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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q749179 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A utilização do sistema de iluminação de pistas é fundamental para as operações aéreas no período noturno, sendo que, a partir de um determinado percentual de inoperância das luzes de balizamento, o sistema deve ser considerado indisponível. Nesse sentido, os percentuais mínimos de disponibilidade das luzes de cabeceira e do eixo da pista, para operações sob regras de voo por instrumentos em aeródromos de não-precisão, devem ser, respectivamente:

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52Q211126 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão.

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53Q749069 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A expressão ou termo técnico utilizado para definir a integração entre várias modalidades de transportes (aviões, caminhões, navios, etc), de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo das mercadorias, corresponde a:

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55Q749202 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker), quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue os próximos itens.

No procedimento I, o erro relativo na medição do diâmetro contribui de forma mais relevante que o erro relativo na medição da altura do mesmo.

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56Q749212 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue os itens a seguir.

Profissional credenciado no SIPAER que se vincule a um processo investigatório deve prestar informações a quaisquer entidades ou pessoas solicitantes, tendo em vista que as atividades de prevenção de acidentes devem ser realizadas com transparência.

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57Q749232 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere um fluxo de ar escoando ao logo de uma superfície de forma alongada, e a possibilidade de a camada-limite sofrer um descolamento da superfície, provocando turbulências que alteram a força de arraste sobre o corpo. Examine as afirmações a seguir e assinale a que apresenta corretamente uma análise do comportamento do ar e das forças que interagem com o corpo.

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58Q209159 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

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59Q749088 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a teoria de Griffti, uma trinca irá se propagar quando o decréscimo que ocorre na energia de deformação elástica for maior que a energia necessária para o aumento da superfície da trinca.

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61Q206617 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som.

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62Q206880 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.

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63Q749277 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão.

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64Q211213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Caso dois fluidos imiscíveis escoem entre duas placas planas paralelas horizontais, em virtude de um gradiente de pressão também horizontal, e o escoamento seja tal que a interface entre os fluidos é plana, então a situação, o campo de velocidade será contínuo na interface, mas o fluxo de momento linear não, isto é, a tensão de cisalhamento não será contínua na interface entre os fluidos.

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66Q748861 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação às regiões de operação de um TBJ, julgue os itens a seguir.

Na característica corrente versus tensão do TBJ pnp, existem, basicamente, três modos, ou regiões de operação identificáveis: ativo, saturação e corte. A região de operação é determinada pela polarização entre os terminais de emissor, base e coletor do transistor. No modo ativo, a junção emissor-base (JEB) é reversamente polarizada, ao passo que a junção coletor-base (JCB) é diretamente polarizada. No modo saturação, as junções JEB e JCB são diretamente polarizadas; e o modo corte é caracterizado pela polarização reversa das junções JEB e JCB.

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67Q210978 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica.

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68Q749097 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Havendo corrosão, o alumínio, que é mais anódico que o ferro, ao ser colocado em contato com este, receberá elétrons.

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69Q210957 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

Em uma turbina a gás que funciona com base em um ciclo de Brayton ideal, o reaquecimento aumenta tanto a potência de saída específica (potência útil por unidade de vazão, W) como a eficiência.

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70Q748830 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Para se realizar uma têmpera em um aço, sua temperatura deve ser elevada até a faixa em que ocorre mudança para a fase austenita e, em seguida, ser diminuída rapidamente.

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