Início Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia Aeronáutica Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 381Q748792 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir. No conceito de mergulho ou planeio vertical, a força de sustentação não pode ser nula, porém a velocidade se estabilizará quando a força de arrasto se tornar igual ao peso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 382Q748845 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEPara fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100. Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 383Q748859 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPEA análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico. Com a finalidade de se reduzir os custos dos satélites artificiais, os controladores de temperatura do tipo estado sólido vêm sendo substituídos por termostatos convencionais, atualmente fabricados para atender requisitos de confiabilidade cada vez mais rigorosos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 384Q209738 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 385Q749131 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, acerca da gestão da qualidade. A distribuição normal é utilizada como modelo de tempo de falha de um componente ou de um sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 386Q749151 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEÀ luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 387Q749171 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir. Considerando-se as ondas de choque comuns em escoamentos supersônicos, que têm espessura muito delgada, da ordem 10-5 de cm, e as elevadas velocidades associadas a esse tipo de fenômeno, é correto afirmar que o escoamento por meio de um choque normal é praticamente adiabático e que não ocorre variação significativa da entropia do gás, nem antes nem depois do choque. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 388Q749188 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem. Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 389Q208526 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75Os motores de combustão interna alternativos com ignição por compressão são, em geral, mais eficientes do que os motores com ignição por centelha, uma vez que funcionam com valores de razão de compressão maiores. Entretanto, para o mesmo valor de razão de compressão, a eficiência (rendimento termodinâmico) do ciclo Diesel ideal é sempre menor que a eficiência do ciclo Otto ideal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 390Q749201 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir. De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, um dispositivo que opere ciclicamente, de tal forma que todo o calor recebido da fonte quente é transformado em trabalho, funciona segundo o ciclo de Carnot. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 391Q748952 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir. Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 392Q748970 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens. Em um motor elétrico, a corrente de campo é fornecida pela mesma fonte que alimenta a armadura. Em um gerador de corrente contínua, a fonte de corrente de campo é proveniente da própria armadura ou de uma fonte separada, chamada excitador. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 393Q748980 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPA economia de energia elétrica é palavra de ordem na atualidade. Sendo os motores elétricos os maiores consumidores, na maioria das indústrias, é de fundamental importância que o profissional de mecânica conheça detalhadamente suas características funcionais, para que possa executar projetos e utilizá-los de modo correto e racional. Neste contexto, é correto afirmar que o rendimento dos motores elétricos trifásicos de maior utilização nas máquinas e equipamentos ✂️ a) torna-se menor quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ b) torna-se maior quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ c) só atinge valor máximo quando eles fornecem potência nula no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ d) é único para cada fabricante, porém pode ser baixo para aqueles fabricantes que utilizam técnicas e materiais inferiores na construção do motor. ✂️ e) é maior para os motores de melhor qualidade, e que o fator de potência só supera ou se iguala a 0,92 quando o motor opera em vazio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 394Q749243 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPNos projetos mecânicos, as análises de dinâmica podem ser bem complexas e acarretar limitações. A inércia está entre os principais problemas. Um problema bastante recorrente é a seleção de motores elétricos e servomotores, que é altamente influenciada pela inércia das peças a serem movimentas pela motorização. Por exemplo, é correto dizer que a seleção do ✂️ a) servomotor que movimenta a mesa de um centro de usinagem High Speed não é afetada pela inércia, apenas pelo fato de o servoconversor executar alimentação elétrica controlada ao servomotor. ✂️ b) servomotor para movimentar uma mesa pesada, ou de grande inércia, de uma máquina operatriz com CNC, conduzirá a um alto custo, pois o servomotor será de maior torque, o que, tipicamente, o encarece bastante. ✂️ c) motor de um triturador de minérios, por exemplo, só fica isenta dos efeitos da inércia quando é utilizado inversor de frequência escalar alimentando o motor trifásico. ✂️ d) motor de um equipamento qualquer será mais difícil quando a inércia a ser movimentada é elevada, pois diminui muito o tempo de aceleração do motor, de zero até a rotação nominal, aquecendo-o rapidamente. ✂️ e) motor de passo ou do servomotor das mesas de fresadoras com CNC não pode ser feita utilizando o momento de inércia, devido ao corte interrompido, típico dessas máquinas, principalmente nas de grande porte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 395Q748997 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEDurante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 396Q209875 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75Nas expressões da eficiência (rendimento termodinâmico) dos ciclos de Otto e de Brayton ideais, a razão de compressão para o ciclo de Otto é expressa por uma razão entre volumes, ao passo que para o ciclo Brayton é expressa por uma razão entre pressões. Por exemplo, o rendimento termodinâmico dos dois ciclos pode ser escrito como uma função, unicamente, da razão das pressões ou das temperaturas antes e após a compressão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 397Q749272 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir. A aeronave que tiver menor razão peso/potência atingirá menor velocidade em vôo nivelado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 398Q748812 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, sobre gestão estratégica e organizacional. Na estrutura por clientes, o critério para divisão de tarefas é a função, portanto, todas as pessoas que atuam em determinada função são alocadas na mesma unidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 399Q749096 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir. O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 400Q211040 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75O output de potência específica (potência extraível por unidade de vazão) de uma turbina a gás, fundamental no dimensionamento, no caso de ciclo Brayton ideal, depende unicamente da razão de compressão, assim como a eficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
381Q748792 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir. No conceito de mergulho ou planeio vertical, a força de sustentação não pode ser nula, porém a velocidade se estabilizará quando a força de arrasto se tornar igual ao peso. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
