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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q749025 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No dimensionamento de peças de concreto armado, devem ser obedecidos critérios e restrições impostos por normas específicas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As ações eventuais decorrentes das deformações impostas por retração e fluência do concreto, e deslocamentos de apoio, devem ser consideradas quando o vão livre for superior a 3 m.

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442Q209274 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além. Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.

Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero.

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443Q748934 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Para a completa descrição da cinemática de um corpo rígido movendo-se no espaço, são necessários quatro graus de liberdade: três para a descrição do movimento de translação e um para a descrição do movimento de rotação.

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444Q748945 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma instalação industrial necessita efetuar o aquecimento de 5,6 ºC em uma massa de 100 kg de ar atmosférico. Cogitou- -se, inicialmente, em utilizar um aquecedor elétrico de 2 kW com aproveitamento total do calor gerado pela resistência.

A indústria tem uma máquina de refrigeração que consome 2 kW, funciona com um coeficiente de desempenho de 0,4 e descarrega para o ambiente uma quantidade de calor, ainda não aproveitada. Estudou-se a utilização desse calor para o aquecimento do ar, no lugar da compra do aquecedor elétrico. Adotou-se o calor específico do ar de 1,0 kJ/kg.ºC e verificou- se que a diferença de tempo de aquecimento do ar entre a máquina de refrigeração e do aquecedor elétrico foi uma das opções a seguir. Assinale aquela que mais se aproxima do tempo correto, em segundos.
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445Q749216 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Nos painéis da cabine, os instrumentos ou displays eletrônicos estão agrupados, por analogia de função ou pelo sistema a que pertencem, tais como:

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446Q749233 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o exemplo abaixo, extraído do ROTAER, é correto afirmar que o número 78 presente na inscrição (4000X45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15, 19A, 20A(2)) corresponde ao PCN da pista 10-28 do Aeroporto Antônio Carlos Jobim.

RIO DE JANEIRO / Galeão – Antônio Carlos Jobim, RJ SBGL 22 48 36S/043 15 02W INTL PUB/MIL 13NE UTC–3 VFR IFR L21, 23, 26 INFRAERO 9 (28) 10 – L5, L9(1),11A, 12A – (4000 x 45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15,19A,20A (2)) – – L4,L9(2.95) (1),11A, 12A – 28 15 – L4,9(3),12A – (3180 x 47 ASPH 73/F/B/X/T COMP L14A,15) – L9(3),12A – 33

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447Q208870 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de transmissão e recepção de sinais

analógicos modulados em AM e FM, julgue os itens que se seguem.

É possível gerar sinal modulado em fase (PM) passando-se o sinal mensagem por um integrador e modulando sua saída em frequência (FM).

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448Q210173 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft.

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449Q749093 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental, EIA/RIMA, são documentos distintos, que servem como instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA), parte integrante do processo de licenciamento ambiental. A respeito do EIA/RIMA, julgue os itens seguintes.

Atividades de extração de minérios não estão sujeitas a estudos de impactos ambientais por se tratar de competência do Departamento Nacional de Produção Mineral.

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450Q207147 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Considerando dois bocais convergentes e idênticos através dos quais escoem dois fluidos incompressíveis em regime laminar e permanente, sendo que um dos fluidos é mais viscoso do que o outro e considerando, ainda, que a velocidade na porção de entrada dos bocais imposta aos dois fluidos seja a mesma, então a velocidade média na saída do bocal do fluido mais viscoso será menor do que a do fluido menos viscoso, em virtude da ação da tensão de cisalhamento.

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451Q206139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

O arrasto total de um corpo pode ser dividido em arrasto de fricção devido às tensões tangenciais e arrasto de pressão devido às tensões normais a sua superfície. O arrasto de pressão é ainda subdividido em arrasto induzido e arrasto de forma. O arrasto de forma é o maior componente do arrasto total e está diretamente ligado à sustentação. O arrasto induzido é a quantidade restante da subtração do arrasto de pressão pelo arrasto de forma e resulta do trabalho feito pelo corpo para suprir a energia cinética do campo de velocidade induzida sobre a linha de sustentação da asa devido aos vórtices gerados no bordo de fuga. Para escoamentos compressíveis, um componente que deve ser contabilizado no arrasto total é o arrasto de onda, que ocorre devido à formação de ondas de choque sobre as asas.

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452Q748940 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A força aerodinâmica resultante em um aerofólio pode ser decomposta em uma componente denominada sustentação perpendicular à direção do escoamento, e uma componente denominada arrasto tangente à direção do escoamento. Em uma condição de voo estacionário, o arrasto é equilibrado pela força de empuxo do motor, e a sustentação se iguala ao peso do avião. Essas forças podem ser representadas de forma adimensional, dividindo-as pela pressão estática e multiplicando-as pela área da asa, resultando nos coeficientes de sustentação e arrasto, respectivamente.

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453Q208556 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em ?Ignição em Voo? (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo.

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454Q207790 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG ) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro.

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455Q749230 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.

Terminais do tipo remoto apresentam como vantagens a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros e como desvantagem principal a elevação do tempo de processamento de embarque e desembarque.

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456Q748976 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Numa asa pode ocorrer o fenômeno de divergência quando submetida a um carregamento aerodinâmico se:

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457Q206553 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Um grau de longitude sobre um arco de paralelo é sempre equivalente a 60 milhas náuticas.

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458Q748823 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer as condições de projeto estabelecidas na norma, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, bem como o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Em relação aos condicionantes a serem observados no projeto de uma instalação elétrica de baixa tensão, julgue os itens, que se seguem.

A carga a considerar para um equipamento em utilização é a potência nominal por ele absorvida, especificada pelo fabricante ou calculada a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência.

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459Q748842 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 97 a 102.

A trajetória de decolagem inicia-se após a aeronave atingir 35 pés de altura e encerra-se no momento em que atinge 1000 pés de altura sobre a pista.

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460Q748846 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Todas as ferramentas utilizadas na manutenção de um sistema de oxigênio devem ser completamente isentas de óleo ou de graxa.

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