Início

Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


531Q748782 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento e ao gerenciamento de projetos e obras de engenharia, julgue os itens a seguir.

O objetivo da gestão de projetos é executar o que foi disposto no escopo do projeto, de acordo com os parâmetros de custo, o prazo e a qualidade estipulados.

  1. ✂️
  2. ✂️

532Q749081 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Considerando o sistema de pressurização da aeronave, a altitude máxima em que a aeronave pode voar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q748874 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

O enunciado seguinte deverá ser considerado para resolução das questões de números 68 e 69.

Os controladores eletrônicos são importantes atores do estado atual de modernidade dos projetos mecânicos de automação industrial. O projeto de mecanismos complexos foi fortemente beneficiado. Movimentos complexos, posicionamentos rápidos, precisão de posicionamento etc., receberam benefícios e ampliaram suas possibilidades graças, por exemplo, aos controladores, servomotores, motores elétricos, sensores etc., cuja aplicação exige conhecimento mais profundo de seus funcionamentos e possibilidades.

Malha de controle aberta demanda o uso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q749176 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

Para detentores de certificado engajados em operações domésticas e de bandeira, por solicitação própria e para rotas específicas constantes da especificação operativa do detentor de certificado, podem-se emitir despachos baseados em redespacho durante o voo, com suprimentos de combustível inferior ao suprimento requerido para aviões com motores à reação, desde que, no despacho inicial, sejam indicados: um ponto ao longo da rota sobre o qual deverá ser feito o redespacho; um aeródromo intermediário onde o avião deverá pousar em caso de necessidade e um aeródromo de alternativa para o aeródromo intermediário; e substituição da reserva de 10% de combustível a mais para cumprir a rota entre o aeródromo de partida e o de destino por uma igual a 10% do tempo de voo entre o ponto de redespacho e o aeródromo de destino indicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

535Q749190 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

A resistência dos materiais à fadiga é afetada pelo acabamento superficial da peça, pelo tamanho da peça e pela concentração de tensões.

  1. ✂️
  2. ✂️

536Q748943 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

São fatores que influenciam na quantificação do comprimento necessário para uma pista de pouso de um aeroporto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q208936 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

Uma das mais importantes regras da aerodinâmica é a condição de Kutta, que determina que, em um escoamento sobre um corpo bidimensional com um bordo de fuga ponteagudo, é desenvolvida uma circulação com magnitude suficiente para garantir que o ponto de estagnação atrás do corpo se localize sobre o bordo de fuga. Essa condição é comprovada devido à existência da camada limite e de efeitos viscosos. A viscosidade de um fluido não é apenas responsável pelo arrasto, mas também pelo desenvolvimento de circulação que, consequentemente, gera sustentação, de acordo com o teorema de Kutta-Joukowski.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q749110 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em 24 de junho de 1994, durante um voo de treino para um festival aéreo na base aérea norte americana de Fairchild, o B-52H despenhou-se contra o solo, resultando na morte dos quatro tripulantes e na perda da aeronave. De acordo com a comissão de inquérito, esse acidente ocorreu devido à quebra das regras de segurança na atitude de voo utilizada pelo piloto, pois ostentando uma forte reputação por voar de modo agressivo, ele impôs uma manobra arriscada submetendo a aeronave a uma curva de altíssima inclinação, não conseguindo se recuperar da situação crítica a tempo.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem, a respeito das reações aerodinâmicas em voo em curva.

Se o piloto executar uma curva de 60°, a sustentação necessária será de apenas duas vezes o valor do peso da aeronave.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q748858 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

Estabilidade é o estado físico em que a aeronave mantém as características de voo em trajetória reta e nivelada, e maneabilidade, a qualidade de uma aeronave quanto à sua dirigibilidade ao longo de uma trajetória de voo, para resistir aos esforços que lhes são impostos. Controlabilidade, por sua vez, é a qualidade de resposta de uma aeronave ao comando do piloto, quando manobrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

540Q207163 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

O que define se a espessura da camada limite hidrodinâmica é maior que a da camada limite térmica em um escoamento laminar e permanente paralelo a uma placa plana, cuja temperatura é maior que a do fluido, são as propriedades termofísicas do fluido.

  1. ✂️
  2. ✂️

542Q748894 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma tubulação que transporta vapor saturado é revestida com um isolante térmico que dificulta a perda de calor para o ar externo, e este se encontra a 20 ºC. A temperatura do vapor é 220 ºC e, nessa condição, o calor latente de condensação é 400 kcal/kg. Na extremidade da linha, foi colocado um purgador com capacidade para recolher 1,0 litro de condensado. Cada vez que ele atinge a sua capacidade máxima, uma válvula é aberta, descarregando toda a água acumulada. A tubulação com o revestimento tem um coeficiente global de transmissão de calor igual a 0,20 kcal/m2. h.ºC, referido à área da superfície externa da camada isolante.

São conhecidos:

Área da superfície externa do isolante no trecho considerado: 50 m2

Densidade do líquido condensado: 1,0 kg/litro

Considerando que todo o vapor condensado neste trecho seja transferido para o purgador, assinale a alternativa que apresenta o tempo médio decorrido entre as aberturas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q208485 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

  1. ✂️
  2. ✂️

544Q206704 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada. Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento. Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

Considere que um piloto voando no FL 060 tenha solicitado autorização para descer no aeródromo de destino (5.000 ft acima do nível do mar) e que esse piloto tenha sido informado de que a pressão ao nível da pista (QFE) era de 1020 hPa e de que a temperatura do ar era padrão (ISA, 15 ºC). Considere, ainda, que o instrumento tenha sido aferido. Em face dessa situação, é correto afirmar que a diferença entre a altitude pressão e a altitude indicada é de 210 ft e que, caso seja inserido o ajuste QNH no altímetro, a altitude indicada ao sobrevoar o aeródromo corresponderá à altitude absoluta.

  1. ✂️
  2. ✂️

545Q748915 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Quanto ao conceito de estabilidade conforme é estudada em dinâmica do voo atmosférico e em configurações convencionais, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q749246 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

547Q749252 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

Nos aeroportos, a fiscalização aduaneira continuada é aquela que se exerce em dia e hora determinados para que haja manuseio ou movimentação de mercadorias.

  1. ✂️
  2. ✂️

548Q208070 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

O envolvimento de uma tubulação metálica de raio constante que conduz água quente por um material de condutividade térmica menor que a do material da tubulação sempre favorecerá a manutenção da temperatura da água que escoa através dessa tubulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

549Q206795 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Caso o sensor automático que desliga o sistema de arranque-gerador falhe ao final do ciclo de partida de um motor com turbina, o piloto poderá usar um seletor de interrupção (starter desengaje) para desengajar o motor de partida a fim de interromper o seu funcionamento e encerrar o ciclo. Isso não causará dano ao sistema elétrico e permitirá a uma unidade central de controle do gerador conectar o gerador à barra principal de alimentação elétrica da aeronave.

  1. ✂️
  2. ✂️

550Q206684 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

Entre os fatores que influenciam o cálculo da velocidade de máximo alcance (melhor coeficiente entre espaço percorrido e combustível consumido) para aviões convencionais (propulsados por um motor ou turbina tracionados por uma hélice) incluem-se altura, peso, temperatura e configuração da aeronave. Especificamente em relação ao peso, para um voo em rota sem mudança de altura, temperatura e configuração, à medida que o combustível é consumido e o peso da aeronave diminui, a velocidade de máximo alcance aumenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.