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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


542Q748894 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma tubulação que transporta vapor saturado é revestida com um isolante térmico que dificulta a perda de calor para o ar externo, e este se encontra a 20 ºC. A temperatura do vapor é 220 ºC e, nessa condição, o calor latente de condensação é 400 kcal/kg. Na extremidade da linha, foi colocado um purgador com capacidade para recolher 1,0 litro de condensado. Cada vez que ele atinge a sua capacidade máxima, uma válvula é aberta, descarregando toda a água acumulada. A tubulação com o revestimento tem um coeficiente global de transmissão de calor igual a 0,20 kcal/m2. h.ºC, referido à área da superfície externa da camada isolante.

São conhecidos:

Área da superfície externa do isolante no trecho considerado: 50 m2

Densidade do líquido condensado: 1,0 kg/litro

Considerando que todo o vapor condensado neste trecho seja transferido para o purgador, assinale a alternativa que apresenta o tempo médio decorrido entre as aberturas.

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543Q208485 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

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544Q206704 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O baroaltímetro, um altímetro de pressão, é essencial para a segurança de voo em rota ou por instrumentos, visto que indica a altimetria sob uma referência padronizada. Em virtude de a atmosfera ser dinâmica e heterogênea, apresentando variações de massa (pressão) e de densidade (calor), os altímetros fornecem indicações irreais, que devem ser ajustadas pela janela Kollsmann do equipamento. Considerando as informações acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens seguintes.

Considere que um piloto voando no FL 060 tenha solicitado autorização para descer no aeródromo de destino (5.000 ft acima do nível do mar) e que esse piloto tenha sido informado de que a pressão ao nível da pista (QFE) era de 1020 hPa e de que a temperatura do ar era padrão (ISA, 15 ºC). Considere, ainda, que o instrumento tenha sido aferido. Em face dessa situação, é correto afirmar que a diferença entre a altitude pressão e a altitude indicada é de 210 ft e que, caso seja inserido o ajuste QNH no altímetro, a altitude indicada ao sobrevoar o aeródromo corresponderá à altitude absoluta.

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545Q748915 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Quanto ao conceito de estabilidade conforme é estudada em dinâmica do voo atmosférico e em configurações convencionais, pode-se afirmar que:

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546Q749246 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço aéreo, julgue os itens que se seguem.

O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.

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547Q749252 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

Nos aeroportos, a fiscalização aduaneira continuada é aquela que se exerce em dia e hora determinados para que haja manuseio ou movimentação de mercadorias.

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548Q208070 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

O envolvimento de uma tubulação metálica de raio constante que conduz água quente por um material de condutividade térmica menor que a do material da tubulação sempre favorecerá a manutenção da temperatura da água que escoa através dessa tubulação.

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549Q206795 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os itens de 113 a 116.

Caso o sensor automático que desliga o sistema de arranque-gerador falhe ao final do ciclo de partida de um motor com turbina, o piloto poderá usar um seletor de interrupção (starter desengaje) para desengajar o motor de partida a fim de interromper o seu funcionamento e encerrar o ciclo. Isso não causará dano ao sistema elétrico e permitirá a uma unidade central de controle do gerador conectar o gerador à barra principal de alimentação elétrica da aeronave.

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550Q206684 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

Entre os fatores que influenciam o cálculo da velocidade de máximo alcance (melhor coeficiente entre espaço percorrido e combustível consumido) para aviões convencionais (propulsados por um motor ou turbina tracionados por uma hélice) incluem-se altura, peso, temperatura e configuração da aeronave. Especificamente em relação ao peso, para um voo em rota sem mudança de altura, temperatura e configuração, à medida que o combustível é consumido e o peso da aeronave diminui, a velocidade de máximo alcance aumenta.

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551Q749154 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

aso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave.

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552Q748926 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os resistores com 20%, 10% e 5% de tolerância são considerados resistores comuns, enquanto aqueles com 2% e 1% de tolerância são resistores de precisão. Os resistores de precisão são utilizados apenas em circuitos nos quais os valores de resistência são críticos.

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553Q206749 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e

feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram

utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala

graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do

líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker),

quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira

minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue

os próximos itens.

No procedimento III, a incerteza é tão grande quanto no

procedimento II, se ambas as medições forem feitas com o

mesmo erro absoluto.

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554Q749028 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma análise feita durante o desenvolvimento de um projeto de engenharia é a da sensibilidade, que pode ser definida por:

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555Q748790 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à dinâmica do vôo e à operação de um helicóptero.

O diagrama de altura e velocidade, também conhecido como curva do homem morto, indica as condições de velocidade e altura acima do solo que permitirão ao piloto executar um pouso seguro após uma parada do motor.

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556Q748964 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

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557Q748988 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

As normas emanadas pela Organização de Aviação Civil Internacional e pela Agência Nacional de Aviação Civil, que regulamentam as atividades relacionadas com a navegação aérea, são publicadas, respectivamente, por meio de

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558Q749018 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da gestão da qualidade.

Uma poltrona vazia em um voo ou um quarto desocupado em um hotel. Caracterizam situações, em que se perde a oportunidade de prestar o serviço. A característica dos serviços que aborda essas perdas de oportunidade é a perecibilidade.

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559Q749021 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O circuito de polarização acima é implementado com um transistor de efeito de campo de junção JFET do tipo canal n. Esse circuito, utilizado em projetos de amplificadores de tensão, possui uma diferença de potencial entre dreno e fonte fixada em VDS = 3 V. Considerando esse circuito, julgue os próximos itens.

A dissipação de potência pelo JFET, nesse circuito, é superior a 10 mW.

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