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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


391Q748952 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada.

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392Q748970 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Em um motor elétrico, a corrente de campo é fornecida pela mesma fonte que alimenta a armadura. Em um gerador de corrente contínua, a fonte de corrente de campo é proveniente da própria armadura ou de uma fonte separada, chamada excitador.

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393Q748980 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A economia de energia elétrica é palavra de ordem na atualidade. Sendo os motores elétricos os maiores consumidores, na maioria das indústrias, é de fundamental importância que o profissional de mecânica conheça detalhadamente suas características funcionais, para que possa executar projetos e utilizá-los de modo correto e racional. Neste contexto, é correto afirmar que o rendimento dos motores elétricos trifásicos de maior utilização nas máquinas e equipamentos

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394Q749243 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Nos projetos mecânicos, as análises de dinâmica podem ser bem complexas e acarretar limitações. A inércia está entre os principais problemas. Um problema bastante recorrente é a seleção de motores elétricos e servomotores, que é altamente influenciada pela inércia das peças a serem movimentas pela motorização. Por exemplo, é correto dizer que a seleção do

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395Q748997 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Durante o voo, os aviões sofrem forte ação do atrito, devido ao movimento relativo comum entre o ar e os corpos sólidos, o que pode ser minimizado pelo formato da aeronave. Acerca da aerodinâmica de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nas aeronaves de alta velocidade, estando o yaw damper (amortecedor de guinada) inoperante, o piloto não deverá utilizar o comando do leme de direção para corrigir tendências de instabilidade de voo dentro dos eixos vertical e lateral, pois isso poderia aumentar a instabilidade e os efeitos de dutch roll.

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396Q209875 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

Nas expressões da eficiência (rendimento termodinâmico) dos ciclos de Otto e de Brayton ideais, a razão de compressão para o ciclo de Otto é expressa por uma razão entre volumes, ao passo que para o ciclo Brayton é expressa por uma razão entre pressões. Por exemplo, o rendimento termodinâmico dos dois ciclos pode ser escrito como uma função, unicamente, da razão das pressões ou das temperaturas antes e após a compressão.

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397Q749272 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir.

A aeronave que tiver menor razão peso/potência atingirá menor velocidade em vôo nivelado.

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398Q748812 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, sobre gestão estratégica e organizacional.

Na estrutura por clientes, o critério para divisão de tarefas é a função, portanto, todas as pessoas que atuam em determinada função são alocadas na mesma unidade.

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399Q749096 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft.

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400Q211040 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

O output de potência específica (potência extraível por unidade de vazão) de uma turbina a gás, fundamental no dimensionamento, no caso de ciclo Brayton ideal, depende unicamente da razão de compressão, assim como a eficiência.

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401Q748935 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Numa asa infinita, colocada num túnel de vento a uma velocidade de 20 m/s, os coeficientes aerodinâmicos que podem ser encontrados quando se utiliza uma balança aerodinâmica são:

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402Q748936 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

As bombas auxiliares de combustível denominam-se também bombas de recalque ou centrífugas de acionamento mecânico.

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404Q208056 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada. Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento. Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

A altitude de pressão (AP) é a distância vertical que separa a aeronave do nível do mar padrão, sendo obtida sob o ajuste QNE, cuja pressão ao nível do mar é padronizada em 1.018,2 hPa

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405Q208326 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

Considere que um helicóptero H-XX, cuja velocidade ideal de subida é igual a 80 kt, tenha decolado do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, no perfil SID ANKUB 1B pela pista 02L, cuja carta de subida determina um gradiente mínimo de subida 5,3% até 2000 ft e 3,3% após os 2.000 ft. Considerando-se esses dados, é correto afirmar que o piloto da aeronave seguiu o procedimento de subida adequado ao aplicar uma razão de subida de 300 ft/min por todo o perfil de subida (0 ft até 5.000 ft), de modo a evitar o sobrevoo da Ponte Rio-Niterói a baixa altura.

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407Q748796 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Estando um avião e a estação-rádio sobre a linha do Equador, mas em locais com declinação magnética diferente, a linha de posição magnética (LPM), no momento em que esse avião voar aproado para essa estação, será sempre igual ao valor recíproco da marcação magnética (MMG).

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408Q749076 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Flapes são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e próximo à raiz de cada uma das asas, sendo ligadas a estas por meio de juntas pivoteadas. Essas superfícies são rotacionadas para baixo para aumentar a sustentação durante a decolagem e a aterrissagem, e, mais especificamente, durante a decolagem, contribuem também para o aumento do arrasto.

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409Q749077 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 111 a 115.

Caso um passageiro tropece durante o procedimento de embarque devido ao fato de a escada de acesso à porta de embarque da aeronave ter sido colocada de forma desnivelada em relação à porta, esse evento será classificado como incidente grave (para uma viagem de duração maior que uma hora), desde que o tropeço resulte em lesão grave que obrigue a remover o passageiro da aeronave para realizar primeiros socorros.

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410Q748836 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O envelope de voo de uma aeronave é a região no gráfico da velocidade de voo pela altitude em que o avião é capaz de operar. Dentro dessa região, um avião é limitado em pequenas velocidades devido à redução do empuxo disponível, e em altas velocidades, pela possibilidade de stall. A barreira limite de alta velocidade pode ser delimitada por curvas de potência requerida e disponível do motor em altitudes diferentes. A barreira limite de stall é dada pela velocidade em que o avião entra em situação de stall e pode ser obtida a partir da expressão matemática para o cálculo do coeficiente de sustentação máximo, levando-se em conta que o peso do avião iguala-se à força de sustentação e que a densidade é uma função da altitude.

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