Início

Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q749217 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Em uma investigação realizada pelo SIPAER, o fator material que contribuiu para a ocorrência do acidente aeronáutico pode ser identificado na área de abordagem da segurança operacional que se refere a sistemas de tecnologia da informação empregados no controle do espaço aéreo, nos seus aspectos de projeto, de fabricação, de manuseio do material e de outras falhas que não estejam diretamente relacionadas ao serviço de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

362Q211385 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Motor turbo-fan produz força propulsiva por meio da combinação de um duto primário de exaustão dos gases (inflamados na câmara de combustão e acelerados na turbina) e de um longo duto by-pass de passagem do ar diretamente do estágio do turbo-fan para a exaustão.

  1. ✂️
  2. ✂️

363Q206830 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O alcance de uma aeronave é a distância que esta pode voar, sendo definido de acordo com outros requerimentos. No caso de um avião militar, depende do perfil da missão, devendo ser especificados seguimentos para eventos como subida, cruzeiro, combate e descida. No caso de um avião civil, o alcance é normalmente a máxima distância que o avião pode voar com uma dada quantidade de combustível, prevendo o voo a um aeroporto alternativo em caso de problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

364Q749041 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Na pressurização da aeronave, o grau de pressurização é controlado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q748811 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à proteção de circuitos elétricos.

A função do para-raios é de não somente fornecer o caminho mais curto no caso de uma descarga, mas, principalmente, de neutralizar, pouco a pouco, a eletricidade da nuvem carregada acima dele.

  1. ✂️
  2. ✂️

366Q748832 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

O sistema pneumático de emergência é utilizado para suprir falhas de um sistema pneumático principal ou de um sistema hidráulico, em que o cilindro pneumático é abastecido no solo com gás fréon ou nitrogênio sob alta pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q748835 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Divisor de tensão é um circuito formado por resistores que permite obter, a partir da alimentação fornecida, qualquer valor de tensão menor, necessário ao funcionamento dos circuitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

368Q211256 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os escoamentos compressíveis, julgue os próximos

itens.

Para um gás escoando através de um orifício, a velocidade do som neste gás será a velocidade máxima possível do escoamento através do orifício, para qualquer diferença de pressão entre os lados interno e externo do recipiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q208447 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

Identifica-se comumente o não uso ou o uso indevido do checklist, lista de verificação de procedimentos normais a ser realizada pelos membros da tripulação, como um dos fatores que contribuem para acidentes aéreos.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q749158 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O ciclo ideal de um motor de combustão interna apresenta os seguintes processos:

Compressão adiabática com variação de temperatura entre 30 °C e 300 °C.

Aquecimento sob pressão constante, até a temperatura de 1 800 °C.

Expansão adiabática, resultando na temperatura final de 930 °C.

Considerar a entalpia do ar h = CPT onde CP = 1,0 kJ/kg.K

Assinale a alternativa que representa o valor aproximado do rendimento desse motor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q748905 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

372Q749180 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

373Q749221 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Os gráficos de consumo de um helicóptero apresentam um valor de 1000 lb/h para um voo nivelado a 1000 ft agl com velocidade média de 150 km/h e um valor de consumo para 7000 ft de 500 lb/h para uma velocidade de 100 km/h. Utilizando-se dessa aeronave, o piloto, que decolou com 2500 lbs nos tanques, planejou navegar na altura de 7000 ft em uma rota de 300 km certo de que é capaz de fazer a rota e ainda pousar com 1000 lb nos tanques. Após uma hora de voo, o piloto foi obrigado, por condições meteorológicas leves (nebulosidade sem chuva), a reduzir sua altitude para 1000 ft agl. Logo após reduzir a altitude de 7000 ft para 1000 ft, ele concluiu que não seria possível chegar ao destino, dado que não haveria combustível suficiente para o atendimento das normas da aviação civil brasileira, tendo, então, decido alternar para outro aeródromo próximo. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o piloto agiu de acordo com o disposto no RBHA 91 sobre navegação VFR em helicóptero.

  1. ✂️
  2. ✂️

374Q207019 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à administração de recursos na cabine de comando, julgue os itens a seguir.

A identificação e a mensuração de conhecimentos não técnicos, aplicáveis ao gerenciamento da tripulação e não à operação física da aeronave, constituem inovações no treinamento para o gerenciamento dos recursos de cabine.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q748971 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

O empuxo necessário para mover uma aeronave deve ser maior que o arrasto parasita, que o arrasto de perfil e que o arrasto induzido.

  1. ✂️
  2. ✂️

376Q209839 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Caso se queira dobrar o alcance de determinado radar, deve-se aumentar a sua potência em pelo menos 12 dB, mantendo-se os demais parâmetros de ajuste do radar constantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

377Q207538 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Se um sistema de referência solidário ao movimento de um corpo rígido for definido de tal forma que seus eixos coincidam com os eixos principais de inércia do corpo, então o tensor de inércia será uma matriz diagonal.

  1. ✂️
  2. ✂️

378Q749036 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

A fase de projeto conceitual transforma a saída da macrofase de desenvolvimento em especificações do projeto. Ou seja, estipula valores para os parâmetros identificados na etapa anterior, completa as informações sobre os usuários do produto e detalha os requisitos do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

379Q748792 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.

No conceito de mergulho ou planeio vertical, a força de sustentação não pode ser nula, porém a velocidade se estabilizará quando a força de arrasto se tornar igual ao peso.

  1. ✂️
  2. ✂️

380Q748845 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.