Início

Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


351Q749275 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Analise:

I. A Elevação do Aeródromo é definida como o ponto

mais elevado da área de pouso.

II. O sinal designador de cabeceira da pista é especificado

por meio de um número de dois dígitos utilizando-

se como referência o rumo magnético da pista.

III. O Ponto de Referência do Aeródromo (ARP) é utilizado

na definição das altitudes dos procedimentos

de aproximação e pouso.

IV. A pista de pouso ou decolagem de um aeródromo

deve ser projetada considerando-se a predominância

do vento no sentido perpendicular ao seu eixo

longitudinal.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II,

III e IV são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q210676 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Define-se consciência situacional como a percepção precisa dos fatores e condições que afetam a aeronave e sua tripulação durante um período determinado de tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q748818 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, sobre gestão estratégica e organizacional.

A matriz SWOT, utilizada para o diagnóstico organizacional do ambiente interno e externo de uma empresa, contempla ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos dessa empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q749091 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Identifica-se comumente o não uso ou o uso indevido do checklist, lista de verificação de procedimentos normais a ser realizada pelos membros da tripulação, como um dos fatores que contribuem para acidentes aéreos.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q749136 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

Fissuras, trincas ou mesmo rupturas de partes da aeronave causadas por peso e fatores de carga acima dos valores previstos em seu projeto são exemplos de deformações permanentes que acometem a estrutura do avião.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q211050 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Objetos distantes com reflexão forte podem causar ambiguidade na determinação da distância, devido à repetição periódica dos pulsos transmitidos. Um objeto a 450 km de distância, por exemplo, pode ser erroneamente detectado a 150 km de distância, caso o radar tenha uma frequência de repetição de pulsos de 500 Hz.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q206477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Flapes são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de

fuga e próximo à raiz de cada uma das asas, sendo ligadas a

estas por meio de juntas pivoteadas. Essas superfícies são

rotacionadas para baixo para aumentar a sustentação durante

a decolagem e a aterrissagem, e, mais especificamente,

durante a decolagem, contribuem também para o aumento do

arrasto.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q749217 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Em uma investigação realizada pelo SIPAER, o fator material que contribuiu para a ocorrência do acidente aeronáutico pode ser identificado na área de abordagem da segurança operacional que se refere a sistemas de tecnologia da informação empregados no controle do espaço aéreo, nos seus aspectos de projeto, de fabricação, de manuseio do material e de outras falhas que não estejam diretamente relacionadas ao serviço de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

361Q211385 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Motor turbo-fan produz força propulsiva por meio da combinação de um duto primário de exaustão dos gases (inflamados na câmara de combustão e acelerados na turbina) e de um longo duto by-pass de passagem do ar diretamente do estágio do turbo-fan para a exaustão.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q206830 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O alcance de uma aeronave é a distância que esta pode voar, sendo definido de acordo com outros requerimentos. No caso de um avião militar, depende do perfil da missão, devendo ser especificados seguimentos para eventos como subida, cruzeiro, combate e descida. No caso de um avião civil, o alcance é normalmente a máxima distância que o avião pode voar com uma dada quantidade de combustível, prevendo o voo a um aeroporto alternativo em caso de problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

363Q749041 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Na pressurização da aeronave, o grau de pressurização é controlado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q748832 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

O sistema pneumático de emergência é utilizado para suprir falhas de um sistema pneumático principal ou de um sistema hidráulico, em que o cilindro pneumático é abastecido no solo com gás fréon ou nitrogênio sob alta pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

365Q748835 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Divisor de tensão é um circuito formado por resistores que permite obter, a partir da alimentação fornecida, qualquer valor de tensão menor, necessário ao funcionamento dos circuitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

366Q211256 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os escoamentos compressíveis, julgue os próximos

itens.

Para um gás escoando através de um orifício, a velocidade do som neste gás será a velocidade máxima possível do escoamento através do orifício, para qualquer diferença de pressão entre os lados interno e externo do recipiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q208447 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Identifica-se comumente o não uso ou o uso indevido do checklist, lista de verificação de procedimentos normais a ser realizada pelos membros da tripulação, como um dos fatores que contribuem para acidentes aéreos.

  1. ✂️
  2. ✂️

368Q748884 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Se os limites de movimento do centro de gravidade (c.g.) de uma aeronave forem ultrapassados durante um voo, então os problemas observados poderão ser aumento do consumo específico, dificuldade de manobras e instabilidade de voo.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q749158 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O ciclo ideal de um motor de combustão interna apresenta os seguintes processos:

Compressão adiabática com variação de temperatura entre 30 °C e 300 °C.

Aquecimento sob pressão constante, até a temperatura de 1 800 °C.

Expansão adiabática, resultando na temperatura final de 930 °C.

Considerar a entalpia do ar h = CPT onde CP = 1,0 kJ/kg.K

Assinale a alternativa que representa o valor aproximado do rendimento desse motor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q748905 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.