382Q748845 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEPara fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100. Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
383Q748859 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPEA análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico. Com a finalidade de se reduzir os custos dos satélites artificiais, os controladores de temperatura do tipo estado sólido vêm sendo substituídos por termostatos convencionais, atualmente fabricados para atender requisitos de confiabilidade cada vez mais rigorosos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
384Q209738 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
385Q749131 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os itens que se seguem, acerca da gestão da qualidade. A distribuição normal é utilizada como modelo de tempo de falha de um componente ou de um sistema. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
386Q749151 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEÀ luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
387Q749171 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir. Considerando-se as ondas de choque comuns em escoamentos supersônicos, que têm espessura muito delgada, da ordem 10-5 de cm, e as elevadas velocidades associadas a esse tipo de fenômeno, é correto afirmar que o escoamento por meio de um choque normal é praticamente adiabático e que não ocorre variação significativa da entropia do gás, nem antes nem depois do choque. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
388Q749188 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEConsiderando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem. Uma aeronave situada no ponto coffin corner sujeita-se a dois tipos de buffets: o de alta e o de baixa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
389Q208526 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75Os motores de combustão interna alternativos com ignição por compressão são, em geral, mais eficientes do que os motores com ignição por centelha, uma vez que funcionam com valores de razão de compressão maiores. Entretanto, para o mesmo valor de razão de compressão, a eficiência (rendimento termodinâmico) do ciclo Diesel ideal é sempre menor que a eficiência do ciclo Otto ideal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
390Q749201 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir. De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, um dispositivo que opere ciclicamente, de tal forma que todo o calor recebido da fonte quente é transformado em trabalho, funciona segundo o ciclo de Carnot. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
391Q748952 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPECom referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir. Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
392Q748970 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEA respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens. Em um motor elétrico, a corrente de campo é fornecida pela mesma fonte que alimenta a armadura. Em um gerador de corrente contínua, a fonte de corrente de campo é proveniente da própria armadura ou de uma fonte separada, chamada excitador. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
393Q748980 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPA economia de energia elétrica é palavra de ordem na atualidade. Sendo os motores elétricos os maiores consumidores, na maioria das indústrias, é de fundamental importância que o profissional de mecânica conheça detalhadamente suas características funcionais, para que possa executar projetos e utilizá-los de modo correto e racional. Neste contexto, é correto afirmar que o rendimento dos motores elétricos trifásicos de maior utilização nas máquinas e equipamentos ✂️ a) torna-se menor quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ b) torna-se maior quando eles fornecem pouca potência no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ c) só atinge valor máximo quando eles fornecem potência nula no eixo, e que o fator de potência tem esta mesma característica. ✂️ d) é único para cada fabricante, porém pode ser baixo para aqueles fabricantes que utilizam técnicas e materiais inferiores na construção do motor. ✂️ e) é maior para os motores de melhor qualidade, e que o fator de potência só supera ou se iguala a 0,92 quando o motor opera em vazio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
394Q749243 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESPNos projetos mecânicos, as análises de dinâmica podem ser bem complexas e acarretar limitações. A inércia está entre os principais problemas. Um problema bastante recorrente é a seleção de motores elétricos e servomotores, que é altamente influenciada pela inércia das peças a serem movimentas pela motorização. Por exemplo, é correto dizer que a seleção do ✂️ a) servomotor que movimenta a mesa de um centro de usinagem High Speed não é afetada pela inércia, apenas pelo fato de o servoconversor executar alimentação elétrica controlada ao servomotor. ✂️ b) servomotor para movimentar uma mesa pesada, ou de grande inércia, de uma máquina operatriz com CNC, conduzirá a um alto custo, pois o servomotor será de maior torque, o que, tipicamente, o encarece bastante. ✂️ c) motor de um triturador de minérios, por exemplo, só fica isenta dos efeitos da inércia quando é utilizado inversor de frequência escalar alimentando o motor trifásico. ✂️ d) motor de um equipamento qualquer será mais difícil quando a inércia a ser movimentada é elevada, pois diminui muito o tempo de aceleração do motor, de zero até a rotação nominal, aquecendo-o rapidamente. ✂️ e) motor de passo ou do servomotor das mesas de fresadoras com CNC não pode ser feita utilizando o momento de inércia, devido ao corte interrompido, típico dessas máquinas, principalmente nas de grande porte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
395Q748997 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEDurante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir. Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
396Q209875 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75Nas expressões da eficiência (rendimento termodinâmico) dos ciclos de Otto e de Brayton ideais, a razão de compressão para o ciclo de Otto é expressa por uma razão entre volumes, ao passo que para o ciclo Brayton é expressa por uma razão entre pressões. Por exemplo, o rendimento termodinâmico dos dois ciclos pode ser escrito como uma função, unicamente, da razão das pressões ou das temperaturas antes e após a compressão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
397Q749272 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPEConsiderando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir. A aeronave que tiver menor razão peso/potência atingirá menor velocidade em vôo nivelado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
398Q748812 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, sobre gestão estratégica e organizacional. Na estrutura por clientes, o critério para divisão de tarefas é a função, portanto, todas as pessoas que atuam em determinada função são alocadas na mesma unidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
399Q749096 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPEAcerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir. O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
400Q211040 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas defluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue ositens de 71 a 75O output de potência específica (potência extraível por unidade de vazão) de uma turbina a gás, fundamental no dimensionamento, no caso de ciclo Brayton ideal, depende unicamente da razão de compressão, assim como a eficiência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro