidades acima do mach de divergência de arrasto (drag divergence mach number), o que resulta em elevada economia de combustível.

  1. ✂️
  2. ✂️

325Q749067 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

O ciclo Brayton é o ciclo termodinâmico ideal para turbinas a gás. Seu rendimento térmico é uma função crescente da razão entre as pressões antes e depois da compressão. É correto afirmar que o uso de um regenerador ideal altera essa dependência, de forma que a eficiência térmica do ciclo Brayton com regeneração passa a ser uma função decrescente da razão de pressões.

  1. ✂️
  2. ✂️

326Q211286 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que uma aplicação com circuitos microprocessados

utilize memórias para armazenar digitalmente dados e que esses

dados devam ser apagados após sua utilização, em virtude de não

ser admitida a sua reutilização em outros procedimentos. A partir

dessas informações, julgue os itens subsecutivos.

Caso a alimentação a memórias do tipo RAM (random access memory) seja desligada, os dados armazenados nessas memórias serão perdidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q749169 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Se o piloto de uma aeronave da empresa XYZ que tenha decolado de São Paulo com destino a Brasília, tiver feito, em certa fase do voo, uma chamada ao órgão ATS da seguinte forma: “Controle Brasília bom dia, é o XYZ 3973”, é correto afirmar que, nesse caso, ele estava chamando o Centro de Controle de Área (ACC).

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q748929 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considere um avião de transporte de passageiros típico. Imagine que esse avião encontra-se em voo nivelado, altitude e velocidade constantes. Nesta situação, existem quantos tipos de forças atuando no avião?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q749222 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos projetos de aeroportos, julgue os itens que se seguem.

O comprimento de uma pista é condicionado pelos seguintes fatores: regulamentos estabelecidos pelo governo; condições locais; pesos de decolagem e de pouso; orientação principal dos ventos e capacidade de transporte das aeronaves.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q749260 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os custos com aluguel de equipamentos e imóveis, quando reajustados mensal ou anualmente, são considerados como custos fixos.

No preparo da massa de concreto, deve-se dar preferência à utilização de areia de rio (lavada) de grão grande e angulosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

331Q749268 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Polímeros são frequentemente utilizados em produtos da aviação. A escolha destes é fundamentada, dentre outras características, nas propriedades mecânicas que os dividem em termoplásticos, termorrígidos e flexíveis.

Considerando a reciclagem um fator importante para a escolha desses materiais, é correto afirmar que, em geral,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q748789 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito das características de transistores MOSFET e TBJ, julgue os itens subsequentes.

O efeito de corpo em transistores MOSFET, que ocorre quando os terminais de fonte e substrato são conectados em potenciais diferentes, tende a aumentar a magnitude da tensão de limiar. Portanto, o terminal de corpo pode ser utilizado como uma porta adicional para controle da corrente de dreno. Para funcionamento apropriado do transistor, o terminal de corpo deve ser sempre conectado ao potencial mais negativo do circuito em dispositivos NMOS, ou ao potencial mais positivo do circuito em dispositivos PMOS.

  1. ✂️
  2. ✂️

333Q748850 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Diferentemente da maioria dos aviões, os helicópteros podem pairar no ar, situação em que várias forças permanecem atuantes no helicóptero. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Quando o helicóptero paira no ar, a sustentação criada pelas pás do rotor principal é igual em todas as posições correspondentes em torno do disco principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q209517 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Artigos perigosos podem ser transportados em aeronaves pequenas, com peso máximo de decolagem aprovado igual ou inferior a 5.670 kg (12.500 lb), desde que os passageiros da aeronave estejam de posse de instruções escritas a respeito das características e do manuseio apropriado dos produtos transportados.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q749227 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à construção e ao funcionamento de um motor a jato, julgue os itens subseqüentes.

As palhetas da turbina estão sujeitas à fluência, que é especialmente crítica em alta temperatura. Uma forma de minimizar esse problema é utilizar materiais com estrutura cristalográfica de grãos grandes.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q210910 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Para a completa descrição da cinemática de um corpo rígido movendo-se no espaço, são necessários quatro graus de liberdade: três para a descrição do movimento de translação e um para a descrição do movimento de rotação.

  1. ✂️
  2. ✂️

337Q749281 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Spoilers são superfícies de controle localizadas no topo de cada asa e, quando levantadas, atuam separando a camada limite da parte superior da asa, o que diminui a sustentação. Essas superfícies podem ser acionadas de forma independente, de modo a contribuir no movimento de rolagem do avião, podendo, ainda, ser acionadas de forma sincronizada, diminuindo a altitude de cruzeiro ou aumentando o arrasto na aterrissagem do avião.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q749119 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

A velocidade do som através de um gás é uma propriedade termodinâmica. Para gases perfeitos, essa velocidade é função apenas da temperatura e da constituição química do gás.

  1. ✂️
  2. ✂️

339Q749140 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Uma das características dos recursos de vigilância empregados nos serviços de controle de tráfego aéreo está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q749156 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

O sistema de ILS (instrument landing system) é constituído de um receptor localizador da pista (localizer), um receptor de ângulo de descida (glide slope) e um receptor de feixes balizadores para detecção da posição (marker beacons).

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.