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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q206553 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Um grau de longitude sobre um arco de paralelo é sempre equivalente a 60 milhas náuticas.

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462Q748823 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer as condições de projeto estabelecidas na norma, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, bem como o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Em relação aos condicionantes a serem observados no projeto de uma instalação elétrica de baixa tensão, julgue os itens, que se seguem.

A carga a considerar para um equipamento em utilização é a potência nominal por ele absorvida, especificada pelo fabricante ou calculada a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência.

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463Q748846 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Todas as ferramentas utilizadas na manutenção de um sistema de oxigênio devem ser completamente isentas de óleo ou de graxa.

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464Q209712 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

A principal diferença entre um ciclo Brayton simples e um

ciclo de propulsão a jato é que, no primeiro caso, a pressão

dos gases, ao final da expansão na turbina, é igual à pressão

atmosférica, favorecendo, assim, a produção de trabalho

líquido pelo ciclo. No segundo caso, não há trabalho líquido

significativo produzido, de forma que os gases, na saída do

equipamento, têm pressão superior à da atmosfera,

permitindo a aceleração destes por um bocal, com a

finalidade de se produzir empuxo.

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465Q208721 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

O piloto que, ao decidir sobre o perfil de voo a ser utilizado, opte por voar em condições visuais (VFR), deverá cumprir as seguintes condições: manter referência com o solo ou água, de modo que as formações meteorológicas abaixo do nível de voo não obstruam mais da metade da área de visão do piloto; voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150) e voar com velocidade de no máximo 380 kt no espaço aéreo classe ?B? ou 380 kt IAS acima do FL100 para todas as outras classes de espaço aéreo e 250 kt abaixo do FL 100 para todas as outras classes de espaço aéreo.

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466Q210011 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à aerodinâmica.

Em um corpo deslocando-se em fluido, a camada limite corresponde a uma região, na proximidade da superfície do corpo, em que os efeitos da viscosidade são importantes, podendo esses efeitos ser desprezados, contudo, em primeira aproximação, em distâncias maiores da superfície.

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467Q208742 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A norma técnica X estabelece que, em determinada aplicação, o diâmetro de um parafuso deve ser maior ou igual a 10 mm. Já a norma técnica Y estabelece que o diâmetro desse mesmo parafuso deve ser maior que 10 mm. A respeito dessas informações, julgue o item abaixo

Do ponto de vista metrológico, é correto afirmar que a norma técnica Y é tão rigorosa quanto a norma X.

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469Q209773 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um disco rígido gira com uma velocidade angular decrescente em

torno de um eixo fixo. O ponto A está localizado na borda do disco

e o ponto B está situado na metade da distância entre a borda e o

eixo de rotação. Considerando essa situação hipotética, é correto

afirmar que

ambos os pontos possuem a mesma aceleração tangencial.

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471Q749263 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos procedimentos adotados em um reparo estrutural de uma aeronave de estrutura metálica, julgue os itens seguintes.

Em um reparo estrutural, se for utilizada uma chapa com resistência maior que a original, a sua espessura pode ser diminuída.

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472Q749019 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma das funções principais das agências administradoras da aviação civil é a homologação aeronáutica. As siglas das agências americana, brasileira e europeia são, respectivamente:

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473Q749022 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Um conjunto de pistas de pouso e decolagem, bem orientados em termos anemométricos, deve garantir um fator de usabilidade do aeródromo de (Anexo XIV, ICAO):

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474Q749031 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

Após a decolagem de uma aeronave pressurizada, durante a subida, inicialmente a cabine da aeronave despressuriza até determinado valor, estabilizando-se dentro de um valor, de acordo com o manual operacional da aeronave.

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475Q749094 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

O equipamento eletrônico de pesagem de aeronaves de grande porte é constituído de uma balança eletrônica que registra a medida da variação de voltagem em escala calibrada para apresentar a leitura em quilogramas.

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476Q206133 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Frequências mais baixas são preferíveis a frequências mais altas, pois estas apresentam uma resolução angular pior e sofrem maior atenuação devido a fenômenos atmosféricos.

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478Q749111 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os materiais, conforme suas características, particularmente a relação tensão-deformação, são classificados como dúcteis ou frágeis. A respeito do comportamento desses materiais, julgue os itens a seguir.

O material é classificado como frágil quando, submetido a ensaio de tração, não apresenta deformação plástica, passando diretamente do escoamento para o rompimento.

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479Q749124 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Um avião convencional é composto basicamente por quatro partes: asa, fuselagem, empenagens e grupo moto-propulsor.

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.
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480Q748887 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

A análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico.

Exemplos típicos de fluidos de trabalho empregados em tubos de calor são: acetona, água, hidrogênio, metanol e nitrogênio.

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